Borbulhas de comer: espumante sai das taças e pode ser usado em pratos
Segundo a cavista e sommelière Marina Giuberti, o espumante traz seu frescor ao prato e sua tipologia — brut, sec ou demi-sec —, ou seja, suas dosagens de açúcar, influenciam no sabor final.
Essa influência no resultado das receitas, na opinião da chef de cozinha Thamy Nicoliche, também sommelière do Chateau Lounge, é um sabor mais leve, delicado e sofisticado, quando comparado à versão dos pratos sem adição do espumante.
Apesar dessa promessa de dar um 'upgrade' na receita, é preciso entender onde cabe, de fato, um espumante. Thamy observa que é comum associar a bebida, em um primeiro momento, com as sobremesas, principalmente pela delicadeza.
"Mas não nos deixemos enganar: espumante vai muito bem com comidas pesadas, exatamente pela acidez e refrescância, dando a sensação de limpeza no paladar e leveza no estômago. Há quem diga que é a melhor bebida para um churrasco", afirma a sommelière.
💥️Marinando carnes
Como existem espumantes para todos os bolsos e gostos, a recomendação é usar na receita a mesma bebida que será servida para beber, pois a harmonização com o prato será melhor.
"Se for comprar um espumante de preço mais acessível, dê preferência para o que mais se aproxima do que vai beber, para a harmonização ficar bem próxima do ideal", finaliza Thamy.
Receitas com
💥️espumante como ingrediente
Aquarela de frutas vermelhas com sorvete de iogurte e prosecco
1 porções 10 min Ver receita completaO que você está lendo é [Borbulhas de comer: espumante sai das taças e pode ser usado em pratos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments