Pelo menos 15 golfinhos morrem em duas semanas no litoral de SP
A toninha é a espécie de golfinho mais ameaçada de extinção no Brasil. A quantidade de espécimes mortos preocupa os conservacionistas e pode estar relacionada ao aumento na poluição do mar e à pressão da pesca com rede.
Conforme a coordenadora do Instituto Gremar de resgate de animais marinhos, Andrea Maranho, desde que o monitoramento teve início, em 2016, o número de mortes aumentou 20%, embora a população de toninhas esteja em franca diminuição. Já os óbitos ocasionados por redes de pesca cresceram de 17% para 45% no mesmo período.
Cetáceo da espécie Pontoporia blainvillei, a toninha é apelidada de "golfinho invisível" por ser animal raro e muito tímido — ela não salta para fora da água como outros golfinhos. Como a primavera é o período de reprodução da espécie, a presença delas é comum nesta época em águas rasas do litoral, próximas da costa.
Peixes de que se alimentam, como sardinha, pescadinha e manjuba, atraem também pescadores com redes. Como a toninha possui um focinho longo, ela acaba ficando presa às redes de pesca.
View this post on InstagramA post shared by Instituto Gremar (@institutogremar)
A toninha é uma das menores espécies de golfinhos do mundo, encontrada apenas na América do Sul, e está criticamente em perigo, segundo a lista oficial das espécies brasileiras ameaçadas de extinção. No Brasil, ele ocorre desde Itaúnas, no norte do Espírito Santo, até o extremo sul do litoral gaúcho.
O monitoramento da espécie atende à condicionante ambiental das atividades da Petrobras de escoamento de petróleo e gás e é conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que diz ter apoiado parceiros em estudos e projetos para conservação da espécie.
As informações são do jornal 💥️O Estado de S. Paulo.
O que você está lendo é [Pelo menos 15 golfinhos morrem em duas semanas no litoral de SP].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments