Bap planeja profissionar futebol a partir de diretor português José Boto

O dirigente português José Boto deve trabalhar no Flamengo

O dirigente português José Boto deve trabalhar no Flamengo Imagem: Reprodução/Instagram

O provável novo diretor esportivo do Flamengo, José Boto, será o ponto de apoio de todos os departamentos do futebol do Flamengo.

Significa que não haverá olhares políticos e as escolhas dos jogadores terá sempre o apoio das estatísticas e das observações pautadas em questões objetivas.

José Boto foi o chefe dos scouts do Benfica entre 2010 e 2018. Na época, a gestão benfiquista sonhava ter tanto sucesso em compras e vendas quanto o Porto e conseguiu expressivas negociações. Boto ajudou a encontrar o goleiro Oblak, comprado por 1,7 milhão de euros ao Olijmpia Ljubiana, em 2010. Quatro anos depois, Oblak foi vendido ao Atléico de Madrid por 16 milhões de euros.

    Redes sociais: STF resolve apagar fogo com gasolina

    Carlos Affonso

    Redes sociais: STF resolve apagar fogo com gasolina

  • CCJ da Câmara planeja aprovar voto impresso

    Carolina Brígido

    CCJ da Câmara planeja aprovar voto impresso

  • Política ultrapassada não prioriza economia criativa

    Alê Youssef

    Política ultrapassada não prioriza economia criativa

  • Mensagens de amor não são exclusivas deste mês

    Maria Ribeiro

    Mensagens de amor não são exclusivas deste mês

No início de sua trajetória no Benfica, sugeriu a contratação de Phillippe Coutinho. Foi vetado pelo então presidente Luís Filipe Vieira, que também não concordou com a compra de Osmane Dembelé, antes que fosse ao Borussia Dortmund e fizesse sucesso no Barcelona, Paris Saint-Gemain e seleção francesa.

Ederson chegou ao Benfica B em 2015, vindo do Rio Ave. Dois anos mais tarde, trocou a Luz pelo Manchester City por 40 milhões de euros. Nenhum negócio foi mais emblemático do que a compra do volante sérvio Matic, do Chelsea, por 7 milhões de euros. Dois anos mais tarde, o Chelsea recomprou-o por 25 milhões de euros.

O Flamengo trabalho muito mais com base nos olheiros profissionais (✅scout) em 2023 do que no segundo mandato de Rodolfo Landim. Mas Bruno Andrade, de Lisboa, informa que o presidente que agora deixa o cargo já tinha a ideia de trazer José Boto ao Brasil.

Depois de oito anos no Benfica, José Boto foi para o Shakhtar Donetsk e levou Luís Castro para ser o treinador. Na Ucrânia, contratou o zagueiro Vitão, ex-Palmeiras, hoje no Internacional, por 4 milhões de euros. Também ajudou no desenvolvimento do atacante Mudryk, vendido ao Chelsea em 2023 por 70 milhões de euros.

A questão não é o nome. É a ideia. Basear compras e vendas em observadores profissionais.

José Boto tem proximidade com Jorge Jesus, com quem trabalhou entre 2010 e 2015, no Benfica. Mas tem a decisão de manter Filipe Luís, respeitar o contrato assinado até dezembro de 2025.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do

O que você está lendo é [Bap planeja profissionar futebol a partir de diretor português José Boto].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...