FC Porto estraga arranque quase perfeito de Portugal na UEFA - Futebol

Antes da derrota do FC Porto no terreno do Bodo/Glimt, na 1.ª ronda da Liga Europa, Portugal somava 12 vitórias e dois empates. FC Porto estraga arranque quase perfeito de Portugal na UEFA FC Porto agradece adeptos presentes diante do Bodo/Glimt FC Porto

E, ao 15.º jogo, uma equipa portuguesa perdeu nas provas da UEFA esta época. Coube ao FC Porto estragar um arranque quase perfeito, numa temporada em que Portugal poderá recuperar o 6.º posto, na posse dos Países Baixos, e assim voltar a ter duas equipas com entrada direta na Champions e uma terceira nas pré-eliminatórias.

Antes da derrota dos dragões no terreno do Bodo/Glimt, na 1.ª ronda da Liga Europa, Portugal somava 12 vitórias e dois empates.

Grandes do Minho a dar cartas

O Vitória Sport Clube tem sido o principal responsável por este fantástico arranque de Portugal. A formação de Rui Borges venceu os seis jogos nas pré-eliminatórias de acesso a nova fase de liga da Liga Conferência. Os minhotos afastaram o Floriana (1-0 e 4-0), o FC Zurique (2-0 e 3-0) e o Zrinjski Mostar (3-0 e 4-0) e podem dar seguimento a este grande arranque, na sua estreia na terceira prova mais importante da UEFA.

Os Conquistadores recebem no dia 02 de outubro o Celj a Eslovénia.

O outro grande do Minho, o SC Braga, também está a fazer muito por estes números. Os arsenalistas somaram quatro vitórias e dois empates antes de entrar na fase de liga da Liga Europa. Os triunfos foram diante de Maccabi Petah Tikva (2-0 e 5-0), Rapid Viena (2-1) e Servette (2-1). Os empates com suíços e austríacos não impediram a caminhada dos Guerreiros do Minho.

Esta tarde, a equipa de Carlos Carvalhal pode continuar a somar pontos na UEFA, na receção ao Maccabi Telavive, de Israel.

Antes, Benfica e Sporting tinham entrado com o pé direito na nova Liga dos Campeões. Os encarnados venceram o Estrela Vermelha por 2-1, os campeões nacionais bateram o Lille por 2-0 em Alvalade.

Cada vitória na fase de liga vale dois pontos.

Benfica e Sporting já contribuíram com dois pontos cada, o Vitória de Guimarães somou seis pontos (seis vitórias na qualificação da Liga Conferência - cada vitória vale um ponto). O SC Braga já deu cinco pontos, (um ponto por vitória e meio ponto por cada empate).

Ao contrário de Portugal, os Países Baixos não estão a ter o arranque desejado nas provas da UEFA. Na 1.ª ronda da Champions, o PSV Eindhoven perdeu por 3-1 em casa da Juventus e o Feyenoord foi goleado no seu tereno pelo Bayer Leverkusen por 4-0. Na Liga Europa o Twente empatou em casa do Manchester United, o AZ Alkmaar foi o único a somar pontos, ao vencer o Elfsborg por 3-2. Ainda hoje o Ajax joga com o Besiktas.

Portugal arrancou época longe dos Países Baixos na luta pelo 6.º posto

Portugal entrou para a fase principal das competições europeias de futebol do sétimo lugar do ranking da UEFA, em perseguição dos Países Baixos, que seguem no sexto posto, o último que vale três equipas na ‘Champions’.

A representação lusa arrancou com 50,616 pontos, contra 54,900 dos neerlandeses, num ano em que tem vantagem: Portugal não perdeu qualquer equipa e tem cinco para pontuar, já que o campeão Sporting e o ‘vice’ Benfica tiveram entrada direta na Liga dos Campeões e o FC Porto, vencedor da Taça de Portugal, na Liga Europa.

Por seu lado, os Países Baixos arrancaram as pré-eliminatórias com seis equipas, mas perderam o seu representante na Liga Conferência, o Go Ahead Eagles, passando a contar ‘apenas’ com cinco formações (PSV Eindhoven e Feyenoord na ‘Champions’ e Ajax, Twente e AZ Alkmaar na Liga Europa).

Assim, enquanto os pontos que as equipas lusas forem somando dividem por cinco, os das formações neerlandeses dividem por seis, o que configura uma vantagem para Portugal, que tem de recuperar 4,284 pontos, equivalentes a cerca de 10 triunfos.

O objetivo de Portugal é ultrapassar os neerlandeses, sendo que um possível sexto lugar só terá efeito em 2026/27: em 2025/26, manter-se-ão apenas duas vagas na ‘Champions’, só uma certa na fase de liga.

Em 2024/25, os pontos que as equipas lusas somarem (dois por vitória e um por empate) são divididos por cinco (0,4 por vitória e 0,2 por empate), enquanto os neerlandeses têm de dividir os que conseguirem por seis (0,333 e 0,166).

O que você está lendo é [FC Porto estraga arranque quase perfeito de Portugal na UEFA - Futebol].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...