Olimpíadas 2024: Argelinos celebram nas ruas ouro de boxeadora

Imane Khelif chora com am medalha de ouro no boxe das Olimpíadas 2024

Imane Khelif chora com am medalha de ouro no boxe das Olimpíadas 2024 Imagem: MOHD RASFAN / AFP

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra algumas ruas na Argélia tomadas por pessoas que acompanham e celebram o ouro conquistado por Imane Khelif nas Olimpíadas de 2024. A atleta esteve envolvida em uma das grandes polêmicas desta edição do Jogos. Ela foi alvo de ataques motivados por questões de gênero.

    Datena faz autocrítica pela metade

    Josias de Souza

    Datena faz autocrítica pela metade

  • A complexa trajetória da seleção feminina em Paris

    Milly Lacombe

    A complexa trajetória da seleção feminina em Paris

  • Brasil de prata, mulheres de ouro

    PVC

    Brasil de prata, mulheres de ouro

  • O exemplo das mulheres do vôlei e do futebol

    Juca Kfouri

    O exemplo das mulheres do vôlei e do futebol

L'Algérie fête la victoire de #Imane_Khelif un monde fou dans les rues d'Alger 🥇🇩🇿#JeuxOlympiques pic.twitter.com/5oN72AWubP

-- Hana Ghezzar Bouakkaz (@GhezzarHana) August 9, 2024

Imane e Lin You-Ying, de Taiwan, participaram dos Jogos Olímpicos. Elas competiram em Paris após serem impedidas de participar do mundial de Boxe. A federação internacional se baseou em supostos testes de gênero.

Nas Olimpíadas elas foram liberadas pelo critério de passaporte. Isso gerou controvérsia quando a italiana Angela Carini desistiu do combate contra Imane nas oitavas de final.

Posteriormente, a italiana pediu desculpas a Khelif. A pugilista concedeu entrevista ao jornal de seu país La Gazzetta dello Sport, publicada no último dia 2.

Continua após a publicidade

Relacionadas

  • COI defende boxeadora, mas briga é maior e envolve conflito com russos
  • Vítima de polêmica, argelina vai à final do boxe em Paris: 'Orgulhosa'
  • Lutadora argelina fala após polêmica: 'Sou mulher e continuarei mulher'

Toda essa controvérsia me deixa triste. Peço desculpas a minha oponente, também. Se o COI disse que ela pode lutar, eu respeito essa decisão 💥️Angela Carini

Durante as Olimpíadas, a federação internacional deu uma caótica entrevista — na descrição de vários repórteres presentes — em que tratou as duas atletas como homens. Mas se recusou a abrir com qualquer transparência os testes feitos em ambas.

Diante dessa coletiva, o COI afirmou que é uma demonstração do estado de desorganização da federação de boxe. Essa foi a posição expressada pelo diretor de comunicação do COI, Mark Adams.

O que você está lendo é [Olimpíadas 2024: Argelinos celebram nas ruas ouro de boxeadora].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...