Bordéus declara falência e desce ao futebol amador - Ligue 1
O Bordéus, antigo campeão nacional francês, anunciou esta quinta-feira que se tornará um clube amador pela primeira vez em quase 90 anos, isto após ter declarado falência.
O clube já havia anunciado durante a semana que aceitariam a sua descida para o 'Championnat National', a terceira divisão do futebol francês, de acordo com o órgão de fiscalização financeira do futebol francês, o DNCG.
Para equilibrar as contas, o clube precisa de encontrar 40 milhões de euros e estava em negociações com os proprietários do Liverpool, o 'Fenway Sports Group' (FSG), isto antes de os investidores americanos terem abandonado as negociações no início deste mês.
“Na terça-feira, o clube declarou falência no tribunal comercial de Bordéus, para poder iniciar a reestruturação necessária”, afirmou o clube em comunicado.
O clube teve de desistir de manter o seu estatuto profissional, arriscando “sanções pesadas”, caso apresentasse um plano de recuperação ao DNCG que não refletisse a sua realidade financeira futura.
Os 'girondinos' foram despromovidos para a Ligue 2 em 2022, apenas 12 anos após ter chegado aos quartos de final da Liga dos Campeões. O presidente da câmara da cidade criticou a decisão do controverso proprietário do Bordeaux, Gerard Lopez, que investiu 60 milhões de euros no clube desde 2023.
"Com consternação, tomei conhecimento da decisão súbita e pessoal de Gerard Lopez. Isso confirma a gestão arriscada que levou o nosso clube, em três anos, da elite da Ligue 1 para o nível amador", disse Pierre Hurmic.
Vários jogadores conhecidos, passados e presentes, jogaram pelo Bordeaux, incluindo os campeões do mundo Zinedine Zidane, Bixente Lizarazu e Christophe Dugarry, bem como o médio do Real Madrid, Aurelien Tchouameni.
"Estou extremamente triste, como todos os que amam o clube. O que está a acontecer é infelizmente o resultado de uma gestão desastrosa do futebol e das finanças ao longo de muitos anos", disse Lizarazu, campeão do mundo em 1998, no Instagram.
Uma das consequências desta situação passa pelo encerramento da academia do clube e a saída de vários jogadores profissionais. A nova temporada do Championnat National começa a 16 de agosto, com o Bordéus a jogar no seu estádio, Matmut Atlantique, com capacidade para 42.000 pessoas, o sexto maior em França, durante a época
Profissional desde 1937, o Bordéus conquistou o último dos seus seis títulos na primeira divisão em 2009.
O que você está lendo é [Bordéus declara falência e desce ao futebol amador - Ligue 1].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments