Análise aos números: Dragão leva vantagem no histórico de confrontos com as &aac
O 255.º clássico entre FC Porto e Benfica está aí à porta e, reza a História, que os dragões têm vantagem neste duelo, uma vez que contabilizam mais uma dezena de vitórias do que o rival no total dos jogos oficiais entre os dois clubes.
Após 254 embates nas várias competições (I Liga, Taça de Portugal, Taça da Liga, Supertaça e Campeonato de Portugal), desde 1931, os portistas venceram 101 vezes, contra os 91 triunfos dos encarnados. Registam-se ainda 62 empates, dos quais ninguém saiu a sorrir, mas nos golos quem está à frente são mesmo os encarnados (390-367).
2023/24 favorável ao Benfica
Se analisarmos só esta temporada, a história é diferente. O Benfica venceu o FC Porto nos dois duelos já disputados, onde o destaque foi comum e nasceu na Argentina: Ángel Di María.
O extremo voltou à Luz, 13 anos depois da passagem que o levou ao Real Madrid e, na Supertaça, inaugurou o marcador, aos 62 minutos, na partida realizada no Estádio Municipal de Aveiro. As águias acabaram mesmo por vencer o troféu, cujo resultado foi selado pelo golo de Petar Musa, aos 68 minutos.
No segundo 'round' desta intensa batalha, as águias não deram hipótese na Luz, num jogo marcado pela expulsão precoce de Fábio Cardoso, que viu o cartão vermelho direto aos 19 minutos, e o FC Porto nunca mais se conseguiu recompor dessa desvantagem. O golo decisivo surgiu novamente aos 68 minutos, quando Di María se transformou em Di Magia e ofereceu os três pontos aos encarnados.
Embora o registo seja favorável às águias nas últimas duas épocas, os dragões têm se portado melhor nas últimas décadas. A equipa agora orientada por Sérgio Conceição, soma cinco contra três,, depois de 2023/21, e também brilhou na última década (15 contra sete), quando passou para a frente do comando histórico com o Benfica.
As águias não mandam numa década desde os anos 70, quando somaram mais cinco vitórias (11 contra seis, em 23 jogos), repetindo os êxitos dos anos 40 (14-6, em 22) e 60 (12-7, em 28).
Já no que respeita apenas ao campeonato, o FC Porto contabiliza mais 12 vitórias (71 contra 59), predominantemente nos jogos caseiros, com 52 triunfos, contra apenas 15 do Benfica e um registo de 171-103 em golos.
O clássico teve o primeiro capítulo há mais de 92 anos, mais precisamente em 28 de junho de 1931, com um 3-0 do Benfica no Campo do Arnado, e tem em Eusébio melhor marcador deste duelo que para o futebol nacional, com 25 golos.
O 255.º jogo entre Benfica e FC Porto, a contar para a 24.ª jornada da I Liga 2023/24, está agendado para domingo, às 20:30 horas, no Estádio do Dragão, com arbitragem de João Pinheiro (AF Braga).
O que você está lendo é [Análise aos números: Dragão leva vantagem no histórico de confrontos com as &aac].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments