Quinze velejadores portugueses nos mundiais de vela procuram lugar em Paris2024 - Jogos Olímpicos

Os mundiais constituem a primeira fase de apuramento para Paris2024, sendo que posteriormente há um período de repescagem europeu. Quinze velejadores portugueses nos mundiais de vela procuram lugar em Paris2024 Carolina João EPA

Quinze velejadores portugueses vão tentar, entre 08 e 20 de agosto, em Haia, o apuramento para os Jogos Olímpicos Paris2024, destacando-se, pelos resultados internacionais, as hipóteses nas classes 470 e ILCA 7.

Deste grupo de atletas, três procuram repetir a presença olímpica de Tóquio2020, nomeadamente Diogo Costa e Carolina João, em 470, classe que agora é mista, e na qual a seleção deposita fortes esperanças de qualificação.

Pedro Costa, que se separou do irmão, vai procurar a sorte em 49er, ao lado de João Bolina, com missão aparentemente mais complicada para serem bem-sucedidos.

Eduardo Marques e Santiago Sampaio têm, igualmente, conseguido desempenhos de destaque – sobretudo o primeiro -, pelo que representam a ilusão da federação em ser bem-sucedida em ILCA 7.

De salientar ainda a situação de Vasileia Karachilou, em ILCA 6, vice-campeã da Europa que compete por Portugal, segundo uma autorização especial da World Sailing.

A competidora helénica poderá integrar a missão lusa em Paris2024, desde que receba cidadania portuguesa até março de 2024.

Portugal esteve representado em Tóquio2020 com cinco elementos, quatro masculinos e um feminino, sendo que o melhor lugar, o sétimo, com direito a diploma olímpico, pertenceu à dupla Jorge Lima/José Costa, em 49er.

Os irmãos Diogo e Pedro Costa foram 15.º em 470, enquanto Carolina João foi 34.ª em Laser Radial.

Os mundiais constituem a primeira fase de apuramento para Paris2024, sendo que posteriormente há um período de repescagem europeu – datas e locais distintos para as diferentes classes –, antes de um último evento, mundial, em França, para atribuição dos derradeiros lugares.

Em Haia, a vela portuguesa vai estar também representada em kitefoil e nas classes adaptadas Hansa 303 e RS Venture, com mais quatro competidores a juntar-se aos restantes 15.

O que você está lendo é [Quinze velejadores portugueses nos mundiais de vela procuram lugar em Paris2024 - Jogos Olímpicos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...