GALERIA: Quem são as 23 navegadoras que embalam o sonho de Portugal - Mundial Futebol Feminino
A Seleção nacional feminina estreia-se este domingo no Mundial 2023. A convocatória de Portugal para esta que será a sua primeira presença em fases finais de Campeonatos do Mundo Feminino foi dada a conhecer pelo selecionador Francisco Neto a 30 de maio.
Acabou por se tratar de uma convocatória sem grandes surpresas, com Neto fiel às suas habituais escolhas. Em relação à anterior convocatória, ficaram de fora duas jogadoras: Vanessa Marques e Ana Dias.
E se esta será a estreia em Mundiais femininos, em EUROs Portugal teve, há um ano a sua segunda presença. Em relação às escolhas para esse último Europeu, jogado em Inglaterra, verifica-se apenas uma mudança, com Andreia Jacinto a figurar no lugar de Suzane Pires.
Acompanhe todos os jogos e as notícias de atualidade do Mundial Feminino 2023 com o Especial do Desporto
"É uma seleção carregada de ambição, com muitas jogadoras com um percurso incrível connosco. Relembrar que, da convocatória do EURO de 2017, estão 12 jogadoras presentes. O processo começou há muito tempo. Do último Europeu continuam 19 e vão repetir outra fase final. A Seleção tem crescido na adversidade. Tem sido capaz de dar resposta a nível internacional. Temos muita ambição. Nós, estrutura técnica da Federação, trabalhamos para que este momento se repita mais vezes. Queremos muito que, daqui a 4 anos, estejamos a anunciar a segunda convocatória. É para isso que trabalhamos", referiu o selecionador nacional no momento em que anunciou a lista de convocadas.
Francisco Neto chamou, assim, três guarda-redes e sete defesas, sete centrocampistas e seis atacantes.
O Benfica, atual campeão nacional, é o clube mais representado, com nove jogadoras entre as convocadas. Seguem-se o SC Braga e Sporting CP com quatro atletas cada (contando já com Fátima Pinto como jogadora dos leões, ela que regressa em 2023/24 a Alvalade).
No que a idades diz respeito, às idades, estas variam entre os 20 anos da prodígio Francisca Nazareth e os 35 da veterana Carolina Mendes. Se seis das convocadas têm mais de 30 anos, outras tantas têm menos de 25, o que mostra um equilíbrio em termos de juventude e experiência.
E, falando em experiência, sete das convocadas somam já mais de uma centena de internacionalizações, com destaque para as 159 de Ana Borges, a futebolista que mais jogos fez pela seleção nacional feminina em toda a história. Em sentido oposto, a mais inexperiente neste campo é Ana Seiça, com apenas três internacionalizações.
Conheça as 23 convocadas
O que você está lendo é [GALERIA: Quem são as 23 navegadoras que embalam o sonho de Portugal - Mundial Futebol Feminino].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments