Por que o Corinthians escolheu Luxemburgo? Veja o que pesou na decisão da diretoria

Antes de anunciar Vanderlei Luxemburgo como substituto de Cuca, o Corinthians recebeu duas respostas negativas, de Tite e Mano Menezes, e recuou na investida que fez em Roger Machado. Mas quais foram os motivos para essa desistência e a aposta num medalhão como Luxa?

O 💥️ge traz abaixo o que levou a diretoria do Timão a essa mudança de postura ao longo do fim de semana para a conclusão da negociação nesta segunda-feira, com o novo treinador já no comando para o duelo desta terça-feira, contra o Independiente del Valle, às 21h, pela Conmebol Libertadores.

A principal característica que fez o Corinthians optar por Luxa após tanta reviravolta é a forte personalidade do técnico de 70 anos. A diretoria acredita que o seu jeito de trabalhar é capaz de levantar o ânimo do elenco e de motivar jogadores em baixa.

💥️Leia também:
💥️+ Luxa foi absolvido de acusação de assédio sexual

Mais do que isso, Luxa é visto como alguém que vai cobrar quem quer que seja, inclusive medalhões.

Vanderlei Luxemburgo conversa com elenco do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians 1 de 2 Vanderlei Luxemburgo conversa com elenco do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Vanderlei Luxemburgo conversa com elenco do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Agência Corinthians

Houve o diagnóstico de que é justamente o que falta a esse elenco do Corinthians: motivação e cobrança em doses certas. A lista extensa de conquistas do comandante, que passou por vários clubes grandes e retornou também a vários deles, como o Timão, também pesou a favor.

A diretoria alvinegra também entendeu que nenhuma opção de mercado no cenário nacional preencheria esse quesito. O próprio Roger Machado não era visto como um cara que chegaria com "moral" para cobrar e exigir mais dos figurões do elenco

O currículo "pesado" de Luxemburgo, portanto, foi determinante. Nesse sentido, ele poderia perder a vaga apenas para Tite, incontestável no cenário Corinthians, e Mano Menezes, atual treinador do Internacional, que recusou a proposta corintiana e seguirá no Colorado.

Alessandro Nunes, Duilio Monteiro Alves e Vanderlei Luxemburgo no Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians 2 de 2 Alessandro Nunes, Duilio Monteiro Alves e Vanderlei Luxemburgo no Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Alessandro Nunes, Duilio Monteiro Alves e Vanderlei Luxemburgo no Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Houve quem sugerisse à diretoria o nome de Luiz Felipe Scolari, mas o gaúcho de 74 anos está em outra fase da carreira, como coordenador técnico do Athletico, e tem um passado de identificação com o Palmeiras, o que tornaria o negócio complexo.

Luxa também treinou o rival, mas tem dois títulos pelo Timão: Brasileirão (1998) e Paulistão (2001).

É fato que Luxemburgo não é o treinador "dos sonhos" do presidente Duilio Monteiro Alves, mas tem o absoluto respeito do dirigente por tudo o que já fez no futebol. O mandatário, inclusive, recebeu o nome do comandante de alguns conselheiros influentes no Timão e de líderes de torcidas organizadas.

No fim, Luxemburgo se apresentou quase que como a única opção viável para o cenário atual. Seu último trabalho foi no Cruzeiro, em 2023.

🎧 Ouça o podcast ge Corinthians🎧

💥️+ Assista: tudo sobre o 💥️Corinthians💥️ na Globo, sportv e ge

O que você está lendo é [Por que o Corinthians escolheu Luxemburgo? Veja o que pesou na decisão da diretoria].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...