Entenda o caso de racismo que envolveu Antônio Carlos Zago, em 2006
A revolta de parte da torcida do Coritiba nas redes sociais pela contratação do técnico 💥️Antônio Carlos Zago se deve pelo ato considerado racista que ele cometeu em 2006, quando jogava como zagueiro pelo Juventude.
Em partida contra o Grêmio, pelo Campeonato Gaúcho, Zago foi expulso contra o Grêmio após acertar uma cotovelada no volante Jeovânio, do Tricolor gaúcho. Quando estava saindo de campo,💥️ Zago apontou a cor do próprio braço ao discutir com o jogador adversário.
Após o jogo, Antônio Carlos deu entrevista à imprensa e se defendeu das acusações, afirmando que estava mostrando um corte no próprio braço ao justificar o gesto feito.
Na época, Zago foi suspenso no Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul por 120 dias por agressão e quatro jogos pelas ofensas racistas. Mais tarde, em uma entrevista à ESPN, ele revelou que precisou se apresentar à Justiça em um período de três anos, tendo que informar ausência quando viajava por 15 dias.
Ao longo dos anos, Zago tocou no assunto em várias entrevistas e sempre afimrou que se arrependeu do ato cometido. Em 2016, quando foi apresentado como técnico do Internacional, ele também se manifestou sobre o caso:
- Vou me antecipar a uma ou outra pergunta em relação a uma mancha que ficou na minha carreira como jogador de futebol (...) que foi a questão daquilo que aconteceu no Juventude, a questão do racismo. Todos erram, não fui o único que errei dentro de campo, já paguei por isso, paguei na Justiça Comum. Em algumas conversas que tive com Deus, já fui perdoado, e isso para mim é o mais importante - relembrou o treinador.
1 de 1 Zago, defendendo o Juventude, no episódio de racismo com o jogador do Grêmio — Foto: Reprodução/geZago, defendendo o Juventude, no episódio de racismo com o jogador do Grêmio — Foto: Reprodução/ge
Mais notícias do esporte paranaense em ge.globo/pr
O que você está lendo é [Entenda o caso de racismo que envolveu Antônio Carlos Zago, em 2006].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments