Assista aos últimos gols de Pelé com a camisa do Santos, em 1974 contra o Guarani
O mundo perdeu Pelé. O rei morreu nesta quinta-feira, aos 82 anos, em decorrência de problemas no tratamento de um câncer no cólon. O maior jogador da história do futebol estava internado desde o dia 29 de novembro, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
A história e o legado de Pelé andam lado a lado com a trajetória do futebol no Brasil e, por isso, dificilmente exista clube que não tenha enfrentado o Rei ou estádio no país que não teve a honra de tê-lo em seus domínios.
+ De garoto prodígio a Rei do Futebol: dez momentos marcantes da carreira de Pelé
+ As frases que marcaram Pelé (e Edson)
+ Adeus de Pelé: morte do camisa 10 deixa apenas cinco campeões mundiais vivos de 1958
O Guarani, por exemplo, ficou eternizado por sofrer os últimos dois gols de Pelé com a camisa do Santos. 💥️[assista acima]. Apesar de sempre ser doloroso levar gols, neste caso o Bugre faz uma exceção para ostentar o "presente de grego" dado pelo atleta do século. A partida aconteceu no Estádio Brinco de Ouro, em 1974, ano da primeira aposentadoria do maior da história.
O 💥️ge Campinas relembra episódios daquele jogo, em depoimentos que foram ouvidos à época do aniversário de 80 anos de Pelé.
A partida foi disputada para um público de 18.297 pagantes em 22 de setembro daquele ano. O Rei, já em clima de despedida, entrou em campo querendo jogo e abriu o placar com um golaço ainda no primeiro tempo, em chute de fora da área. Na etapa final, ainda aproveitou um pênalti para ampliar o placar💥️.
A festa em plena casa do adversário só não foi maior porque o Guarani conseguiu o empate. Flamarion e Amílton Rocha marcaram para o Bugre nos 15 minutos finais.
O hoje treinador Estevam Soares, então um garoto de 18 anos na época, atuava no Guarani e bem tentou evitar a batida na bola no primeiro gol marcado pelo Rei na partida.
Mas essa não é a única lembrança de Estevam com Pelé em campo. Ele também conta que conseguiu a camisa usada pelo Rei como recordação.
- Fiquei cercando ele perto do apito final para conseguir essa relíquia. Não poderia perder a oportunidade.
1 de 2 Pelé chuta para fazer o primeiro dos dois gols contra o Guarani em 74 — Foto: ReproduçãoPelé chuta para fazer o primeiro dos dois gols contra o Guarani em 74 — Foto: Reprodução
A cobrança do pênalti batido por Pelé também foi registrada por um torcedor nas arquibancadas. O bancário aposentado e fotógrafo amador Valter Ferreira tinha apenas 18 anos na época e estava no estádio para acompanhar a partida.
Palmeirense assumido, Ferreira conta que sempre teve o hábito de frequentar estádios e, pela presença de Pelé no Brinco, havia ido acompanhar a partida entre Guarani e Santos.
- Eu tinha visto o Pelé em campo, eu presente no estádio, duas vezes, uma no Morumbi e outra em Poços de Caldas, quando foi fazer um amistoso com a Caldense. Então eu peguei a máquina, era uma maquininha simples, sem recurso nenhum, baratinha - recorda.
2 de 2 Torcedor registrou da arquibancada o último gol marcado por Pelé com a camisa do Santos — Foto: Valter Ferreira/Arquivo pessoalTorcedor registrou da arquibancada o último gol marcado por Pelé com a camisa do Santos — Foto: Valter Ferreira/Arquivo pessoal
O registro do gol é guardado até hoje com carinho por Valter, que depois sempre manteve a atuação como fotógrafo amador em paralela com a atividade profissional, registrando inúmeros jogos em São João da Boa Vista, sua terra-natal.
- Para o apaixonado por futebol, ver o Pelé, nossa, acho que é o apogeu. O ápice de qualquer carreira de jogador é chegar à seleção, para o torcedor, acho que o melhor momento dele, principalmente naquela época, era ver o Pelé jogando.
O que você está lendo é [Assista aos últimos gols de Pelé com a camisa do Santos, em 1974 contra o Guarani].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments