Pelé foi atração no antigo Adolfo Konder e parou Florianópolis em amistoso contra o Avaí
Há 50 anos a história do Rei Pelé passava por Florianópolis. O primeiro encontro entre Avaí x Santos teve a benção do Rei no antigo estádio Adolfo Konder, no Centro da capital.
Nesta quinta-feira, o maior jogador da história do futebol morreu vítima de um câncer de cólon. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Foi a única partida disputada por Pelé na capital catarinense. Com dois gols marcados por Alcindo, o Santos venceu por 2 a 1. Lica descontou para o Leão da Ilha.
– Ele já era um fenômeno naquela época. Havia conquistado o tricampeonato mundial no México dois anos antes. Foi um dia especial, a cidade parou. O estádio ficou completamente lotado – disse o jornalista Roberto Alves, responsável por narrar a partida na TV Cultura.
+ Relembre quatro momentos de Pelé em Santa Catarina
+ Clubes de SC fazem homenagens ao Rei do futebol
Santos venceu o Avaí em amistoso no Adolfo Konder — Foto: Reprodução livro Um Jogo Inesquecível
O jogo, inclusive, virou livro, escrito pelo jornalista Polidoro Júnior.
– Através de depoimentos, como de Alcindo, autor dos dois gols do Santos, de Lica, autor do gol do Avaí no Cejas. Conversamos com muitos personagens que fizeram parte daquele histórico amistoso – disse Polidoro, autor de .
O Santos recebeu cerca de 70 mil cruzeiros para disputar a partida. A arrecadação chegou a aproximadamente 115 mil cruzeiros.
2 de 2 Pelé concede entrevista do estádio Adolfo Konder — Foto: Reprodução livro Um Jogo InesquecívelPelé concede entrevista do estádio Adolfo Konder — Foto: Reprodução livro Um Jogo Inesquecível
Anos depois, Roberto Alves voltou a encontrar Pelé em São Paulo e conseguiu se aproximar do Rei através de Oberdan Vilain, zagueiro do Santos à época e amigo pessoal do jornalista.
– Estive no quarto dele uma vez na década de 60. Fui para fazer uma matéria e consegui entrar a convite do Oberdan. Ele estava meio chateado com alguma coisa, mas me tratou muito bem. Sentamos na cama e batemos um papo sobre futebol. Uma simplicidade impressionante – conta Roberto.
Amigo de Roberto, Oberdan jogou com Pelé no Santos e foi companheiro de quarto do Rei por uma década.
– Foram 10 anos juntos e uma grande amizade. Ele me chamava de Alemão e brincava muito comigo, dizia que eu dava muita pancada (risos). Uma pessoa muito querida, grande coração. Vai deixar saudades – disse Cattani.
Leia mais notícias em ge.globo/sc
O que você está lendo é [Pelé foi atração no antigo Adolfo Konder e parou Florianópolis em amistoso contra o Avaí].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments