Al Nassr: o que Cristiano Ronaldo vai encontrar no novo clube
Aos 37 anos de idade, Cristiano Ronaldo vai viver, a partir de 2023, uma aventura pelo Al-Nassr, clube que pode ser desconhecido para a maioria dos fãs de futebol. Trata-se de um dos principais times da Árabia Saudita, com cacife suficiente para atrair um dos melhores jogadores do mundo, ainda que no fim da carreira. Mas não é apenas a capacidade de investimento que chama a atenção na futura casa de CR7.
1 de 5 Número 7 de Cristiano Ronaldo sendo colocado em camisa do Al Nassr — Foto: REUTERS/Mohammed BenmansourNúmero 7 de Cristiano Ronaldo sendo colocado em camisa do Al Nassr — Foto: REUTERS/Mohammed Benmansour
+ Cristiano Ronaldo faz homenagem a Pelé
+ Veja como foi a Copa do Mundo de Cristiano Ronaldo
+ Ten Hag busca substituto para Cristiano Ronaldo no Manchester United
Fundado em 1955, o Al Nassr carrega as alcunhas de Al-Aalami ("O Global", em tradução livre) e de Cavaleiros de Raide. A equipe manda seus jogos no Mrsool Park (Estádio Universitário Rei Saud), estádio em Riade com capacidade para 25 mil pessoas. É o segundo clube com mais títulos do Campeonato Saudita, com nove troféus, metade do rival Al Hilal.
2 de 5 Escudo do Al-Nassr no estádio do clube saudita — Foto: REUTERS/Ahmed YosriEscudo do Al-Nassr no estádio do clube saudita — Foto: REUTERS/Ahmed Yosri
- Estou ansioso para experimentar uma nova liga num país diferente. A visão com que o Al Nassr opera é muito inspiradora e estou entusiasmado para me juntar aos meus companheiros, para que juntos possamos ajudar o time a alcançar mais sucessos - declarou CR7 no anúncio.
Confira a seguir mais algumas curiosidades a respeito do que Cristiano Ronaldo vai encontrar no Al Nassr:
3 de 5 Cristiano Ronaldo posa com a camisa 7 do Al Nassr — Foto: Divulgação/Al NassrCristiano Ronaldo posa com a camisa 7 do Al Nassr — Foto: Divulgação/Al Nassr
O Al Nassr conta com dois brasileiros atualmente. Formado no Bahia e com passagens por Benfica e Besiktas, o meia Talisca é um dels, tendo chegado em 2023 vindo do Guangzhou, da China, na época em que Mano Menezes era o técnico. O outro é o volante Luiz Gustavo, titular da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2014 e com passagens em diversos clubes, como Corinthians, Hoffenheim e Bayern de Munique - ele estava no Fenerbahçe e foi um dos reforços contratados no meio do ano para a atual temporada.
Entre os jogadores de fora da Arábia Saudita, se destacam alguns veteranos com experiência no futebol europeu e sul-americano. Goleiro com 127 jogos pela seleção da Colômbia, David Ospina (34 anos) deixou o Napoli para virar titular do Al Nassr. O zagueiro espanhol Álvaro González (32) também veio no meio do ano, do Olympique de Marselha. A equipe também tem o atacante Vincent Aboubakar (30), autor do gol da vitória de Camarões sobre o Brasil na Copa do Mundo de 2022, e o meia argentino Pity Martínez (29), ex-River Plate. O ponta uzbeque Jaloliddin Masharipov (29) e o lateral-esquerdo marfinense Ghislain Konan (27) completam a lista dos estrangeiros, agora com a adição de Cristiano Ronaldo.
Rudi Garcia é o técnico do Al Nassr desde julho, tendo assumido no lugar do argentino Miguel Ángel Russo. O francês tem como principais conquistas os títulos do Campeonato Francês e da Copa da França à frente do Lille na temporada 2010/2011. Ele virou desafeto de Juninho Pernambucano quando treinava o Lyon e o ex-jogador era diretor esportivo do clube em 2023. Os dois tinham uma relação difícil, 💥️exposta com acusações de ambos os lados na imprensa francesa.
4 de 5 Rudi Garcia e Juninho Pernambucano no Lyon — Foto: Nicolò Campo/Getty ImagesRudi Garcia e Juninho Pernambucano no Lyon — Foto: Nicolò Campo/Getty Images
O Al Nassr passou em branco na última temporada e, com a ajuda de Cristiano Ronaldo, pretende voltar a ganhar títulos. Tendo feito 23 pontos em 10 jogos, o time está na segunda posição no Campeonato Saudita, dois pontos atrás do líder Al Shabab. É a mesma vantagem sobre os rivais Al Ittihad (que tem um jogo a menos) e Al Hilal. Com a participação de 16 clubes, o principal torneio nacional é disputado em pontos corridos, em turno e returno, totalizando 30 rodadas.
O Al Nassr também está nas quartas de final da Copa do Rei. A estreia foi no dia 21 de dezembro, com vitória sobre o Al Adalah, por 2 a 0. O compromisso na fase seguinte é diante do Abha, em março.
Os nove troféus do Al Nassr no Campeonato Saudita foram conquistados nas temporadas 1972/73, 1979/80, 1980/81, 1988/89, 1993/94, 1994/95, 2013/14, 2014/15 e 2018/19. O clube também ganhou a Copa do Rei seis vezes, mas a última delas foi em 1989/90. Os títulos mais recentes são os dois triunfos na Supercopa da Arábia Saudita, em 2023/20 e 2023/21.
5 de 5 Maicon e Petros com troféu de campeão do Campeonato Saudita pelo Al Nassr em 2023 — Foto: Divulgação/Saudi Pro LeagueMaicon e Petros com troféu de campeão do Campeonato Saudita pelo Al Nassr em 2023 — Foto: Divulgação/Saudi Pro League
A nível continental, o Al Nassr ganhou a Copa dos Campeões da Ásia na temporada 1997/98, além da Supercopa da Ásia em 1998. Soma-se a dobradinha na extinta Copa do Golfo, em 1995/96 e 1996/97
Por ter vencido a Supercopa da Ásia em 1998, o Al Nassr foi o representante da continente asiático na primeira edição do Mundial de Clubes organizado pela Fifa, sediado no Brasil, em 2000. O time saudita caiu no mesmo grupo de Real Madrid e de Corinthians e só conseguiu somar pontos com uma vitória sobre o Raja Casablanca, do Marrocos, no Morumbi.
O que você está lendo é [Al Nassr: o que Cristiano Ronaldo vai encontrar no novo clube].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments