Saiba quem é Índio, atacante do Flamengo, que perdeu vaga na Copa de 1958 para o Rei Pelé

A monarquia de 💥️Pelé nos campos de futebol teve início muito cedo, quando já impressionava na adolescência pela enorme categoria com a bola nos pés e a habilidade de fazer arte no gramado como ninguém. Conhecido por feitos inigualáveis e conquistas memoráveis, como 💥️as três Copas do Mundo no currículo com a 💥️Seleção Brasileira, a história do Rei em Mundiais passa muito por um atacante que fez história no 💥️Flamengo e também no 💥️Corinthians: 💥️Aluísio Francisco da Luz, mais conhecido por 💥️Índio. Um dedo mindinho quebrado dias antes da convocação do técnico 💥️Vicente Feola para a 💥️Copa do Mundo de 1958 fez o atleta, natural da Paraíba, ser vetado pelo Timão, e ver a sua vaga sendo ocupada pelo jovem promissor 💥️Edson Arantes do Nascimento, de apenas 17 anos.

Pelé com as mãos sobre a bola, e Índio, ao lado do Rei — Foto: Arquivo pessoal / Fábio Henrique 1 de 4 Pelé com as mãos sobre a bola, e Índio, ao lado do Rei — Foto: Arquivo pessoal / Fábio Henrique

Pelé com as mãos sobre a bola, e Índio, ao lado do Rei — Foto: Arquivo pessoal / Fábio Henrique

Décimo maior artilheiro da história do 💥️Flamengo, 💥️Índio teve um livro publicado recentemente pelo historiador Fábio Henrique Alves. O atacante, de Cabedelo, litoral da Paraíba, morreu em 19 de abril de 2023, no Dia do Índio, e foi o autor do gol de empate do 💥️Brasil contra o 💥️Peru, no jogo de ida das 💥️Eliminatórias💥de 57, em Lima. O tento foi extremamente determinante para a classificação da Seleção Brasileira para a 💥️Copa do Mundo da Suécia de 1958. Pelo Rubro-Negro, foi 💥️tricampeão carioca (1953-55) e artilheiro do tri, em um time que contava com nomes históricos do esporte, como 💥️Zagallo, 💥️Evaristo de Macedo, 💥️Benítez, 💥️Joel, entre outros. Índio esteve presente no 💥️Mundial de 1954, na 💥️Suíça, quando o Brasil chegou até as quartas de final e foi eliminada pela 💥️Hungria — vice-campeã daquela edição.

Para a 💥️Copa em 1958, tudo indicava que Índio, na época já jogador do 💥️Corinthians, teria o seu passaporte garantido para defender o Brasil no torneio no Velho Continente. O historiador💥️ Fábio Henrique inclusive não tem dúvidas: . Contudo, dias antes da convocação oficial do técnico 💥️Vicente Feola, o atacante paraibano quebrou um dedo mindinho, o que atrapalhou totalmente os seus planos de defender a 💥️Seleção Brasileira em seu segundo mundial consecutivo. Contundido, o Timão resolveu preservar o atleta e o vetou da então futura lista do treinador.

Convocados para Copa de 1958 em Poços de Caldas, em Minas Gerais. Entre eles, Pelé! — Foto: Reprodução: Museu Seleção Brasileira/ Foto: Arquivo Nacional/Fundo Correio da Manhã 2 de 4 Convocados para Copa de 1958 em Poços de Caldas, em Minas Gerais. Entre eles, Pelé! — Foto: Reprodução: Museu Seleção Brasileira/ Foto: Arquivo Nacional/Fundo Correio da Manhã

Convocados para Copa de 1958 em Poços de Caldas, em Minas Gerais. Entre eles, Pelé! — Foto: Reprodução: Museu Seleção Brasileira/ Foto: Arquivo Nacional/Fundo Correio da Manhã

Aquele pequeno membro contundido, na verdade, mais parecia um lápis fazendo a sua pura arte de escrever um lindo poema em uma folha de papel. Afinal, a história do futebol brasileiro e também mundial estava prestes a ter sua virada de chave com a ausência de Índio da convocação para a 💥️Copa do Mundo de 1958. Foi então que Vicente Feola, um dos grandes treinadores da história do esporte nacional, resolveu fazer uma aposta ousada e convocar um jovem garoto para a competição no lugar do paraibano; era 💥️Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé.

O historiador Fábio Henrique conta que o próprio Índio chegou a dizer que 10 dias depois de ter a sua lesão decretada, já se encontrava apto para jogar futebol normalmente. Mas o destino é quem quis fazer o seu trabalho e escrever um enorme e lindo capítulo para o esporte com a convocação do jovem 💥️Pelé para defender a 💥️Seleção Brasileira no 💥️Mundial na Suécia.

Índio fez 140 gols pelo Flamengo e conquistou um tricampeonato carioca, entre 1953 e 1955 — Foto: Reprodução 3 de 4 Índio fez 140 gols pelo Flamengo e conquistou um tricampeonato carioca, entre 1953 e 1955 — Foto: Reprodução

Índio fez 140 gols pelo Flamengo e conquistou um tricampeonato carioca, entre 1953 e 1955 — Foto: Reprodução

A história de Índio e 💥️Pelé se cruzam em diversos momentos do esporte. Dentro dos campos, ambos jogaram juntos no ataque da 💥️Seleção Paulista de Futebol, entre os anos 1958 e 1959. Enquanto o 💥️Rei já desfilava em campo com a camisa do 💥️Santos, Índio, por sua vez, era atacante de sucesso e a grande referência no ataque do 💥️Corinthians.

Índio, pelo Corinthians, na final do Paulista de 1957 — Foto: Arquivo pessoal / Fábio Henrique 4 de 4 Índio, pelo Corinthians, na final do Paulista de 1957 — Foto: Arquivo pessoal / Fábio Henrique

Índio, pelo Corinthians, na final do Paulista de 1957 — Foto: Arquivo pessoal / Fábio Henrique

A partir da lesão de Índio e a convocação de Feola, o resto é história.

💥️+ Gols e títulos: os impressionantes números da carreira de Pelé

Pela 💥️Seleção Brasileira, 💥️Pelé tem em seu currículo três Copas do Mundo (1958, 1962 e 1970), duas Copas Rocca (1957 e 1963), um Sul-Americano Militar (1959), três Copas Oswaldo Cruz (1958, 1962 e 1968) e uma Copa Bernardo O'Higgins (1959). Ao todo, foram 113 jogos pela Amarelinha e 95 gols marcados.

O que você está lendo é [Saiba quem é Índio, atacante do Flamengo, que perdeu vaga na Copa de 1958 para o Rei Pelé].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...