Retrospectiva 2022: Fortaleza levanta taças, tem reação histórica na Série A e vai à Libertadores novamente

O ano para o torcedor do Fortaleza foi cheio de emoções. O Tricolor começou a temporada bem estruturado, mantendo uma base que fez história em 2023 e conseguiu levantar duas taças ainda no primeiro semestre. O time também não fez feio na Libertadores e avançou para as oitavas na estreia na competição. Na Série A, a história não começou da melhor forma, mas uma reorganização trouxe mudança para o segundo turno e mais feitos históricos para a lista do Leão.

💥️+ Veja tabus quebrados pelo Fortaleza de Vojvoda em 2022

O time foi o primeiro a terminar o primeiro turno na lanterna e conseguir escapar do rebaixamento. Não só se manteve na Série A, como garantiu uma vaga na Pré-Libertadores, sendo o primeiro clube nordestino a disputar a competição continental por dois anos consecutivos.

O Leão teve em 2022: Cearense, Copa do Nordeste, Copa do Brasil, Libertadores e Série A do Campeonato Brasileiro. Vojvoda permaneceu no projeto durante toda temporada e 💥️já renovou por mais dois anos.

Em 2022, Vojvoda teve 70 jogos pelo Fortaleza, com 33 vitórias. Além dos títulos da Copa do Nordeste e do Campeonato Cearense, o time também chegou às oitavas de final da Libertadores, às quartas de final da Copa do Brasil e conquistou vaga na Libertadores de 2023, ficando em oitavo na Série A do Brasileiro. 💥️Relembre:

💥️+ Confira notícias do Fortaleza

O Fortaleza chegou até a final do torneio e foi campeão de forma invicta. Foram 12 jogos, com sete vitórias e cinco empates. Na semifinal, o time enfrentou o Náutico e venceu por 2 a 0. Os gols foram marcados por Robson, ainda na primeira etapa, e Romero, na segunda. O primeiro jogo da final contra o Sport foi disputado fora de casa e terminou em empate por 1 a 1. 💥️Na grande decisão, o Leão levou a melhor diante da torcida por 1 a 0 e garantiu a conquista, de forma invicta, com gol de Pikachu, de pênalti, aos 47 minutos do primeiro tempo.

Em 2022, o Fortaleza conquistou o Cearense pela 45ª vez na história. Foi o segundo tetracampeonato vencido pelo Leão do Pici. O primeiro foi entre 2007 e 2010. Na final, o Leão venceu o Caucaia por 4 a 0, com gols de Yago Pikachu (2x), Silvio Romero e Ronald. Esse foi o terceiro título de Vojvoda com o Fortaleza. Antes ele havia vencido o estadual de 2023 e a Copa do Nordeste deste ano.

No Cearense, o time fez seis jogos com cinco vitórias e um empate. Nas quartas, o time venceu o Pacajus por 6 a 0. Na semifinal a vitória do Leão em cima do Ferroviário foi por 3 a 1. A final foi disputada contra o Caucaia.

Fortaleza, Cearense — Foto: Fabiane de Paula/SVM 1 de 2 Fortaleza, Cearense — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Fortaleza, Cearense — Foto: Fabiane de Paula/SVM

Na Copa do Brasil, o Leão disputou seis jogos, venceu três, empatou um e sofreu duas derrotas. O time avançou da terceira fase ao vencer o Vitória por 4 a 0. Nas oitavas, o desafio foi contra o Ceará. A vitória veio por 2 a 1, e foi o segundo ano seguido que o time garantiu vaga nas quartas de final. Foi eliminado pelo Fluminense após 💥️uma derrota por 1 a 0 no Castelão e 💥️um empate por 2 a 2 no Maracanã.

O Fortaleza entrou na fase de grupos da Libertadores. No Grupo F, o time enfrentou River Plate, Colo-Colo e Alianza Lima. Foram seis jogos, três vitórias, um empate e duas derrotas. Com esses resultados, o Leão garantiu vaga nas oitavas. Na competição internacional, o time fez jogos memoráveis para a torcida como as vitórias diante do Alianza Lima, o empate com o River Plate por 1 a 1.

No primeiro duelo das oitavas, contra o Estudiantes, as equipes empataram em 1 a 1. No segundo jogo, o Leão foi derrotado por 3 a 0 fora de casa.

O Fortaleza foi o primeiro lanterna do 1º turno da história da Série A na era dos pontos corridos que não foi rebaixado. Para fugir da zona de rebaixamento, o Tricolor fez uma campanha no returno de G-4. Apenas no segundo turno, o Fortaleza somou 40 pontos e foi o terceiro melhor time. Foram 19 jogos, com 12 vitórias, quatro empates e três derrotas, somando 70% de aproveitamento.

Torcida do Fortaleza faz mosaico para Vojvoda, que se emociona — Foto: Thiago Gadelha / SVM 2 de 2 Torcida do Fortaleza faz mosaico para Vojvoda, que se emociona — Foto: Thiago Gadelha / SVM

Torcida do Fortaleza faz mosaico para Vojvoda, que se emociona — Foto: Thiago Gadelha / SVM

Em toda Série A, o time fez 38 jogos, com 15 vitórias, 10 empates e 13 derrotas. Com a expectativa em cima da equipe após a campanha histórica de 2023, o Fortaleza estreou com derrota por 1 a 0 para o Cuiabá. A primeira vitória veio apenas na 9ª rodada, em cima do Flamengo por 2 a 1, no Maracanã.

Com a saída do artilheiro Yago Pikachu, Vojvoda precisou implementar mudanças táticas na equipe e abandonou o esquema com três zagueiros. Na janela de transferências do meio da temporada, o Leão trouxe reforços importantes que encaixaram bem na equipe titular. Brítez, Sasha e Thiago Galhardo logo se firmaram.

Com mudanças, o Leão recuperou bons resultados e não só se garantiu na elite, como conquistou vaga para a Pré-Libertadores.

Fortaleza vence Santos e conquista vaga na Libertadores 2023

O que você está lendo é [Retrospectiva 2022: Fortaleza levanta taças, tem reação histórica na Série A e vai à Libertadores novamente].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...