Retrospectiva do Corinthians: vice doído da Copa do Brasil e traição de Vítor Pereira marcam o ano
O Corinthians esteve muito perto de ser campeão em 2022. Em um ano de muitas surpresas, nem todas elas positivas, o Timão terminou a temporada com a dor de ter pedido a Copa do Brasil nos pênaltis para o Flamengo e enfurecido por ver Vítor Pereira, seu ex-técnico, acertar com o rival.
O Alvinegro ficará marcado pela boa campanha no torneio nacional em 2022, que culminou com uma grande partida no Maracanã, em outubro, em decisão vencida pelo Rubro-Negro. O Timão esteve muito perto do tetracampeonato do torneio. Mas não deu...
1 de 3 Flamengo x Corinthians posado — Foto: Thiago Ribeiro/AGIFFlamengo x Corinthians posado — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF
Ficará na história também a traição de Vítor Pereira à diretoria corintiana. O português deixou a equipe ao fim da temporada com a promessa de voltar a Portugal para cuidar da família, mas, pouco depois, entrou em acordo com o Flamengo e permanecerá em solo brasileiro em 2023.
💥️Leia também:
+ Coutinho diz que não pediu para deixar o Aston Villa
A notícia, arrebatadora para o presidente Duilio Monteiro Alves, refletiu na temporada seguinte. A temporada recomeçou com uma entrevista coletiva do dirigente para detonar publicamente o português, a quem ele havia chamado de irmão dias antes.
– Ele mentiu, fui enganado – disse o presidente (leia mais aqui).
A derrota na final poderia ter abalado de forma definitiva o Corinthians na reta final da temporada, mas o elenco conseguiu reagir a tempo de ficar com o quarto lugar no Campeonato Brasileiro e conseguir vaga direta à fase de grupos da Libertadores, objetivo pré-determinado na competição.
O Timão terminou o Brasileirão com 57% de aproveitamento. Retrospecto que poderia ser melhor se tivesse sido melhor o desempenho alvinegro nos clássicos, por exemplo. Contra o Palmeiras, foram derrotas tanto no turno quanto no returno da competição.
2 de 3 Vítor Pereira em Coritiba x Corinthians — Foto: Gabriel Machado/AGIFVítor Pereira em Coritiba x Corinthians — Foto: Gabriel Machado/AGIF
Contra o São Paulo, dois empates e contra o Santos uma derrota e uma vitória. Ou seja, cinco pontos de 18 pontos possíveis. Para efeito de comparação, a distância para o vice-líder Internacional foi de oito pontos. Para o próprio rival alviverde, o campeão, de 16 pontos.
O desempenho ruim em clássicos era uma das críticas ao trabalho de Vítor no Corinthians. Por outro lado, o português acabava sendo elogiado por fazer o time brigar e ser competitivo na Copa do Brasil e encaixar o ataque com Róger Guedes e Yuri Alberto.
Por mais de uma vez, Vítor chegou a dizer que a temporada teria sido outra se tivesse contado com a presença de Yuri Alberto no elenco desde janeiro. O jogador chegou em 29 de junho ao elenco e, mesmo com pouco tempo de clube, terminou o ano como vice-artilheiro.
Foram 11 gols marcados. A artilharia máxima foi de Róger Guedes, autor de 15 gols. O bom "meio" ano de Yuri já reflete para 2023: além de ser contratado em definitivo após período emprestado pelo Zenit, da Rússia, o centroavante entra o ano como principal nome do elenco.
3 de 3 Yuri Alberto em Coritiba 2x2 Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. CorinthiansYuri Alberto em Coritiba 2x2 Corinthians — Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
Na mesma esteira de Yuri, aparece outra boa surpresa no elenco: o volante argentino Fausto Vera, de 22 anos, que chegou com contrato definitivo até o fim de 2026 e rapidamente engatou uma sequência como titular da equipe. Também é tido como um dos principais nomes para 2023.
Outros reforços empolgaram muito pouco: o lateral-esquerdo Bruno Melo e o zagueiro Robson Bambu não deixarão saudades na Fiel torcida. O atacante Júnior Moraes segue no elenco para 2023 e espera fazer uma temporada melhor do que a de 2022, marcada por problemas físicos e poucos jogos.
O zagueiro Balbuena, o volante Maycon e o lateral-direito Rafael Ramos seguem com seus postos no elenco para 2023. Todos com boas possibilidades de serem usados na temporada, depois de um 2022 bastante movimentado. Maycon teve séria lesão, Balbuena foi titular e Rafael revezou com Fagner.
Já Willian...Bom, o cria do terrão deixou o clube logo após a queda na Libertadores após receber ameaças nas redes sociais. A torcida ficou frustrada com a passagem do camisa 10.
🎧 Ouça o podcast ge Corinthians🎧
No primeiro torneio da temporada, o Corinthians conseguiu avançar à semifinal, mas acabou eliminado pelo São Paulo, com derrota por 2 a 1. O Tricolor Paulista foi derrotado pelo Palmeiras na final.
A decepção na Libertadores seria um pouco mais intensa: depois de uma épica classificação às quartas de final com vitória nos pênaltis sobre o Boca Juniors, da Argentina, o Corinthians acabaria eliminado pelo Flamengo, pedra no sapato na temporada.
Foram duas derrotas nos dois jogos e nenhum gol marcado, com o sentimento de que o rival era, naquele momento, de fato bastante superior. Impressão que mudou com o desempenho corintiano no segundo jogo da final da Copa do Brasil, em outubro.
Sonho de conquista da gestão de Duilio, a Libertadores estará novamente no caminho corintiano em 2023, com a esperança da diretoria e da torcida em um desempenho melhor.
+ Veja mais notícias do Corinthians
💥️+ Assista: tudo sobre o 💥️Corinthians💥️ na Globo, sportv e ge
O que você está lendo é [Retrospectiva do Corinthians: vice doído da Copa do Brasil e traição de Vítor Pereira marcam o ano].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments