Corinthians pode perder de graça dois atletas do mesmo agente
O Corinthians pode perder de graça dois jogadores formados em sua base que são agenciados pela FJB Sports, empresa de gestão de carreira do empresário Fábio Junior Baitler.
Tanto o zagueiro Lucas Belezi, de 19 anos, quanto o volante Xavier, de 22, devem sair sem que o clube receba um real de compensação.
1 de 5
Xavier está de saída do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians
Xavier está de saída do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians
O contrato de Xavier acaba em 31 de janeiro, mas ele nem se reapresentou com o elenco no dia 14 de dezembro, sendo liberado para procurar outro clube. Ao longo de 2022, tanto a diretoria de futebol quanto os agentes do atleta negavam que ocorreria uma ruptura e diziam que tratavam de renovação.
Capitão do Timão na Copinha de 2023, ele subiu com Dyego Coelho e acumulou 52 jogos no principal. Na temporada passada, com Vítor Pereira, jogou muito pouco.
O caso que causa mais barulho, porém, é o de Lucas Belezi. Jogador mais jovem a entrar em campo pelo time profissional, ele já teve o seu contrato encerrado no dia 31 de dezembro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/V/N/2uNgPIS02OB2kNLnc8zA/agenciacorinthians-foto-190357.jpg)
Lucas Belezi em treino pela equipe profissional do Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians
O Timão, porém, acionou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) com o objetivo de receber uma indenização milionária, como mostrou reportagem do ge no dia 23 de dezembro, para o caso de ele fechar com outra equipe brasileira.
Em novembro de 2022, o clube fez uma proposta de renovação até 2025, que foi negada pelo atleta. Ele passou então a treinar separado no time sub-20. Em ofício enviado à CBF e à FPF, o clube pede que o jogador não seja registrado por nenhum outro clube nacional sem que o Timão seja ressarcido.
O Corinthians se respalda na Lei Pelé, que prevê que o clube formador tenha direito de cobrir qualquer proposta nacional quando o atleta estiver sob o seu primeiro contrato profissional, como é o caso de Belezi. Se ainda assim o atleta não aceitar, a agremiação que o contratar na sequência é obrigada a pagar indenização equivalente a até 200 vezes o valor do salário mensal ofertado ao jogador. Neste caso, a multa chegaria a R$ 5 milhões.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/J/K/vWIOghTQWtxbUqiVTnMA/belezi.jpg)
Documento enviado pelo Corinthians à CBF por Belezi — Foto: Reprodução
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/D/3/llDxkuRkGYZx0InPHnAg/belezi2.jpg)
Documento enviado pelo Corinthians à CBF por Belezi — Foto: Reprodução
O caso de Belezi é parecido com o do meia Keven, outro de 19 anos que finalizou o vínculo com o Timão em 31 de dezembro. O Corinthians também acionou a CBF para se respaldar quanto a saída dele, mas já não tem esperanças de ser ressarcido.
Agenciado pela TFM Agency, Keven tem acerto com o Almería, da Espanha, e a proteção oferecida pela Lei Pelé não engloba transferências internacionais.
Assim, se Belezi fechar com algum clube do exterior, o Corinthians também não será indenizado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2022/e/m/83W1jsQcKNOMDWFHqJlA/agenciacorinthians-foto-188255.jpg)
Meia Keven vai trocar o Corinthians pelo Almería — Foto: Rodrigo Gazzanel/Ag.Corinthians
O único ressarcimento recebido em transferências internacionais desse tipo é determinado pela Fifa por meio de um mecanismo chamado "Compensação de Treinamento". Ele prevê que os clubes formadores sejam remunerados quando um atleta é registrado pela primeira vez por um time de outro país. Os valores variam de acordo com alguns critérios, como o tempo em que o jogador ficou na base.
Tanto Belezi quanto Keven foram afastados do time sub-20 em maio como forma de pressioná-los a acertar a renovação, o que não surtiu efeito. A dupla tem convocações para seleções de base.
Belezi ganhou notoriedade em 2023, ao se tornar o mais jovem jogador a atuar como profissional do Corinthians, aos 16 anos, um mês e 21 dias, em amistoso contra o Botafogo-SP. Essa foi a única vez que ele jogou na equipe principal, embora tenha completado treinos em diversas outras ocasiões.
🎧 Ouça o podcast ge Corinthians🎧
💥️+ Assista: tudo sobre o 💥️Corinthians💥️ na Globo, sportv e ge
O que você está lendo é [Corinthians pode perder de graça dois atletas do mesmo agente].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments