Psicólogo comenta sobre preparação mental para jogos importantes

Carlos Madeira após jogo contra o Porto Velho na Copinha — Foto: Divulgação/Carlos Madeira 1 de 1 Carlos Madeira após jogo contra o Porto Velho na Copinha — Foto: Divulgação/Carlos Madeira

Carlos Madeira após jogo contra o Porto Velho na Copinha — Foto: Divulgação/Carlos Madeira

O futebol tem seus pontos emocionais altos e baixos. Assim como vários esportes, há uma mistura de emoções, levando à euforia, à tristeza, à felicidade, entre outros sentimentos.

O preparo mental do atleta é de suma importância para obter o melhor desempenho possível, assim como auxiliar a lidar com cobranças, falhas, derrotas e visando a melhora individual do indivíduo.

O comentarista e ex-jogador, Richarlyson consolou o goleiro Carlos Madeira após o jogo contra o São Paulo.

– Levanta a cabeça, irmão! Você fez um grande jogo. O importante é o que você constrói depois do erro. Eu tenho certeza de que ainda vou ouvir muito o seu nome no futebol brasileiro, a gente sabe que depois da Copinha, você vai fazer parte do grupo profissional do Porto Velho. Então não se lamente do que você fez, acontece. O mais importante é o próximo passo, e eu tenho certeza de que você vai levantar a cabeça e vai dar muito o que falar nesta Copinha vestindo a camisa do Porto Velho – comentou após o jogo.

A equipe do ge.globo/ro conversou com um psicólogo para entender a importância da psicologia no esporte e principalmente no futebol.

Luiz Fellipe, psicólogo, destacou que a psicologia do esporte tem a finalidade de investigar e intervir em todas as variáveis que são ligadas ao ser-humano e as suas práticas esportivas e em seus desempenhos, auxiliando a melhorar as questões emocionais e possam aplicar nas situações dentro do esporte.

Em entrevista ao ge.globo/ro, ele disse que a insegurança pode ser nociva a atuação do indivíduo e que o apoio poderia levar a segurança.

– A insegurança é quando você está em determinada situação e não sabe o que pode acontecer, e se não sabe o que pode acontecer, não tem preparo ou repertório. A segurança é quando você entende o que pode acontecer, sabe o que vai acontecer e tem total controle daquilo que se pode fazer quando for acontecer – comenta Luiz em entrevista ao ge.globo/ro.

Ele dá como exemplo os jogadores nos treinos, que podem ter uma performance melhor em consideração a partida oficial, pois há questões que podem interferir.

–Como exemplo o artilheiro dos treinos, mas que na partida não consegue atuar da mesma forma. Pois dentro do jogo a questão é diferente, há a questão de fatores externos, como a torcida, o estádio, a pressão interna e vem outras nuances como pressões familiares, empresários, patrocinadores – relata.

Ele salienta que a pressão é ainda maior ao atleta de base.

– A pressão ocorre principalmente na base, pois o jogador muitas vezes é a esperança da família melhorar a questão financeira – frisa o psicólogo.

Luiz também lista alguns exercícios que podem auxiliar no controle e na melhora da ansiedade.

– Eu acho que dentro da prática esportiva um dos principais pontos que acabam prejudicando é a ansiedade – disse.

💥️Técnicas para controlar a ansiedade

O que você está lendo é [Psicólogo comenta sobre preparação mental para jogos importantes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...