Protestos e quatro gols de Rodallega: Bahia volta a jogar em Pituaçu após mais de um ano
O ano de 2023 vai marcar o começo de uma nova era para o Bahia. Com a constituição da SAF e a venda de 90% dela para o Grupo City, o Tricolor inicia o projeto com grandes expectativas. Mas o começo do ano também marcará um reencontro. Após mais de um ano, o Esquadrão vai voltar a mandar jogos no Estádio de Pituaçu. A última vez que esteve lá, o Bahia foi recebido com protestos, mas deixou o estádio com uma vitória por 4 a 2 sobre o Fortaleza, em setembro de 2023.
+ Veja mais notícias sobre o Bahia
+ Contratações do Bahia para 2023: veja quem chega, quem fica e quem vai embora
A última vez que o Bahia esteve em Pituaçu em um jogo foi para enfrentar o Fortaleza, em 2023 — Foto: Reprodução / PFC
A volta para Pituaçu será temporária. As duas primeiras partidas do ano serão no estádio por conta de um festival e música que será realizado na Arena Fonte Nova. Dessa forma, os jogos contra Juazeirense (11/01) e Atlético de Alagoinhas (18/01) serão em Pituaçu. A estreia na Arena Fonte Nova deve ser em um Ba-Vi. Os três jogos serão realizados pelo Campeonato Baiano.
+ FBF divulga detalhes das duas primeiras rodadas do Baiano; Bahia estreia em Pituaçu
Antes do duelo desta quarta, no entanto, aconteceu uma prévia. Na última quinta-feira, o Tricolor fez um jogo-treino contra o Sergipe. O treinamento foi fechado para a imprensa e para os torcedores. O Bahia venceu por 2 a 1, com gols de Ricardo Goulart e Caio Vidal.
A última vez que o Bahia mandou um jogo no estádio de Pituaçu foi em setembro de 2023 pela Série A do Campeonato Brasileiro. No dia 4 de setembro, a torcida organizou um protesto na chegada da delegação ao estádio por causa do momento vivido pela equipe na competição. Pressionado pelo Z-4 da Série A, o Bahia tinha pela frente um adversário em grande fase. No outro extremo da tabela, o Fortaleza estava embalado no G-4 💥️.
Mas o que era tensão se transformou em festa. Não tão fácil assim, é verdade. Rodriguinho chegou a perder um pênalti ainda no primeiro tempo, mas a noite tinha um nome: Rodallega. O atacante, que se despediu do Bahia no final de 2022, fez quatro gols no jogo. Isso mesmo. Com quatro gols de Rodallega, o Tricolor venceu o Fortaleza por 4 a 2.
2 de 4 Torcida do Bahia faz protesto no estádio Pituaçu antes do jogo contra o Fortaleza, em 2023 — Foto: Daniel SilvaTorcida do Bahia faz protesto no estádio Pituaçu antes do jogo contra o Fortaleza, em 2023 — Foto: Daniel Silva
Pouco resta do Bahia daquela partida para o que vai voltar a Pituaçu no começo de 2023. O time que entrou em campo naquele jogo era formado por: Matheus Teixeira, Nino Paraíba, Conti, Luiz Otávio e Juninho Capixaba; Lucas Araújo, Daniel, Lucas Mugni e Rodriguinho; Rossi e Rodallega. O técnico era o argentino Dabove.
3 de 4 Dabove acompanha treino do Bahia em Pituaçu — Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/E.C. BahiaDabove acompanha treino do Bahia em Pituaçu — Foto: Felipe Oliveira/Divulgação/E.C. Bahia
Muitos desses jogadores deixaram a equipe ao final daquela temporada, quando o time não conseguiu escapar do rebaixamento para a Segunda Divisão. Dos titulares que entraram em campo, apenas dois vão permanecer na Cidade Tricolor para o ano que se inicia: Daniel e Mugni.
Faz mais de um ano que o Bahia não joga em Pituaçu, é verdade, mas o estádio já foi a casa oficial da equipe por quatro temporadas seguidas. Após a tragédia na antiga Fonte Nova, que levou à interdição, demolição e reconstrução, o Estádio Metropolitano Roberto Santos, o popular Pituaçu, passou por uma reforma emergencial para abrigar os jogos do Bahia. E assim foi entre 2009 e 2013, quando a Arena Fonte Nova foi reinaugurada.
Desde então, Pituaçu tem sido utilizado pelo Tricolor em momentos pontuais, seja por estratégia da equipe, seja por conflito de agenda com os eventos marcados na Arena Fonte Nova. Além de partidas oficiais, o clube também usa o estádio para alguns treinamentos em Salvador.
Mas, entre 2023 e 2023, a relação ficou mais próxima. A estrutura da Fonte Nova foi utilizada pelo governo do estado para abrigar um hospital de campanha de combate ao covid-19. Com isso, o Bahia voltou a mandar os jogos em Pituaçu. E o último deles foi exatamente no show de Rodallega contra o Fortaleza.
Em 2023, no começo de uma nova era, os destinos irão se cruzar novamente. Serão duas partidas no antigo lar com muitas mudanças em relação ao passado e uma expectativa de um futuro diferente para o Tricolor.
4 de 4O que você está lendo é [Protestos e quatro gols de Rodallega: Bahia volta a jogar em Pituaçu após mais de um ano].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments