Vitor Pereira, do Flamengo, é único técnico português no Brasil que Pedro Caixinha já enfrentou
A temporada 2023 será a primeira do técnico Pedro Caixinha, do Red Bull Bragantino, no futebol brasileiro. Ao chegar ao Brasil, o comandante português encontra outros seis compatriotas à frente das equipes da Série A. Porém, já enfrentou apenas um: Vitor Pereira, do Flamengo.
1 de 4 Vítor Pereira orienta time do Flamengo em treinamento no dia de sua apresentação — Foto: Gilvan de Souza/FlamengoVítor Pereira orienta time do Flamengo em treinamento no dia de sua apresentação — Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
De acordo com dados dos sites Ogol e Transfermarkt, Pedro Caixinha e Vitor Pereira se enfrentaram em dois jogos na temporada 2011/2012 da Liga Portuguesa. Nas duas ocasiões, Vitor Pereira saiu vitorioso. Um duelo foi entre o Leiria, de Pedro Caixinha, e o Porto, de Vitor Pereira. O jogo terminou com vitória por 5 a 2 do Dragão. A segunda partida foi entre Nacional, de Caixinha, e o Porto. O time de Vitor Pereira venceu por 2 a 0.
Os outros técnico portugueses à frente de times da Série A são: Abel Ferreira (Palmeiras), António Oliveira (Coritiba), Renato Paiva (Bahia), Luís Castro (Botafogo) e Ivo Vieira (Cuiabá).
2 de 4 Pedro Caixinha, técnico do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull BragantinoPedro Caixinha, técnico do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Um motivo para Pedro Caixinha não ter enfrentado a maioria dos compatriotas que estão no Brasil é o fato dele ter trabalhado pouco tempo como técnico em Portugal. Na terra natal, o comandante atuou mais tempo como auxiliar de José Peseiro, conhecido técnico português. Quando decidiu ser treinador, Pedro Caixinha dirigiu somente o Leiria e o Nacional, entre 2010 e 2012.
Após deixar Portugal, o treinador rodou por alguns países: México, Catar, Escócia, Arábia Saudita, Argentina e desembarcou no Brasil em dezembro de 2022 para substituir Maurício Barbieri no comando do Bragantino.
3 de 4 Técnico Pedro Caixinha em treino do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull BragantinoTécnico Pedro Caixinha em treino do Bragantino — Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Na última sexta-feira, 7, o treinador foi questionado durante coletiva de imprensa se chegou a procurar os compatriotas que já trabalham no Brasil para obter informações sobre o futebol brasileiro. Pedro Caixinha afirmou que não conversou com nenhum e comentou essa onda de técnicos portugueses no Brasil.
– O primeiro português que chegou foi o Paulo Bento. Infelizmente, as coisas não correram bem. Depois, teve o Jorge Jesus que ganhou tudo em um só ano. O Abel vem tendo sucesso. O Victor (Pereira) também vem fazendo bom trabalho. O Luís Castro, que é quem tenho mais proximidade, também. Acho que tem a ver um pouco com a abertura do mercado (a vinda de estrangeiros). Tem a questão de falar português. Eu estava com saudade de falar português no dia a dia. Pra mim, não tem a ver com nacionalidade, experiência, com o currículo. Tem a ver com a oportunidade. Espero que todos tenham a capacidade de mostrar o trabalho. Vou continuar a trabalhar da forma que me identifico muito – destacou.
4 de 4 Técnico Pedro Caixinha, do Bragantino, durante coletiva de imprensa — Foto: Danilo Sardinha/geTécnico Pedro Caixinha, do Bragantino, durante coletiva de imprensa — Foto: Danilo Sardinha/ge
Dos 20 times da Série A em 2023, dez começam o ano com técnicos estrangeiros. Além dos sete portugueses, há o argentino Eduardo Coudet no Atlético-MG, o uruguaio Paulo Pezzolano no Cruzeiro e o argentino Vojvoda no Fortaleza.
Pedro Caixinha também nunca enfrentou esses três treinadores e os outros dez técnicos brasileiros que estão em clubes do Brasileirão.
+ Clique aqui e saiba tudo sobre o Bragantino
🎧 Ouça o podcast ge Bragantino🎧
O que você está lendo é [Vitor Pereira, do Flamengo, é único técnico português no Brasil que Pedro Caixinha já enfrentou].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments