Quatro atacantes? Comentaristas explicam sistema de jogo que Odair pretende usar no Santos

O técnico Odair Hellmann pretende escalar o Santos com quatro atacantes: Soteldo (mais recuado, como um meia), Ângelo, Marcos Leonardo e Mendoza. Ao mesmo tempo, porém, o treinador se preocupa com o estilo de jogo do quarteto.

Às vésperas da estreia no Campeonato Paulista, marcada para sábado, às 20h30 (de Brasília), contra o Mirassol, na Vila Belmiro, Odair trabalha para que os jogadores mais ofensivos do Santos consigam controlar os jogos com posse de bola, não só verticalidade.

💥️Mais do Peixe:
+ Santos não perde na estreia do Paulistão desde 2008
+ Bastidores: o que Odair mudou na rotina do CT Rei Pelé
+ Clube rescinde com Jobson e empresta Quintino

Marcos Leonardo recebe orientações do técnico Odair Hellmann — Foto: Ivan Storti/ Santos FC 1 de 3 Marcos Leonardo recebe orientações do técnico Odair Hellmann — Foto: Ivan Storti/ Santos FC

Marcos Leonardo recebe orientações do técnico Odair Hellmann — Foto: Ivan Storti/ Santos FC

Para entender a ideia de Odair Hellmann, o 💥️ge ouviu os comentaristas Alexandre Lozetti e Carlos Eduardo Mansur. E a dupla concorda: os quatro jogadores do Santos que devem jogar mais avançados têm características de individualidade.

– Marcos Leonardo é jogador de definição. Soteldo, Ângelo e Mendoza do drible, da jogada individual. Se o Santos tiver esse quarteto como base ofensiva na maior parte do tempo, vai sofrer para controlar o jogo pela posse de bola. Terá que entender as características e adaptar sua estratégia a elas. E isso pode causar danos, especialmente contra adversários mais fracos e jogando em casa, cenários que pressupõem o Santos com a bola tentando furar sistemas defensivos – disse Alexandre Lozetti.

– Eu acho que a preocupação do Odair é pertinente, especialmente quando ele enfrentar adversários que esperem o Santos e obriguem o time a encontrar soluções de forma mais paciente. O problema nem me parece ser a questão de serem jogadores que buscam a individualidade, mas a característica de buscarem jogar de forma vertical. Em algum momento, o time pode precisar de alguma pausa – concorda Mansur.

Provável Santos para a estreia do Paulistão — Foto: ge 2 de 3 Provável Santos para a estreia do Paulistão — Foto: ge

Provável Santos para a estreia do Paulistão — Foto: ge

Mansur acredita que o caminho mais curto para que o Santos consiga controlar o jogo mesmo com os quatro atacantes seja a aproximação. O comentarista cita a partida do Peixe contra o Palmeiras, fora de casa, em que Soteldo jogou como meia-armador e conseguiu se destacar na criação de jogadas, sem tanta verticalidade.

– Ainda assim, parece possível adaptar o quarteto. Soteldo mostrou em jogos da última temporada, se não estou errado, num clássico com o Palmeiras, por exemplo, que pode ajudar muito jogando por trás de Marcos Leonardo, iniciando as jogadas mais centralizado, buscando as costas dos volantes adversários. E isso permitiria ter Mendoza e Ângelo pelos lados. Se o time criar bons mecanismos de aproximações, trocas de passes curtos, pode achar soluções com estes jogadores mesmo contra defesas mais fechadas.

🎧 💥️Ouça o podcast ge Santos🎧

Soteldo ouve instruções do técnico Odair Hellmann — Foto: Ivan Storti/ Santos FC 3 de 3 Soteldo ouve instruções do técnico Odair Hellmann — Foto: Ivan Storti/ Santos FC

Soteldo ouve instruções do técnico Odair Hellmann — Foto: Ivan Storti/ Santos FC

Lozetti cita outra possibilidade: a de os laterais, que devem ser João Lucas e Lucas Pires, atuarem mais centralizados ajudando na construção de jogadas, para que Ângelo e Mendoza tenham espaço pelos lados.

– Além de ter dois volantes com ótimo passe, o time vai precisar de laterais construtores e que atuem por dentro, já que os pontas ocuparão o espaço no fundo. Ângelo, especialmente, também pode ser trabalhado para aprimorar o passe, a circulação de bola. Talvez, Odair chegue à conclusão que essa formação servirá apenas para determinados momentos da temporada, quando houver mais espaço para contra-atacar, por exemplo. As pessoas devem entender que o estadual serve para o treinador fazer essas descobertas, e não apresentar uma obra pronta e definitiva – completou.

Com quatro atacantes de ofício, mas Soteldo centralizado, o Santos deve entrar em campo no sábado com: 💥️João Paulo, João Lucas, Maicon, Eduardo Bauermann e Lucas Pires; Vinicius Zanocelo, Dodi e Soteldo; Ângelo, Marcos Leonardo e Mendoza.

+ Clique aqui e saiba tudo sobre o Santos

O que você está lendo é [Quatro atacantes? Comentaristas explicam sistema de jogo que Odair pretende usar no Santos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...