Copa do Mundo 2030: candidatos da Espanha aguardam visita da Fifa até fevereiro
Os estádios da Espanha que se candidataram à sede da Copa do Mundo de 2030 aguardam até fevereiro nova visita técnica da Fifa, que vai apresentar os requisitos finais para se receber o torneio. Depois disso, a federação espanhola de futebol (RFEF) vai revisar as candidaturas e definir quais serão as cidades e arenas representantes do país no processo.
💥️Espanha pleiteia junto com Portugal e Ucrânia a oportunidade de receber o Mundial daqui a sete anos e meio. Procurada, a Fifa informou que as regras de candidatura serão publicadas no início de 2023. A RFEF promete ter em breve mais informações.
A reportagem do ge visitou nos últimos dias os estádios do Athletic Bilbao e da Real Sociedad. Este último, a Reale Arena, passou por reforma entre 2017 e 2023, ao custo de 80 milhões de euros (R$ 446,2 milhões).
— Apresentamos a nossa candidatura com resposta para todos os requisitos, o apoio da cidade e da província. Fizemos a reforma do estádio pensando em tudo isso. Para nós, estamos com sinal verde em todos os requisitos, nossa candidatura está pronta — comentou Begoña Larzabal, diretora comercial da Real Sociedad.
A primeira fase de apresentação de candidaturas à federação espanhola terminou no ano passado. Os interessados tiveram que garantir apoio dos clubes, cidades e províncias envolvidos.
💥️+ Confira a tabela do Campeonato Espanhol 2022/23💥️
💥️+ LaLiga busca expansão em meio à crise com Real Madrid e Barcelona
Reale Arena, estádio da Real Sociedad, também é candidato à sede da Copa de 2030 — Foto: Rodrigo Lois
💥️São 15 os estádios espanhóis candidatos a receber jogos na Copa de 2030. Nem todos serão selecionados, e as federações portuguesa e ucraniana ainda não apresentaram suas possíveis arenas para o torneio. Cada país conduzirá seu próprio processo de definição de sede.
No fim de 2022, o presidente da federação espanhola de futebol (RFEF), Luis Rubiales, anunciou que neste ano buscaria um convênio com o governo para incrementar o poder econômico da candidatura. O governo da Espanha já subvencionou 7,5 milhões de euros para o projeto.
— Temos muita confiança. Por causa da pandemia não pudemos receber a Eurocopa-2020 em Bilbao. Acredito que temos um estádio top, de 53 mil lugares de capacidade. O futebol se vive de maneira incrível em Bilbao. Tivemos a Copa do Mundo de 1982 (Brasil jogou lá). Para nós seria incrível repetir isso — afirmou Jon Berasategi, diretor geral do Athletic Bilbao.
💥️Espanha e Portugal assinaram o acordo para a organização conjunta da Copa em outubro de 2023. 💥️A candidatura foi oficializada em junho de 2023, e a 💥️Ucrânia se juntou à iniciativa em outubro do ano passado.
💥️+ Presidente da Uefa diz ter 'certeza' de que a Copa do Mundo de 2030 será na Espanha e em Portugal
2 de 2 Estádio San Mames, do Athletic Bilbao, é um dos candidatos à sede da Copa de 2030 — Foto: EFEEstádio San Mames, do Athletic Bilbao, é um dos candidatos à sede da Copa de 2030 — Foto: EFE
Até o momento, 💥️duas candidaturas para a Copa do Mundo de 2030 foram oficializadas. Além de Espanha, Portugal e Ucrânia, as nações sul-americanas Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai trabalham com uma proposta conjunta. Não podem entrar na disputa países das confederações que receberam a Copa em 2026, ou seja, da Concacaf (América do Norte, América Central e Caribe).
A sede do torneio em 2030 só será anunciada no 74º Congresso da Fifa, em 2024 (ainda sem data específica).
O que você está lendo é [Copa do Mundo 2030: candidatos da Espanha aguardam visita da Fifa até fevereiro].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments