De filho de Fernandão a japonês com tradutor no Bragantino: Copinha tem 14 atletas estrangeiros
Disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior é o desejo de todo jovem jogador que busca ascender no futebol brasileiro. E esse desejo não é apenas de atletas nascidos no Brasil. Na edição deste ano, 14 estrangeiros também buscam notoriedade no principal torneio de base do país.
1 de 2 Japonês Kosei, do Bragantino, comemora gols contra o ABC pela Copinha — Foto: Fernando Roberto/Red Bull BragantinoJaponês Kosei, do Bragantino, comemora gols contra o ABC pela Copinha — Foto: Fernando Roberto/Red Bull Bragantino
O Red Bull Bragantino é o clube participante com mais gringos inscritos. São três estrangeiros, sendo um da Colômbia, outro da Guiné-Bissau e um do Japão. Esse último é o meia Kosei Okazawa, que joga com a camisa 10 do Massa Bruta e tem um tradutor nos treinos para auxiliar a comunicação. Ele marcou dois gols na vitória do time sobre o ABC, na segunda rodada da fase de grupos, que garantiu a classificação da equipe à segunda fase.
Dos 14 jogadores estrangeiros que estão na Copinha, oito são da América Latina, três da África, dois da Ásia e um da Europa. Esse único europeu é o atacante francês Enzo, que é filho do ex-atacante Fernandão, ídolo do Internacional. O jovem nasceu na França quando o pai atuou no país, entre 2001 e 2004.
2 de 2 Enzo, filho de Fernandão, em treino do Internacional — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, InternacionalEnzo, filho de Fernandão, em treino do Internacional — Foto: Ricardo Duarte/Divulgação, Internacional
Nos treinos do Bragantino, um auxiliar técnico que fala japonês serve de tradutor para Kosei. O meio-campista chegou ao Massa Bruta por meio de um intercâmbio do clube com o Cerezo Osaka. Os dois clubes firmaram essa parceria por intermédio de um patrocinador japonês do time de Bragança Paulista.
Kosei, que tem sido um dos destaques do time, se vira como pode para se comunicar com os companheiros.
– Eu me viro com poucas palavras que aprendi. Também gesticulando – disse o jogador ao Jornal Hoje.
O técnico do Bragantino na Copinha, Artur Itiro, destaca a importância dessa mistura de culturas para a formação dos jovens.
– O principal é respeitar a cultura do companheiro, respeitar o companheiro que fala outra língua e, eventualmente, até a cultura futebolística diferente – afirmou.
Veja a relação das nacionalidades abaixo:
O que você está lendo é [De filho de Fernandão a japonês com tradutor no Bragantino: Copinha tem 14 atletas estrangeiros].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments