Análise: Fluminense cumpre papel de vencer na estreia e anima com parte física e recursos ofensivos

Se vencer os pequenos no Campeonato Carioca é quase que uma obrigação sob a perspectiva do torcedor, o Fluminense cumpriu bem o papel diante do Resende. Na estreia no Estadual, o Flu venceu por 2 a 0, no Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, no último sábado.

Diferente de outros anos, até mesmo 2022, em que acabou derrotado de cara pelo Bangu, mas posteriormente se sagrou campeão, o Fluminense de Fernando Diniz retornou sem sofrer tanto com a parte física e mostrando certo entrosamento.

Fluminense vence o Resende no primeiro jogo do ano — Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense 1 de 4 Fluminense vence o Resende no primeiro jogo do ano — Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

Fluminense vence o Resende no primeiro jogo do ano — Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

Algo que foi preservado pela manutenção da base da equipe que terminou a temporada, com os reforços no banco, ainda claramente lutando por espaços e não atuando por nome.

Sem seguir a linha dos outros três grandes rivais do Rio, que ainda não estão com força máxima para o estadual, o Fluminense entrou em campo com titulares.

Campeão no ano passado da Copa Rio, torneio que envolve os times de menor investimento do estado, o Resende iniciou a partida encurtando os espaços do Fluminense e tomando a iniciativa do jogo.

Apostando nos toques curtos, a equipe de Fernando Diniz demorou 12 minutos para quebrar as linhas adversárias e levar perigo. A primeira chance veio após uma virada de jogo, em que Samuel Xavier foi lançado com liberdade na área, mas parou no goleiro Jefferson. O lance deu gás ao time, que abriu o placar sete minutos depois.

💥️+ Contratações do Fluminense para 2023: veja quem chega, quem fica e quem vai embora

Calegari, que foi bem improvisado na esquerda, disparou pelo lado do campo e encontrou Arias na direita. O colombiano buscou Cano na área. O argentino escorou de cabeça para Yago Felipe, mas contou com desvio de Joanderson para a rede para a alegria dos mais de sete mil tricolores no Raulino. Apesar de ter feito o "L", o gol foi dado para o jogador do Resende como contra.

Arias, meia do Fluminense na vitória por 2 a 0 em cima do Resende — Foto: Marcelo Gonçalves/ge 2 de 4 Arias, meia do Fluminense na vitória por 2 a 0 em cima do Resende — Foto: Marcelo Gonçalves/ge

Arias, meia do Fluminense na vitória por 2 a 0 em cima do Resende — Foto: Marcelo Gonçalves/ge

O Fluminense foi para o intervalo tendo Arias como o grande destaque ofensivo. O colombiano mostrou o vigor físico que o consagrou na temporada passada e atuou leve, ocupando espaços e sendo polivalente, algo importante no esquema de Diniz. Na defesa, Manoel foi o alicerce, participando também com bolas longas.

Na segunda etapa, o Flu voltou sem Ganso, que apesar de não ter sido decisivo nos 45 minutos inicias, foi quem cadenciou o meio de campo tricolor. Sem o camisa 10, que sentiu dores nas costas, a equipe teve uma queda de rendimento por não ter mais total controle do meio de campo.

Alan comemora o segundo gol do Fluminense na vitória por 2 a 0 em cima do Resende — Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense 3 de 4 Alan comemora o segundo gol do Fluminense na vitória por 2 a 0 em cima do Resende — Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

Alan comemora o segundo gol do Fluminense na vitória por 2 a 0 em cima do Resende — Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

Diniz então promoveu mudanças que surtiram efeito na ausência do organizador do time e que deram ênfase aos novos recursos do time. Com Alan e o estreante Keno no gramado, a equipe fez o segundo gol em cobrança de pênalti.

Principal contratação da temporada, Keno fez boa jogada individual e encontrou Alan na área. O atacante foi derrubado pelo goleiro Jefferson. Ele mesmo cobrou e marcou um gol importante para um jogador que pode ganhar confiança e ajudar bastante a equipe este ano - e também para coroar a boa jogada do estreante Keno.

Fluminense comemora gol contra o Resende — Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense 4 de 4 Fluminense comemora gol contra o Resende — Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

Fluminense comemora gol contra o Resende — Foto: Marcelo Gonçalves/Fluminense

Atuando contra o "atual campeão dos pequenos", o Fluminense não foi brilhante, como era de se esperar para um primeiro jogo de temporada, mas deu mostras que tem um elenco mais consistente e até mais competitivo no primeiro ato de 2023. Ainda é muito cedo para cravar algo, mas o time saiu de Volta Redonda com uma boa primeira impressão. Diria até que animadora.

Em busca da evolução com a sequência de jogos que o técnico Fernando Diniz deseja, como próprio o treinador afirmou na coletiva após a partida, o Fluminense volta a campo na terça-feira, quando recebe o Nova Iguaçu no Maracanã, às 21h10 (de Brasília).

💥️+ Leia mais notícias do Fluminense

🎧 💥️Ouça o podcast ge Fluminense 🎧

💥️Assista: tudo sobre o 💥️Fluminense💥️ no ge, na Globo e no sportv

O que você está lendo é [Análise: Fluminense cumpre papel de vencer na estreia e anima com parte física e recursos ofensivos].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...