Análise: jogo-treino do Atlético-MG tem pistas de ideias táticas e estilo de jogo de Eduardo Coudet

Uma semana antes da estreia do Atlético-MG em 2023, Eduardo Coudet montou duas formações do time em dois jogos-treinos diante do Villa Nova. Atividade de quatro tempos de 35 minutos. Algumas pistas puderam ser absorvidas nas fotos e imagens divulgadas pelo clube. O esquema tático, por exemplo, será mesmo o 4-1-3-2.

💥️+ Notícias do Atlético💥
💥️+ Contratações do Atlético: veja quem chega, quem fica e quem sai

É um sistema de jogo bem diferente do que o torcedor do Galo esteve acostumado nas últimas temporadas, pois não haverá a presença de pontas no ataque. Hulk e Eduardo Vargas fizeram a dupla na primeira fase do jogo-treino, com o camisa 7 mais à direita, aparecendo recuado para criar jogadas.

No meio de campo, o trio à frente do cabeça de área (Allan é o titular) foi formado por Ademir na direita, Pedrinho na esquerda e Edenilson mais centralizado, com chegada ao ataque. Paulinho, que tem tudo para ser titular, não participou por dor intestinal. Ele deve atuar ao lado de Hulk, e a meia esquerda está à espera do anúncio oficial de Patrick. Zaracho, que é o titular da posição de Ademir, se lesionou no tornozelo e deve voltar só no fim de fevereiro.

Eduardo Coudet irá estrear pelo Atlético diante da Caldense — Foto: Pedro Souza/CAM 1 de 3 Eduardo Coudet irá estrear pelo Atlético diante da Caldense — Foto: Pedro Souza/CAM

Eduardo Coudet irá estrear pelo Atlético diante da Caldense — Foto: Pedro Souza/CAM

No primeiro gol do Atlético, marcado por Hulk, o atacante domina a bola fora da área, tendo Eduardo Vargas ao seu lado. Quando tabela com Edenilson e chuta no canto, quem está dentro da área são Bruno Fuchs e Jemerson. Pode ter sido um lance de cobrança de escanteio. Os únicos jogadores que não aparecem no "frame" são Ademir e Allan.

Na defesa, Eduardo Coudet optou pelo jovem Léo Simoni de lateral direito. Ele é zagueiro de origem e tem contrato no fim (até junho). Mariano também não atuou, pois segue regime de treinamento especial para reforço muscular. Paulo Henrique, contratado neste ano, atuou no "segundo tempo".

Formação do Atlético que iniciou o jogo-treino — Foto: ge 2 de 3 Formação do Atlético que iniciou o jogo-treino — Foto: ge

Formação do Atlético que iniciou o jogo-treino — Foto: ge

O empate do Villa Nova acontece em cobrança de escanteio. É possível notar também que a dupla de ataque - Hulk e Vargas - se posiciona no primeiro poste. O Atlético chegou a acertar a trave três vezes, com Pedrinho (em lançamento de Hulk da direita), Edenilson (chute fora da área) e em cobrança de falta de Hulk.

- É um esquema de jogo diferente. Vamos nos adaptando. Acredito que o que mais me deixa feliz é a intensidade da equipe. Todo mundo compactado. Tenho certeza que faremos grandes jogos. A ideia de jogo é muito boa, jogadores próximos um do outro, com intensidade para atacar e se defender igual - analisou o meia Pedrinho.

O Atlético venceu o Villa por 3 a 0 no segundo jogo-treino, quando Eduardo Coudet modificou toda a escalação, mas manteve a estrutura tática. Os gols foram de Eduardo Sasha (duas vezes) e Cristian Pavón. Ambos fizeram a dupla de ataque, com o argentino na direita.

O primeiro gol foi dele, em jogada de Paulo Henrique na ponta. No lance, é possível ver o posicionamento do trio de meias à frente de Otávio, o outro "cabeça de área" do elenco. Igor Gomes mais na direita, o canhoto Calebe no centro, e o destro Hyoran aberto pela esquerda.

Foi nesta estrutura que nasceu o terceiro gol, o primeiro de Sasha. Ele recebe lançamento longo de Igor Gomes, que estava bem aberto na direita. Porém, o meia ex-São Paulo aparece arrancando na faixa central de campo, ao receber de Sasha, na construção do último gol. Ele avança e joga para Hyoran, aberto na direita, que cruza bonito para o próprio Sasha completar de cabeça.

Formação do Galo na segunda metade do jogo-treino — Foto: ge 3 de 3 Formação do Galo na segunda metade do jogo-treino — Foto: ge

Formação do Galo na segunda metade do jogo-treino — Foto: ge

Uma curiosidade é que os quatro gols do Atlético nos dois jogos-treinos tiveram como garçons quatro novidades do clube para 2023: Edenilson foi contratado junto ao Internacional, o lateral Paulo Henrique assinou após rescindir no Juventude, o mesmo de Igor Gomes, chegando do São Paulo; e o meia Hyoran voltou de empréstimo do Bragantino.

O Atlético irá enfrentar a Caldense no sábado, às 16h30, no Estádio Independência. Porém, ainda aguarda uma sinalização sobre o imbróglio do Campeonato Mineiro, suspenso pelo STJD após pedido do Betim, que denunciou irregularidades do Ipatinga durante a disputa do Módulo II de 2022. O time do Vale do Aço ficou com a vaga na elite, sendo que a equipe da região metropolitana de BH aponta ilegalidade do rival no acesso.

Assista: tudo sobre o Atlético no ge, na Globo e no Sportv

O que você está lendo é [Análise: jogo-treino do Atlético-MG tem pistas de ideias táticas e estilo de jogo de Eduardo Coudet].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...