Campeonato Mineiro: STJD irá se manifestar sobre suspensão após decisão favorável do TJD-MG

O Campeonato Mineiro segue com seu início suspenso, a poucos dias da estreia dos 12 clubes do Módulo I. Entretanto, o STJD ainda irá se manifestar sobre a decisão que "congelou" o Estadual, após receber a decisão do Pleno do TJD-MG mantendo o Ipatinga na primeira divisão e não acatando as denúncias do Betim contra o rival.

O 💥️ge apurou nos bastidores os possíveis caminhos nas próximas horas para a resolução (ou não) que irá capacitar a retomada do Mineiro 2023. A 1ª rodada será disputada entre sábado e segunda-feira. O presidente do STJD, Otávio Noronha, acatou liminar do Betim na última sexta, suspendendo o Mineiro, mas o TJD-MG julgou a ação movida pelo clube na segunda-feira à noite, enviando a decisão (veja detalhes aqui) ao próprio tribunal superior.

", diz a última parte da sentença do Pleno do TJD-MG.

Há uma tendência de Otávio Noronha, assim que tomar conhecimento da decisão do TJD-MG, revogar a sua própria decisão que suspendeu o início do Campeonato Mineiro, e os clubes poderem entrar normalmente em campo no fim de semana. Por outro lado, o Betim irá recorrer da decisão do tribunal mineiro, solicitando efeito suspensivo de sua liminar.

 — Foto: Agência i7/ Mineirão 1 de 1 — Foto: Agência i7/ Mineirão

— Foto: Agência i7/ Mineirão

.

O processo "329/22" é justamente o que recebeu sentença favorável ao Ipatinga na noite desta segunda-feira, na sede do TJD-MG, que é no mesmo prédio da Federação Mineira de Futebol.

Se a decisão de Noronha, a qual suspendeu o Mineiro, foi debruçada sob a argumentação de dano irreparável ao Betim, também há risco de dano para todas as equipes do Módulo I, caso o início do Campeonato Estadual fique suspenso, por causa do calendário.

Em síntese, a denúncia do Betim contra o Ipatinga foi por conta de falsificação na Carteira de Trabalho de alguns jogadores do clube do Vale do Aço, o que tornaria a escalação dos mesmos irregular, infracionando o artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Veja:

O Módulo II de 2022 foi vencido pelo Democrata de Sete Lagoas e teve o Ipatinga como vice-campeão. Ambos se classificaram para o Módulo I de 2023. O Betim ficou em terceiro lugar, um ponto atrás do Ipatinga, e o primeiro fora da zona de acesso. Se o STJD entender que o Ipatinga merece perder pontos de jogos, então o Betim herdaria a vaga na elite.

A disputa do Estadual de 2023 será modificada. Ao invés de pontos corridos na primeira fase, haverá divisão dos 12 clubes em três grupos, sendo que as equipes só enfrentam times de grupos diferentes. Os líderes de cada chave, além do melhor segundo colocado, vão para as semifinais. A final também será em jogos de ida e volta. Veja os duelos da 1ª rodada:

💥️Sábado - 21 de janeiro

💥️Domingo - 26 de janeiro

💥️Segunda - 27 de janeiro

Democrata GV x Democrata SL - 20h30

O que você está lendo é [Campeonato Mineiro: STJD irá se manifestar sobre suspensão após decisão favorável do TJD-MG].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...