Campeonato Capixaba 2023 terá a promoção de 24 jogadores da base

A temporada está apenas no início e jovens promessas estão sendo recompensadas com a promoção a equipe principal. No Campeonato Capixaba 2023 serão 24 jogadores de seis equipes diferentes. Cotados para preencher os elencos, os nomes formados nas categorias de base representam aproximadamente 10% dos jogadores em disputa.

Confira o Guia do Capixaba 2023

Para entrar nesse levantamento, é necessário que o clube tenha informado publicamente a promoção do jogador. Dos dez participantes, apenas Nova Venécia, Porto Vitória, Rio Branco-ES, Vilavelhense e os finalistas da última edição Real Noroeste e Vitória-ES contam com nomes vindos da base.

De imediato, fica claro que as oportunidades chegam para poucos. Apenas 24 promessas compõem os jogadores que disputam a competição estadual. O número corresponde a 9,41% do montante de 255 atletas.

Como na última edição, os torcedores dos clubes da elite capixaba esperam ver novos personagens nos gramados. Em 2022, a competição lançou Gabriel Carioca (Felgueiras-POR), Kaiki Laranjeiras (Americano-RJ), Kaiky (Botafogo) e Renzo (Vitória-ES).

Tanguinha, promessa do Porto Vitória na Copinha 2023 — Foto: Alexandre Neto/jogo.com 2 de 5 Tanguinha, promessa do Porto Vitória na Copinha 2023 — Foto: Alexandre Neto/jogo.com

Tanguinha, promessa do Porto Vitória na Copinha 2023 — Foto: Alexandre Neto/jogo.com

O Porto Vitória é o time que mais tem dado espaço aos jovens da categoria de base do clube. O time da Capital promoveu oito atletas que disputaram a Copa São Paulo de Futebol Júnior 2023. Na edição, o Porto avançou para a fase mata-mata pela primeira vez.

O destaque vai para o jogador de 20 anos, Ryan Augusto Freitas Gomes, conhecido como Tanguinha. O atacante marcou um gol em quatro jogos na Copa SP.

- É só felicidade por ter feito um bom papel na Copinha, ter feito um gol e poder ajudar a equipe em campo. Graças a Deus vou conseguir ser integrado ao profissional e agora é dar o máximo. Quero jogar, vou dar a minha vida igual eu fiz na Copinha. É só focar que vai dar certo - declarou o jogador, que assinou contrato profissional em dezembro de 2022.

Logo atrás está o Vilavelhense com seis jogadores vindos da categoria de base canela-verde. O Vila, porém, lidera em proporção. O dado representa 25% do elenco do time da cidade de Vila Velha. O gerente de futebol, Carlos Oliveira, falou sobre a formatação da equipe do técnico Fellipi Marques, que dirigiu o Vilavelhense no último Campeonato Capixaba e estava à frente da equipe sub-20.

- Sempre trabalhamos assim e os meninos vem com muita vontade de vencer. Sempre dão suas contribuições ao grupo. Temos muitos meninos, mas perdemos para outros clubes até fora do estado como foi com, Jorge Mendes, João Firmino, Matheus Firmino, e outros - declarou ao 💥️ge.

Enzo, do Vitória-ES — Foto: Vitor Nicchio/ge 3 de 5 Enzo, do Vitória-ES — Foto: Vitor Nicchio/ge

Enzo, do Vitória-ES — Foto: Vitor Nicchio/ge

O Vitória, desde a última temporada, procura oportunizar atletas que atuam nas categorias sub-17 e sub-20. Após revelar o volante Kaiky e o meia Renzo, o Alvianil de Bento Ferreira terá cinco jogadores da base para compor o elenco, sendo um de cada posição - o Ninho da Águia, porém, não terá um jovem atacante.

O terceiro goleiro Bartô e o meia Enzo impressionam como os mais novos, com apenas 17 anos. Ambos foram campeões do Campeonato Capixaba Sub-17 2022. O presidente Rodolfo do Carmo explica a reprodução do projeto iniciado na última temporada.

- Importante demais para o processo de recuperação do clube, resgata um histórico e cria identidade dos atletas e seus familiares com o time. Além de serem ativos para futuras vendas e equilíbrio financeiro do clube - declarou o presidente alvianil, em entrevista ao 💥️ge.

Peterson, goleiro revelado pelo Rio Branco-ES — Foto: Instagram 4 de 5 Peterson, goleiro revelado pelo Rio Branco-ES — Foto: Instagram

Peterson, goleiro revelado pelo Rio Branco-ES — Foto: Instagram

Quem acompanha o Rio Branco-ES percebe um intercâmbio de jogadores das categorias de base para o time principal. O clube procura se tornar revelador de atletas e vai contar com o goleiro Peterson e o atacante Heytor.

Na última temporada, o Brancão iniciou o Campeonato Capixaba com seis nomes promovidos. O presidente do Brancão, Paulo Pacheco, falou sobre a formação dos dois atletas do grupo de jogadores.

- Investimento nas divisões de base é um dos pilares da atual gestão. A meta, a médio prazo, é 40% do time profissional ser composto por atletas revelados no clube. Vários fatores compõem este objetivo, dentre eles, atletas profissionais identificados com a agremiação Capa-Preta, somado a implantação do modelo de jogo do clube desde as categorias de base - declarou o presidente capa-preta, ao 💥️ge.

Diego Soares (meia) e Matheus Nobre (meia) passaram pelo trote no Nova Venécia — Foto: Samuel Gomes 5 de 5 Diego Soares (meia) e Matheus Nobre (meia) passaram pelo trote no Nova Venécia — Foto: Samuel Gomes

Diego Soares (meia) e Matheus Nobre (meia) passaram pelo trote no Nova Venécia — Foto: Samuel Gomes

Fora da Grande Vitória, o time mais recente do futebol capixaba, Nova Venécia, aparece à frente do rival local Real Noroeste e dos sulistas Atlético Itapemirim e Estrela do Norte. No entanto, apenas dois anos foram integrados ao elenco principal. Com os meias Diego Soares e Matheus Nobre, o número é o mesmo de 2022, quando o time subiu o meia Thaylan e o atacante Gabriel Carioca.

Além do Leão do Norte, o atual bicampeão Real Noroeste tem um garoto promovido. Trata-se do meia-atacante Renan, que também estava na categoria sub-17. Longe de se aproximar dos números das equipes metropolitanas, o presidente Flaris Olímpio da Rocha falou sobre a intenção de melhorar a estatística.

- Na verdade, atleta de base é muito complicado porque, se tirarmos uma peça por ano para colocar no time profissional, e vingasse, isso já é um fator bastante positivo, uma vez que está se tornando cada vez mais raro a formação. Hoje, os atletas estão com “pensamento muito evoluído” e estão perdendo o foco no futebol. Este ano tínhamos o entendimento com três atletas, mas só um mostrou que despontou e pode ter a oportunidade de um contrato profissional. A ideia é que nos próximos anos isso melhore - declarou ao 💥️ge.

Veja mais notícias no ge.globo/es e siga o ge ES no Instagram e no Twitter.

O que você está lendo é [Campeonato Capixaba 2023 terá a promoção de 24 jogadores da base].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...