Gringos no Barezão: Africanos buscam destaque no futebol amazonense

O futebol brasileiro sempre teve destaques vindos de outros países. Petkovic, Loco Abreu, Cano, Arrascaeta e, agora, tem Luis Suarez. A onda de estrangeiros chegou no Campeonato Amazonense deste ano, quando o Barezão terá quatro atletas africanos em campo por clubes diferentes.

Os nigerianos Franklin e Ifeka e os camaroneses Koffi e Kandem buscam dar um passo a mais na carreira. Para isso, veem o futebol amazonense com bons olhos.

Filho de pai nigeriano e mãe brasileria, o zagueiro Franklin, do Manaus, tem dupla nacionalidade. O sonho dele é jogar pela seleção africana.

Nascido em São Paulo, o defensor passou pela base do Corinthians. Chegou até a ser chamado de Gilzinho, apelido em homenagem ao zagueiro Gil.

Apesar dos 23 anos, ele chega ao Manaus com bagagem. Ainda pela base do clube paulista, Franklin chegou a treinar com a seleção brasileira.

Franklin, nigeriano zagueiro do Manaus — Foto: Ismael Monteiro 1 de 4 Franklin, nigeriano zagueiro do Manaus — Foto: Ismael Monteiro

Franklin, nigeriano zagueiro do Manaus — Foto: Ismael Monteiro

A passagem do lateral Ifeka pelo Parintins será a terceira dele pelo futebol do Norte do país. Ele já atuou pelo Planaltina-DF, Rio Branco-AC e Atlético-PA, mas fazer um bom Campeonato Amazonense pode dar visibilidade para quem sabe um dia chegar na Série A, meta do atleta quando decidiu sair da Nigéria e vir para o Brasil.

Ifeka, lateral do Parintins — Foto: Reprodução 2 de 4 Ifeka, lateral do Parintins — Foto: Reprodução

Ifeka, lateral do Parintins — Foto: Reprodução

Se essa vai ser a primeira vez de Ifeka no Amazonas, o mesmo não pode ser dito dos camaroneses Koffi, de 30 anos, e Kamdem, de 23.

Koffi foi quem chegou primeiro. O volante vai para o seu terceiro Estadual com a camisa do Princesa do Solimões. Ele disputou o Barezão 2023 e 2022 pelo clube de Manacapuru, sendo destaque nas duas passagens.

Koffi, camaronês volante do Princesa — Foto: Arquivo pessoal 3 de 4 Koffi, camaronês volante do Princesa — Foto: Arquivo pessoal

Koffi, camaronês volante do Princesa — Foto: Arquivo pessoal

Para Kamdem, esse será o segundo ano no futebol amazonense. O volante chegou na temporada passada, contratado pelo Manauara e se destacou como um dos melhores volantes do Estadual.

Em alta, o camaronês foi contratado pelo São Raimundo e disputou a Copa Verde pelo clube. Em 2023 ele disputará o Barezão com a camisa do tradicional Rio Negro.

Kamdem, camaronês volante do Rio Negro — Foto: João Paulo Maquiné 4 de 4 Kamdem, camaronês volante do Rio Negro — Foto: João Paulo Maquiné

Kamdem, camaronês volante do Rio Negro — Foto: João Paulo Maquiné

💥️Estreias no Amazonense 2023

O Rio Negro de Kamdem faz a partida inaugural do Estadual. O Galo joga contra o Nacional, na Arena da Amazônia, no dia 28 de janeiro, às 19h.

A primeira rodada do Campeonato Amazonense deste ano promoverá o duelo entre dois dos gringos. O Manaus, atual campeão, enfrenta o Parintins, no dia 29 de janeiro, na Arena da Amazônia. A partida colocará Ifeka e Franklin frente a frente.

+Tabela do Campeonato Amazonense

Koffi e o Princesa do Solimões jogam no domingo, contra Iranduba, às 10h da manhã, na Colina.

O que você está lendo é [Gringos no Barezão: Africanos buscam destaque no futebol amazonense].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...