Baianos no topo: Bahia e Vitória brigam pelo recorde de títulos da Copa do Nordeste

Neste sábado começa mais uma edição da Copa do Nordeste. Em 2023, o estado da Bahia terá três representantes: Atlético de Alagoinhas, Bahia e Vitória. O Carcará tenta o primeiro título além das fronteiras estaduais. Já a dupla Ba-Vi ensaia um duelo particular pelo posto de maior campeão da região.

+ Veja tabela da Copa do Nordeste
+ Guia do Nordestão 2023: veja como chegam os times, os destaques e quem briga por título

Bahia e Vitória tentam o pentacampeonato da Copa do Nordeste — Foto: Arte / ge 1 de 3 Bahia e Vitória tentam o pentacampeonato da Copa do Nordeste — Foto: Arte / ge

Bahia e Vitória tentam o pentacampeonato da Copa do Nordeste — Foto: Arte / ge

Prestes a ter a 20ª edição iniciada, a Copa do Nordeste tem nove campeões diferentes. Cinco clubes já levantaram a orelhuda mais de uma vez. Mas ninguém soltou o grito de campeão tanto quanto os torcedores de Bahia e Vitória. A dupla Ba-Vi acumula oito títulos divididos igualmente entre si.

💥️Clubes campeões da Copa do Nordeste:

🏆🏆🏆🏆
💥️Bahia: 2001, 2002, 2017 e 2023;
💥️Vitória: 1997, 1999, 2003 e 2010.

🏆🏆🏆
💥️Sport: 1994, 2000 e 2014.

🏆🏆
💥️Ceará: 2015 e 2023;
💥️Fortaleza: 2019 e 2022;

🏆
💥️América-RN: 1998;
💥️Campinense: 2013;
💥️Santa Cruz: 2016;
💥️Sampaio Corrêa: 2018.

A Copa do Nordeste foi disputada pela primeira vez em 1994. Depois de um pequeno hiato, voltou a ser organizada em 1997 e teve edições consecutivas até 2003. Após nova pausa, 2010 recebeu mais uma edição. Nos anos seguintes o torneio não foi realizado, mas desde 2013 se faz presente no calendário do futebol brasileiro.

Praticamente toda a história rubro-negra na Copa do Nordeste foi escrita na "primeira metade" da competição. Os quatro títulos foram conquistados entre 1994 e 2010, ao longo das primeiras nove edições. Nesse período, o Vitória ainda foi vice-campeão três vezes.

Nos últimos anos, no entanto, o Leão tem perdido protagonismo no cenário regional. Desde que a competição voltou ao calendário do futebol, em 2013, dez edições já foram realizadas. O Vitória não só não venceu nenhum título no período, como sequer disputou uma final. As melhores campanhas foram as semifinais de 2015, 2017 e 2023.

Vitória e Jacuipense se enfrentaram pela pré-Copa do Nordeste no Barradão — Foto: Pietro Carpi/Divulgação/E.C. Vitória 2 de 3 Vitória e Jacuipense se enfrentaram pela pré-Copa do Nordeste no Barradão — Foto: Pietro Carpi/Divulgação/E.C. Vitória

Vitória e Jacuipense se enfrentaram pela pré-Copa do Nordeste no Barradão — Foto: Pietro Carpi/Divulgação/E.C. Vitória

Do outro lado da rivalidade, o Bahia espalha as cores vermelho, azul e branco em diferentes períodos da Copa do Nordeste. Não à toa, o Tricolor é o clube com mais finais disputadas, são nove no total. Além dos quatro títulos, o Esquadrão perdeu a decisão em cinco oportunidades.

Nos últimos dez anos, quando a competição foi disputada de maneira ininterrupta, o Bahia chegou em cinco decisões. Metade das dez possíveis. Os títulos conquistados em 2017 e 2023 fizeram o Tricolor igualar as conquistas do Vitória e dividir com o rival o cargo de maior campeão do Nordeste.

Bahia campeão da Copa do Nordeste — Foto: Romildo de Jesus/Futura Press 3 de 3 Bahia campeão da Copa do Nordeste — Foto: Romildo de Jesus/Futura Press

Bahia campeão da Copa do Nordeste — Foto: Romildo de Jesus/Futura Press

Depois de uma edição que não deixou saudade para os baianos, o estado volta a ter os dois maiores times na principal competição do Nordeste. Em 2022, o Rubro-Negro parou ainda no Pré-Nordestão ao cair nos pênaltis para o Botafogo-PB. Enquanto isso, o Esquadrão se despediu na fase de grupos, também de forma precoce. O campeão foi o Fortaleza.

Este ano, os dois tetracampeões estão presentes na fase de grupos e partem, pelo menos neste quesito, em condição de igualdade na corrida pelo pentacampeonato. Quando o assunto é o momento atual, no entanto, Vitória e Bahia ocupam páginas diferentes. Enquanto o Rubro-Negro encara turbulências, o Tricolor navega em céu de brigadeiro.

Depois do Grupo City adquirir 90% da SAF do Esquadrão, o time passa por uma reformulação e vem com novo ânimo para 2023. Doze contratações foram feitas, dentre elas as duas maiores da história do clube: Biel e Johanner Chávez. O Bahia venceu os três compromissos que fez até agora no ano e tem 100% de aproveitamento no Campeonato Baiano.

💥️Jogos do Bahia em 2023:

Após vencer o compromisso mais recente, o técnico Renato Paiva mostrou a importância da competição regional durante a entrevista coletiva na Arena Fonte Nova.

- Já tinha dito que ia jogar com um time mais secundário hoje para aguardar a Copa do Nordeste, mas independentemente disso, o que eu possa fazer, cabe a nós. Jogo difícil para o Bahia, Sampaio Corrêa, vamos lá tentar, com todo respeito, mas zero medo. Ir lá, tentar impor nosso jogo, ganhar - afirmou o português.

O Vitória vive uma situação diferente. O Rubro-Negro não venceu nenhum dos três jogos disputados pelo Campeonato Baiano e ocupa a penúltima posição na tabela de classificação, dentro da zona de rebaixamento da competição estadual. O time treinado por João Burse vai estrear na Copa do Nordeste em meio a um jejum de três partidas.

💥️Últimas exibições do Vitória:

A boa notícia é que, em maio ao caos neste início de 2023, justamente a Copa do Nordeste tem sido o motivo de alegria para os rubro-negros. O Leão começou o ano com triunfos sobre Cordino (2x1) e Jacuipense (1x0) para passar pelas fases prévias e garantir um lugar na fase de grupos.

Agora, o desafio é superar o momento ruim para buscar o título regional e retomar o protagonismo vermelho e preto no futebol nordestino.

O que você está lendo é [Baianos no topo: Bahia e Vitória brigam pelo recorde de títulos da Copa do Nordeste].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...