Gols rápidos e erros: defesa vira problema para o Santos no início do Paulistão
Depois de ser parte importante do desempenho do Santos no Brasileirão do ano passado, a defesa do Peixe tem apresentado erros em sequência neste início de temporada.
Se em 2022 o setor contava com os destaques de João Paulo, Maicon e Eduardo Bauermann, a realidade de 2023 tem sido até agora com gols sofridos nos primeiros minutos das partidas do Campeonato Paulista.
💥️Leia mais sobre o 💥️Santos💥️:
💥️+ Odair vê Santos em reconstrução e fala em evolução
💥️+ João Paulo pede calma com início do Santos
O Peixe saiu atrás no placar nos três jogos até agora da temporada: Mirassol, Guarani e São Bernardo. No primeiro confronto do ano, João Paulo foi traído em um chute de longa distância, mas o Peixe conseguiu virar o marcador.
1 de 2 Maicon atuou pelo lado esquerdo da defesa do Santos contra o São Bernardo — Foto: Jhony Inácio/ Santos FCMaicon atuou pelo lado esquerdo da defesa do Santos contra o São Bernardo — Foto: Jhony Inácio/ Santos FC
Contra o Guarani, erro na saída de bola de Eduardo Bauermann abriu caminho para pênalti cometido por João Paulo e gol dos donos da casa na derrota santista. No domingo, mais uma vez um gol no início da partida, aos oito minutos do primeiro, mudou a característica da partida contra o São Bernardo.
A sequência defensiva tem sido um incômodo para Odair Hellmann. Após a partida contra o São Bernardo, no domingo, o treinador do Peixe ressaltou a necessidade de mudanças para os próximos jogos da temporada.
– Nós vamos evoluir, vamos melhorar, temos situações boas, mas o encaixe coletivo tem um tempo para acontecer. Por exemplo, saímos três vezes atrás do placar em três jogos. Em um a gente não conseguiu reverter porque tomamos o gol com 19 segundos no segundo tempo. Hoje, buscamos de novo e não fizemos só um gol, fizemos dois. No segundo tempo controlamos o jogo, colocamos a bola no chão mesmo com a dificuldade do campo. Temos que corrigir isso para não tomarmos o gol tão cedo, simplificar um pouco mais quando o jogo está nessa bola longa, entrar mais simples.
O encaixe coletivo citado pelo comandante santista passa pela proposta de jogo da nova comissão técnica e, também, pelas peças que chegaram. Em comparação com o ano passado, os laterais-direitos Madson e Auro deixaram o time, e Felipe Jonatan, na esquerda, ainda se recupera de uma lombalgia. Na zaga, Messias chegou para reforçar o setor.
No duelo contra o São Bernardo, por exemplo, Messias iniciou a partida, e Maicon precisou ser deslocado para jogar pelo lado esquerdo da defesa, função que não havia sido desempenhada pelo experiente defensor no ano passado.
Outro setor que passa por alterações em relação a 2022 é o meio-campo. Durante boa parte do ano passado, o Peixe atuou com uma dupla de volantes formada por Rodrigo Fernández e Vinícius Zanocelo. Para este ano, Dodi foi contratado e é um dos homens de confiança de Hellmann.
2 de 2 Dodi chegou recentemente e ainda busca entrosamento com elenco — Foto: Ivan Storti/Santos FCDodi chegou recentemente e ainda busca entrosamento com elenco — Foto: Ivan Storti/Santos FC
Odair Hellmann tenta encontrar o melhor encaixe com testes durante a disputa do estadual. Com pouco tempo para treinar e a pressão para melhorar desempenho e resultados, o treinador vê a oscilação no início de temporada como normal. Mas crê na evolução do Peixe.
– Eu, como treinador, estou buscando encaixes tanto na parte técnica, para que a gente possa ter essa melhora na posse porque temos velocidade e drible, e também na parte defensiva com encaixes de movimento e marcação. Isso tudo é encaixe, leva tempo. Quando você tem menos jogos, você pode recuperar e treinar, mas a gente só pode mostrar vídeo, recuperar e jogar de novo. Nas outras equipes já é difícil, imagina então no Santos que estão construindo uma equipe e pressionado por resultados. Vão ter oscilações, a responsabilidade é minha, mas os jogadores estão buscando uma evolução. Vamos fazer isso.
+ Clique aqui e saiba tudo sobre o Santos
🎧 💥️Ouça o podcast ge Santos🎧
O que você está lendo é [Gols rápidos e erros: defesa vira problema para o Santos no início do Paulistão].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments