Campeonato Capixaba 2023: Times estreiam com elencos muito renovados

Junto ao início do calendário da temporada 2023, o Campeonato Capixaba dá as boas-vindas aos reforços que chegaram como novidade nos 10 clubes. O índice de renovação dos clubes, em relação ao segundo semestre de 2022, chega a 75,4%.

Elencos tiveram modificações importantes com a saída de jogadores de forma definitiva ou por empréstimo. O levantamento do 💥️ge Espírito Santo leva em conta, entre os 205 reforços, jogadores que deixaram os times de elite, ao fim da Copa Espírito Santo, para jogar A Série B 2022 por empréstimo.

Os tradicionais Rio Branco-ES e Vitória-ES tem casos de reforços por fim de empréstimo. O Capa-Preta tem o retorno de Caio Martins e Ramon Vitor, que estavam no Capixaba. O atual vice-campeão volta a ter a disposição Allan Camilatto, Alex Augusto e João Paulo, que estavam no Jaguaré, Dodô Gonçalves, Carlinhos e João Moura, que estavam no Atlético Itapemirim, além de Rodriguinho, ex-Porto Vitória.

A manutenção das ideias de jogo e reposições, também passa por dentro das próprias instituições. Em números absolutos, o Nova Venécia foi o único clube que estendeu contrato com mais de dez nomes (13). Assim, 42 atletas estão em seus respectivos clubes desde o fim do ano passado e 14 foram formados na base.

Estrela do Norte mudou todo o elenco do Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Avison Comunicação 2 de 4 Estrela do Norte mudou todo o elenco do Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Avison Comunicação

Estrela do Norte mudou todo o elenco do Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Avison Comunicação

Com novos técnicos, Atlético Itapemirim, Estrela do Norte e Serra movimentaram o mercado da bola em silêncio. Desde o fim do calendário no ano passado, as três equipes protagonizaram uma reformulação geral de seus elencos.

Outra vez, o Estrela do Norte se candidata a briga pelo título do Campeonato Capixaba. Sem mudar a receita, a equipe vem inteiramente reformulada. O diretor de futebol, Anderson Grasseli, comandou o recorde de contratações da competição, com 26 reforços.

- Desde quando o presidente Bruno Mazzoco me chamou para estar a frente do futebol profissional do Estrela, a gente vem buscando a reformulação, a inovação. Para 2023, nós trouxemos um perfil de treinador experiente, que é o Vladimir de Jesus e já teve uma passagem pelo Estrela e mediante a contratação de toda comissão técnica, nós traçamos um perfil de atleta, que são atletas formados em grandes clubes que representam o nosso futebol brasileiro, também mesclando com atletas mais experientes. Estamos esperançosos para o início da competição e acreditamos que com essa vontade do elenco e com esse formado inovador, nós podemos brigar entre os primeiros e até mesmo ser campeão. - declarou ao 💥️ge.

Vilavelhense vai disputar o Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Vilavelhense 3 de 4 Vilavelhense vai disputar o Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Vilavelhense

Vilavelhense vai disputar o Campeonato Capixaba 2023 — Foto: Vilavelhense

Em uma análise geral, o Vilavelhense considera importante manter o elenco e subir atletas da base. O time canela-verde seguiu um ideal de forma a registrar taxa de renovação do em 41,7%. O número foi o menor entre todas as dez equipes que disputam a elite capixaba.

Segundo o gerente de futebol, Carlos Oliveira, a prioridade é a permanência da equipe na Série A do Estadual. Por considerar importante ter jogadores adaptados a competição, o fato de ser o único com índice inferior aos 50% é visto com bons olhos pelo diretoria.

- Se o time está forte, eu não sei. Mas bem motivado para a competição. Conseguimos trabalhar bem os meninos, acredito que vamos dar nosso melhor para permanecer na Séria A, que a cada ano vem se tornando mais competitiva. Assim temos que trabalhar mais. O nosso treinador é novo, tem muita vontade e está se qualificado para dar seu melhor nesta competição. - declarou ao 💥️ge.

Desportiva Ferroviária renovou com 3 jogadores e contratou outros 18 — Foto: Vitor Nicchio/ge 4 de 4 Desportiva Ferroviária renovou com 3 jogadores e contratou outros 18 — Foto: Vitor Nicchio/ge

Desportiva Ferroviária renovou com 3 jogadores e contratou outros 18 — Foto: Vitor Nicchio/ge

Chegam ao Campeonato Capixaba os clubes mais tradicionais do torneio juntos pelo quinto ano consecutivo, Rio Branco-ES, Desportiva Ferroviária e Vitória-ES, donos do maior número de títulos, apresentaram índice de renovação do elenco superior a 50%

O Locomotiva Grená chama a atenção por jogar a competição com 90,9% do elenco formado por atletas recém-chegados. Rio Branco-ES (75%) e o Vitória-ES (65,6%) completam o pódio. Novo gerente de futebol, Fabiano Rossato, pontua novas ideias e projetos na Tiva.

- Nós reformulamos bem a equipe, renovamos com alguns jogadores. Claro, dentro do nosso orçamento, confiamos muito na equipe. Sabemos que nosso orçamento não é o mais alto do campeonato, estamos correndo por fora, mas a Desportiva tem camisa e briga sempre pelo título. Pelo nome e pela história, brigar pelo título é normal. Corremos por fora porque sabemos que tem equipes com poder financeiro bem acima da gente - declarou ao 💥️ge.

Veja mais notícias no ge.globo/es e siga o ge ES no Instagram e no Twitter.

O que você está lendo é [Campeonato Capixaba 2023: Times estreiam com elencos muito renovados].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...