Renato Augusto destaca marca de 200 jogos pelo Corinthians: "Tudo o que vivi neste clube foi mágico"

O empate sem gols contra a Inter de Limeira teve poucas emoções para a torcida do Corinthians no último sábado, mas para Renato Augusto foi um jogo marcante. Afinal, ao sair do banco ele completou 200 jogos pelo clube.

Vivendo a segunda passagem pelo Timão, o jogador de 34 anos não esconde a alegria por pode alcançar tantas coisas pelo clube em que venceu três títulos e marcou 24 gols.

💥️Leia também
+ Tudo sobre Corinthians x Guarani
+ Lembra deles? Veja nomes que vieram do Bugre

– Por tudo o que passei aqui dentro, com momentos especiais e momentos difíceis, poder chegar a uma marca deste tamanho... Meu primeiro ano foi muito difícil (2013), com poucos jogos, muitos problemas e dar a volta por cima, poder conquistar muita coisa e chegar numa marca expressiva de 200 jogos é especial – disse o jogador à "Corinthians TV".

Renato Augusto vai completar 200 jogos pelo Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians 1 de 4 Renato Augusto vai completar 200 jogos pelo Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians

Renato Augusto vai completar 200 jogos pelo Corinthians — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians

Uma das referências técnicas da equipe, o jogador espera escrever ainda mais capítulos em sua história dentro do Corinthians.

– Temos um torcedor muito apaixonado, que é diferente, que vive o Corinthians. E ser chamado de ídolo, o que não cabe a mim dizer se sou ou não, mas chegar a esse ponto mostra que meu trabalho foi bem feito e que estou correspondendo ao que o torcedor quer. E por a cada jogo receber esse carinho, só tenho a agradecer. Tudo o que vivi neste clube foi mágico. Agora, chegando aos 200 jogos, espero poder ainda passar um bom tempo vestindo essa camisa – projetou.

Abaixo, relembre momentos históricos vividos por Renato Augusto no Corinthians.

O meia foi contratado no fim de 2012, no momento em que o Timão vivia o auge, após o título mundial sobre o Chelsea. Ele estava no Bayer Leverkusen, da Alemanha, e vivia momento difícil, após uma sequência de lesões.

Para comprar 50% dos direitos econômicos de Renato Augusto o Corinthians pagou cerca de 4 milhões de euros (equivalente a R$9,5 milhões na época).

O primeiro jogo de Renato Augusto pelo Corinthians está perto de completar nove anos. Foi em 27 de janeiro de 2013, contra o Mirassol, fora de casa, pelo Paulistão.

O meia começou com tudo pelo Timão, dando assistência precisa para Romarinho marcar o gol da vitória.💥

Em 16 de março, no Pacaembu, Renato Augusto balançou a rede pela primeira vez pelo Timão, também em grande estilo. Com uma cavadinha, ele fechou a vitória por 3 a 0, sobre a União Barbarense, no Paulistão. O goleiro era Walter.

O meia não esteve em campo no primeiro título conquistado por ele pelo Corinthians. Durante a fase de grupos do Paulistão, Renato sofreu uma grave lesão muscular na coxa direita e teve de ficar afastado dos campos por mais de dois meses.

De longe, ele viu o Timão bater o Santos na decisão estadual, na Vila Belmiro, e faturar o 27º Paulista de sua história.

Corinthians campeão paulista em 2013 — Foto: Hélio Suenaga/LatinContent 2 de 4 Corinthians campeão paulista em 2013 — Foto: Hélio Suenaga/LatinContent

Corinthians campeão paulista em 2013 — Foto: Hélio Suenaga/LatinContent

Já no segundo título, ele não só esteve em campo como também foi protagonista. Na primeira final da Recopa Sul-Americana, contra o rival São Paulo, no Morumbi, Renato Augusto marcou um belíssimo gol de cobertura em Rogério Ceni e garantiu a vitória alvinegra por 2 a 1. A conquista da taça seria confirmada dias depois, no Pacaembu, com novo triunfo, desta vez por 2 a 0.

Durante partida entre Corinthians e Bahia, pelo Brasileirão de 2013, Renato Augusto sofreu uma cotovelada do atacante Souza e fraturou o arco zigomático (um dos ossos da face).

Por conta da lesão, ele teve de passar por cirurgia, além de treinar e jogar com uma máscara. O estilo "Zorro" durou pouco tempo, já que o meia alegou que o objeto na face o atrapalhava e decidiu assumir o risco de jogar sem proteção.

Renato Augusto treina de máscara no Corinthians, em 2013 — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians 3 de 4 Renato Augusto treina de máscara no Corinthians, em 2013 — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians

Renato Augusto treina de máscara no Corinthians, em 2013 — Foto: Rodrigo Coca / Ag.Corinthians

As lesões atrapalharam bastante o começo de Renato no Corinthians. Em agosto de 2013, ele foi submetido a uma artroscopia no joelho e chegou a cogitar uma aposentadoria precoce dos gramados. No primeiro ano pelo Timão, o jogador atuou em 31 partidas, sendo apenas 20 como titular.

O fisioterapeuta Bruno Mazziotti entrou em ação e mapeou desequilíbrios musculares no meia que o prejudicavam. Assim, Renato passou a fazer trabalhos específicos no Lab R9 (laboratório de biomecânica do Corinthians) e voltou melhor para 2014, quando atuou 44 vezes.

Renato Augusto faz trabalho em laboratório de biomecânica com fisioterapeuta Bruno Mazziotti — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag.Corinthians 4 de 4 Renato Augusto faz trabalho em laboratório de biomecânica com fisioterapeuta Bruno Mazziotti — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag.Corinthians

Renato Augusto faz trabalho em laboratório de biomecânica com fisioterapeuta Bruno Mazziotti — Foto: Daniel Augusto Jr/Ag.Corinthians

O ano de 2015 foi o da redenção de Renato Augusto pelo Corinthians. Ao lado de Jadson, ele comandou de forma magistral o meio de campo alvinegro na conquista do título brasileiro.

O bom desempenho levou o jogador para a seleção brasileira garantiu a ele o prêmio de melhor jogador do Brasileirão.

Logo no começo de 2016, Renato Augusto se despediu do Corinthians após receber uma proposta do Beijing Guoan, da China, que ele disse ser irrecusável.

– Eu não escolhi a China. A China me escolheu. Minha ideia inicial não era essa. Jogador tem dez anos para ganhar dinheiro. Chega uma proposta dessa, para pensar nos seus filhos e talvez nos netos, vai balançar. Principalmente um jogador com meu histórico. Posso começar ano e ter lesão. Aí falaria que era melhor ter ido – argumentou na época.

Em julho de 2023 o Corinthians anunciou a volta de Renato Augusto ao clube, com contrato até o fim de 2023. O jogador deixou o Beijing Guoan após não conseguir retornar para a China durante a pandemia de Covid-19 e ficar seis meses sem receber salários.

Logo na reestreia, Renato entrou no segundo tempo marcou um golaço diante do Ceará.

Em 2022, Renato jogou bem em momentos importantes da temporada, como a fase eliminatória da Copa do Brasil. Ele deu três assistências no duelo das quartas de final, contra o Atlético-GO, e fez um gol em cada semifinal contra o Fluminense. Na decisão, porém, o Corinthians foi derrotado nos pênaltis pelo Flamengo.

🎧 Ouça o podcast ge Corinthians🎧

💥️+ Assista: tudo sobre o 💥️Corinthians💥️ na Globo, sportv e ge

O que você está lendo é [Renato Augusto destaca marca de 200 jogos pelo Corinthians: "Tudo o que vivi neste clube foi mágico"].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...