Com Juan Gauto, Náutico mantém tradição de contar com jogadores paraguaios no elenco
Titular nas três últimas partidas do Náutico, o volante Juan Gauto vem mantendo uma tradição do clube pernambucano nos últimos seis anos. A de sempre contar no elenco com pelo menos um jogador paraguaio. Ele é o sétimo atleta nascido no país a defender o alvirrubro nos últimos seis anos
+ Náutico tem sete titulares absolutos nos seis jogos disputados pelo time em 2023
1 de 3 Juan Gauto, volante do Náutico — Foto: Marlon Costa/Pernambuco PressJuan Gauto, volante do Náutico — Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press
Por sinal, o Náutico é a primeira experiência de Gauto fora do Paraguai. Antes, o meio-campista, de 28 anos, atuou por Rubio Ñu, River Plate, Fulgencio Yegros e 12 de Outubro.
- Gostei muito da cidade e do torcedor do Náutico. Isso facilita a adaptação. O jogo aqui é um pouco distinto, mas venho trabalhando para pegar prontamente a qualidade e ir melhorando a cada dia - afirmou Gauto.
+ Com quatro reforços ainda para estrear, técnico comemora "ganho de repertório" no Náutico
A presença paraguaia no Náutico começou em 2018, com o atacante Ortigoza, e deu muito certo. O jogador, com passagens anteriores no Brasil por Cruzeiro e Palmeiras, foi o principal nome alvirrubro no título pernambucano que tirou o clube de um jejum de 14 anos sem títulos.
Ao todo, Ortigoza disputou 26 partidas pelo Náutico e marcou 13 gols. Uma média de um gol a cada dois jogos.
No embalo de Ortigoza, a diretoria alvirrubro trouxe ainda em 2018 o volante Jorge Jiménez, que também agradou, permanecendo no clube para a temporada seguinte, quando fez parte do elenco campeão da Série C.
No total, Jiménez defendeu o Náutico em 43 partidas, com cinco gols marcados.
2 de 3 Jiménez Náutico — Foto: Marlon Costa / Pernambuco PressJiménez Náutico — Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press
Já em 2023, os paraguaios contratados pelo Náutico não deram tão certo. Atualmente destaque no Olimpia, o atacante Guillhermo Paiva chegou ao Timbu como desconhecido, e apesar de ter disputado 28 jogos, não conseguiu se firmar na equipe, começando apenas dez vezes como titular. Foram quatro gols marcados.
Ainda assim, retornou em 2023 e teve desempenho parecido, disputando 30 jogos, sendo titular em 14 oportunidades, e marcando cinco gols. No currículo, ainda somou o título pernambucano, na reserva.
Voltando a 2023, outro paraguaio que vestiu a camisa alvirrubra foi o meia Júnior Britez. Mas apenas cinco vezes, nenhuma como titular e sem gols marcados.
Pior ainda fez Jorge Colman, atacante trazido em 2023, que sequer entrou em campo.
Antes da chegada de Juan Gauto, o último paraguaio a defender o Timbu havia sido o também volante Richard Franco, no ano passado. Pelo clube, foi campeão pernambucano, disputou 46 partidas, 38 delas como titular, e marcou quatro gols.
3 de 3 Richard Franco comemora gol do Náutico contra o Sport — Foto: Marlon Costa / Pernambuco PressRichard Franco comemora gol do Náutico contra o Sport — Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press
Porém, não resistiu ao rebaixamento para a Série C e fez parte da reformulação de elenco do Náutico, deixando o clube, se transferindo em seguida para o Remo.
Vale lembrar que o atual elenco do Náutico conta com outro estrangeiro. O atacante colombiano Paul Villero.
💥️2023 - Juan Gauto💥️2022 - Richard Franco💥️2021 - Guilhermo Paiva e Jorge Colman💥️2020 - Guillermo Paiva e Junior Britez💥️2019 - Jorge Jiménez💥️2018 - Jose Ortigoza e Jorge Jiménez
O que você está lendo é [Com Juan Gauto, Náutico mantém tradição de contar com jogadores paraguaios no elenco].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments