Jürgen Klopp enfrenta no Liverpool a "maldição do sétimo ano"; entenda
A derrota do Liverpool para o Brighton, no último domingo, que eliminou os Reds da Copa da Inglaterra, é a nona da equipe na temporada. O número já supera cinco das sete temporadas concluídas por Klopp na Inglaterra, mesmo restando ainda mais de quatro meses de jogos em 2022/23.
Com a decepcionante campanha de nono lugar na Premier League após 19 jogos disputados, e o pior desempenho desde a primeira temporada no clube, quando assumiu durante o andamento na crise deixada por Brendan Rodgers, Jürgen Klopp vai confirmando a "💥️maldição do sétimo ano" na carreira.
Ele completou sete anos no Liverpool no último mês de outubro. Até então, o alemão colecionou glórias, com títulos da Premier League, Champions League, Mundial de Clubes, e 💥️ao menos um em todos torneios que disputa. Mas veio o sétimo ano.
A maldição é citada na Europa pois o treinador viveu momentos ruins a esta altura também em seus dois clubes anteriores: 💥️Mainz e 💥️Borussia Dortmund, ambos da Alemanha. Veja mais abaixo como foi a trajetória nos outros dois casos.
1 de 3 Jürgen Klopp enfrenta no Liverpool a 'maldição do sétimo ano', assim como no Mainz 05 e no Borussia Dortmund — Foto: InfografiaJürgen Klopp enfrenta no Liverpool a 'maldição do sétimo ano', assim como no Mainz 05 e no Borussia Dortmund — Foto: Infografia
Klopp foi histórico no Mainz. Com uma carreira modesta como jogador, ele estava atuando ainda como lateral, já em fim de carreira, quando assumiu o comando técnico da equipe interinamente na reta final de 2000/01 e conseguiu evitar o rebaixamento da segunda para a terceira divisão.
Efetivado no cargo, rapidamente fez a equipe praticar um bom futebol e passou perto de conseguir o acesso pela primeira vez do Mainz à Bundesliga em 2001/02 e 2002/03. Finalmente, em 2003/04 Klopp conseguiu conduzir a equipe à elite.
O Mainz fez boas temporadas até chegar em 2006/07, quando ele completou sete anos no comando da equipe e acabou sendo rebaixado novamente para a segunda divisão. Na sétima temporada à frente do clube alemão, não conseguiu o acesso e acabou dando adeus ao primeiro trabalho como treinador.
2 de 3 Jürgen Klopp iniciou carreira de treinador no Mainz — Foto: Christof Koepsel/Bongarts/Getty ImagesJürgen Klopp iniciou carreira de treinador no Mainz — Foto: Christof Koepsel/Bongarts/Getty Images
Com o bom trabalho apresentado no Mainz, surgiu a Klopp a oportunidade de assumir o Borussia Dortmund na temporada 2008/09. Já em 2010/11 e 2011/12, conseguiu um bicampeonato da Bundesliga, algo que nenhum clube, exceto o Bayern, conseguia desde o próprio Dortmund em 1995/96.
No clube aurinegro, Klopp conquistou, além das duas Bundesligas, uma Copa da Alemanha e três edições da Supercopa nacional. Um dos momentos mais marcantes da gloriosa passagem pelo Borussia foi, no entanto, a chegada à final da Champions, em 2012/13, com direito a vitória por 4 a 1 sobre o Real Madrid na semifinal.
Porém, Klopp fatalmente chegou ao sétimo ano no Borussia Dortmund. Foi quando ele teve de longe seu pior aproveitamento na equipe, chegou a lutar contra o rebaixamento no primeiro turno da Bundesliga e terminou com o sétimo lugar, fora da zona de classificação para as ligas europeias. Após a campanha, encerrou sua passagem pelo clube e assinou com o Liverpool.
3 de 3 Juergen Klopp teve grande passagem pelo Borussia Dortmund, até chegar ao sétimo ano — Foto: APJuergen Klopp teve grande passagem pelo Borussia Dortmund, até chegar ao sétimo ano — Foto: AP
Em entrevista dada em outubro de 2022, quando completou os sete anos no Liverpool, Klopp foi questionado sobre a coincidência. Especialmente após o início ruim dos Reds na temporada, em má fase que segue até agora. O treinador deixou a superstição de lado.
"A situação nos clubes era muito diferente. Uma maldição de sete anos não está planejada ou acontece porque perdi energia, ou coisas assim", disse Klopp, à época.
O que você está lendo é [Jürgen Klopp enfrenta no Liverpool a "maldição do sétimo ano"; entenda].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments