Capixaba 2023: laser, árbitros com "uniforme de goleiro" e golpe do Hulk na 2ª rodada

A primeira fase do Campeonato Capixaba 2023 é de tiro curto e, com a segunda rodada finalizada, os times começam a conhecer suas respectivas brigas dentro da competição. A disputa chegou a marca de dez jogos em uma rodada carimbada por torcida alvinegra deixando o estádio - e o Rio Branco-ES -, lasers contra o rosto de jogadores, confusão com uniformes e até golpe estilo “Hulk” nos gramados.

A segunda rodada começou na última quarta-feira, com o Vitória-ES superando o Porto Vitória (assista), sem dificuldades no Kleber Andrade. Na quinta, o Estrela do Norte venceu o Nova Venécia, com o gol mais rápido do torneio (assista). Na sexta-feira, o Real Noroeste bateu o Serra para retomar a liderança (assista). O fim de semana definiu crise e Z-2: no sábado, o Rio Branco-ES foi dominado pelo Vilavelhense (assista) e, no domingo, o Atlético Itapemirim perdeu para a Desportiva Ferroviária (assista).

Entre os destaques positivos, o atual bicampeão Real Noroeste e o vice-campeão Vitória-ES dividem a liderança com 100% de aproveitamento. As duas forças do Espírito Santo no cenário nacional foram os únicos visitantes vitoriosos última rodada.

O💥️ ge Espírito Santo selecionou mais destaques com os momentos que chamaram a atenção do torcedor ao longo da segunda rodada do Campeonato Capixaba 2023.

Na abertura da rodada, o árbitro Dyorgines José Padovani de Andrade e seus auxiliares usaram camiseta laranja e bermuda preta. A única diferença da combinação para o goleiro Jordan, do Porto Vitória, estava nos meiões, que eram pretos ao invés de laranja. No primeiro tempo o jogo aconteceu normalmente, mas, na etapa final, os juízes voltaram a campo com camisa amarela.

Trio de Arbitragem e o goleiro Jordan, do Porto Vitória, com a mesma combinação de uniformes — Foto: TV Educativa/Governo do ES 1 de 9 Trio de Arbitragem e o goleiro Jordan, do Porto Vitória, com a mesma combinação de uniformes — Foto: TV Educativa/Governo do ES

Trio de Arbitragem e o goleiro Jordan, do Porto Vitória, com a mesma combinação de uniformes — Foto: TV Educativa/Governo do ES

O que ostenta de gols marcados, falta de uniformes de goleiro. Fora de casa, o atual vice-campeão Vitória-ES venceu o Porto Vitória com o goleiro Allan Camillato vestindo o uniforme principal dos jogadores de linha (a camisa 1 azul). A fornecedora de material esportivo não enviou o material completo dos goleiros e o arqueiro foi a campo com a camisa 26. Prova disso é que, ao se lesionar, Allan Camillato deu lugar ao reserva Felipe, com o número 27.

Goleiros Camillato e Felipe usaram os uniformes dos jogadores de linha — Foto: TV Educativa/Governo do ES 2 de 9 Goleiros Camillato e Felipe usaram os uniformes dos jogadores de linha — Foto: TV Educativa/Governo do ES

Goleiros Camillato e Felipe usaram os uniformes dos jogadores de linha — Foto: TV Educativa/Governo do ES

Seja Liniker, seja Linnick, certamente os volantes de Nova Venécia e Estrela do Norte, respectivamente, não conferem com frequência a existência de pessoas homônimas, que homenagearam o ex-atacante inglês Gary Lineker. Rivais no último final de semana, os jogadores transformam o futebol capixaba em celeiro de nomes bastante excêntricos.

Liniker x Linnick — Foto: TV Educativa/Governo do ES 3 de 9 Liniker x Linnick — Foto: TV Educativa/Governo do ES

Liniker x Linnick — Foto: TV Educativa/Governo do ES

O árbitro Fabiano Alves (FES) relatou na súmula do jogo entre Estrela do Norte e Nova Venécia, no Sumaré, o uso de laser apontado em direção ao gramado. A utilização do artefato aconteceu no início do confronto. No documento, o juiz fez a seguinte citação: “Aos 08' (oito minutos) de jogo do primeiro, foi percebido no campo de jogo raios de laser que, identificados, estavam vindos dos edifícios ao redor do estádio. O problema não continuou no decorrer do jogo.” Apesar de o árbitro ter relatado, o laser seguir marcando o campo de jogo até o minuto 13 do primeiro tempo.

Laser no jogo entre Estrela e Nova Venécia — Foto: TV Educativa/Governo do ES

O atacante Tony estreou pelo Vitória-ES e deixou um gol no confronto contra o Porto Vitória. Nas graças da torcida, o jogador recebeu um apelido curioso, que lembra o craque do Atlético-MG. O “Hulk Alvianil” se destacou pelo futebol apresentado, vigor físico e uma disputa de bola contra três adversários.

Tony, o Hulk Alvianil — Foto: TV Educativa/Governo do ES

O goleiro Neguett, com direito a pênalti defendido, trabalhou na segunda rodada. Um dos grandes nomes do Campeonato Capixaba 2023, o arqueiro do Real Noroeste brilhou diante do Serra. Aos 24 minutos do primeiro tempo, o goleiro defendeu o pênalti de Henrique Tiririca sem dar rebote e garantiu a vitória do Real, no Robertão.

Goleiro Neguett, do Real Noroeste, defende pênalti cobrado por Henrique Tiririca, do Serra — Foto: TVE/Governo do ES

Os números de Serra x Real Noroeste revelaram que o confronto registrou o maior número de faltas até agora na temporada 2023. Ao longo do confronto, foram 48 faltas marcadas, incluindo oito cartões amarelos. O Real Noroeste foi responsável por 30 das faltas anotadas. Com os contra-ataques parados com falta, principalmente, no segundo tempo, o Tricolor Serrano fez 18 faltas.

Real Noroeste x Serra — Foto: Wagner Chaló 4 de 9 Real Noroeste x Serra — Foto: Wagner Chaló

Real Noroeste x Serra — Foto: Wagner Chaló

Desde que voltou a elite capixaba, o Vilavelhense venceu um jogo contra o Rio Branco-ES. No último sábado, o time canela-verde venceu o maior campeão do Espírito Santo, por 3 a 0, fora os ameaços. Uma cena chamou a atenção nas arquibancadas do Kleber Andrade. Antes do apito final, os torcedores do Brancão abandonaram o estádio, após as duas derrotas em duas rodadas.

Torcida do Rio Branco-ES deixa o estádio antes do fim do jogo — Foto: TV Educativa/Governo do ES

Antes do Liverpool encarar o Brighton, pelo Campeonato Inglês, "dois jogadores do fizeram um duelo no estádio Engenheiro Araripe. O encontro trata-se do volante Jhonatan “Salah”, do Atlético Itapemirim, e do zagueiro João Sorriso, da Desportiva Ferroviária, apelidado de “Van Dijk” com seus 1,91m.

Jhonatan Salah do Atlético Itapemirim — Foto: Wagner Chaló 5 de 9 Jhonatan Salah do Atlético Itapemirim — Foto: Wagner Chaló

Jhonatan Salah do Atlético Itapemirim — Foto: Wagner Chaló

Aos 30 anos de idade, o egípcio Mohamed Salah é o maior artilheiro de uma única edição de Premier League (32 gols), conquistou a Liga dos Campeões, conduziu o Egito para uma Copa do Mundo e já foi indicado a Bola de Ouro. Jhonatan, o Salah de Vila Velha, está no início de carreira e, aos 17 anos, estreia no Campeonato Capixaba como um dos dez jogadores mais jovens da competição.

Do outro lado tinha o zagueiro João Sorriso, que ostenta um visual semelhante ao melhor defensor do mundo, o holandês Virgil Van Dijk. Em campo, Sorriso fez uma partida mais consistente e ajudou a sua equipe a conquistar a primeira vitória no Estadual.

João Sorriso, da Desportiva Ferroviária, apelidado de Van Dijk pela semelhança fisica — Foto: Wagner Chaló 6 de 9 João Sorriso, da Desportiva Ferroviária, apelidado de Van Dijk pela semelhança fisica — Foto: Wagner Chaló

João Sorriso, da Desportiva Ferroviária, apelidado de Van Dijk pela semelhança fisica — Foto: Wagner Chaló

As divididas intensas também marcaram o jogo entre Desportiva Ferroviária e Atlético Itapemirim, no domingo. Os dois times buscavam a primeira vitória na competição e a “vontade” por pouco não virou preocupação para o restante do Campeonato Capixaba.

Entrada de Rael, da Desportiva Ferroviária, em Eliel, do Atlético Itapemirim — Foto: TV Educativa/Governo do ES

Aos 26 minutos da segunda etapa, o atacante Rael fez uma falta dura em Eliel. O jogador acertou a canela do lateral, que ficou caído. Nenhum cartão foi aplicado. Aos 39 minutos, Gabriel Henrique também deu um carrinho forte em Wesley Pratti, mas desta vez a arbitragem deu o cartão para o jogador do Galo.

Entrada de Gabriel Henrique, do Atlético Itapemirim, em Wesley Pratti, da Desportiva Ferroviária — Foto: TV Educativa/Governo do ES

Com vitória, a Desportiva Ferroviária começou a caminhada longe do torcedor no Engenheiro Araripe. A Locomotiva Grená vai jogar a primeira fase com portões fechados em razão de confusão nas arquibancadas e arremesso de objetos no gramado na última temporada. A Tiva ainda tem que cumprir mais quatro jogos de punição.

Desportiva Ferroviária jogou sem torcida contra o Atlético Itapemirim — Foto: TV Educativa/Governo do ES 7 de 9 Desportiva Ferroviária jogou sem torcida contra o Atlético Itapemirim — Foto: TV Educativa/Governo do ES

Desportiva Ferroviária jogou sem torcida contra o Atlético Itapemirim — Foto: TV Educativa/Governo do ES

Impedidos de acompanhar a Locomotiva Grená in loco, os torcedores do time de Jardim América estiveram na frente do estádio Engenheiro Araripe para acompanhar juntos. Do lado de fora, os fãs puderam comemorar dois gols da Tiva na vitória diante do Atlético Itapemirim.

Torcida da Desportiva faz a festa fora do Araripe — Foto: Grenamor 8 de 9 Torcida da Desportiva faz a festa fora do Araripe — Foto: Grenamor

Torcida da Desportiva faz a festa fora do Araripe — Foto: Grenamor

Sem dúvida, cada árbitro tem um estilo de arbitragem, e cada jogo tem sua própria história. Além de Serra x Real Noroeste, o confronto entre Desportiva Ferroviária e Atlético Itapemirim registrou um número de faltas superior a 40. A variação estabeleceu 25 faltas cometidas pela Desportiva e 17 pelo Galo da Vila. Foram dez cartões amarelos e nenhum vermelho.

Desportiva Ferroviária x Atlético Itapemirim, pelo Campeonato Capixaba — Foto: Wagner Chaló 9 de 9 Desportiva Ferroviária x Atlético Itapemirim, pelo Campeonato Capixaba — Foto: Wagner Chaló

Desportiva Ferroviária x Atlético Itapemirim, pelo Campeonato Capixaba — Foto: Wagner Chaló

A segunda rodada do Campeonato Capixaba 2023 chegou ao fim com três candidatos concorrendo ao Gol Mais Bonito. O primeiro é o atacante Piauí, do Real Noroeste, que fez de cobertura contra o Serra. O segundo é o colombiano Montaño, do Vilavelhense, que aproveitou uma falha da defesa do Rio Branco-ES e acertou o ângulo. Por fim, o meia Walber, da Desportiva Ferroviária, que em cobrança de falta abriu o caminho para a vitória sobre o Atlético Itapemirim. 💥️Vote abaixo no gol mais bonito!

Veja mais notícias no ge.globo/es e siga o ge ES no Instagram e no Twitter.

O que você está lendo é [Capixaba 2023: laser, árbitros com "uniforme de goleiro" e golpe do Hulk na 2ª rodada].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...