Plano do Palmeiras para chegar "voando" na Supercopa foi traçado ainda em 2022; saiba os detalhes
O que Abel Ferreira falou aos seus jogadores no intervalo da Supercopa e após a conquista em cima do Flamengo tornou pública sua avaliação: o Palmeiras estava melhor fisicamente do que seu adversário na vitória por 4 a 3 de sábado, no estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).
Ainda que o grupo tenha sido um dos últimos a se reapresentar para treinos com bola, após 45 dias do início das férias, a programação definida ainda no ano passado foi chave para o sucesso na conquista do primeiro título da temporada.
💥️Mais notícias do 💥️Palmeiras💥️:
💥️+ Palmeiras ainda tenta contratar Michael, do Al Hilal
💥️+ Federação Paulista sai em defesa de Abel Ferreira
Daniel Gonçalves, coordenador científico do Palmeiras, e Abel Ferreira — Foto: Cesar Greco
– Já fizemos o planejamento no fim de outubro, pensando neste jogo da Supercopa. Estávamos praticamente entrando em férias, mas a temporada não ia acabar, pelo foco neste jogo – recordou Daniel Gonçalves, coordenador científico, ao 💥️ge.
– Nos últimos três anos, um estudo mostrou que o Palmeiras tinha sido uma das equipes que mais jogou no mundo. E isto bateu com as percepções de fadiga mental apresentada nos últimos jogos do Brasileiro. Para dar tempo da recuperação mental, ficamos preocupados com a forma física e técnica, porque 45 dias (fora do CT) correria o risco de precisar de um tempo maior de preparação – acrescentou.
O Núcleo de Saúde e Performance e a comissão técnica citam no dia a dia da Academia de Futebol a importância do bem-estar social, junto dos cuidados físicos. O desgaste mental gera uma preocupação, até para manter um bom ambiente de trabalho.
As eliminações nas competições de mata-mata e a sequência de decisões nos últimos anos fizeram o clube entender que era necessário dar mais tempo para os jogadores fora da Academia do que os 30 dias de costume nas férias.
Mas isto não significou não ter uma rotina de trabalho. Já em dezembro, os jogadores receberam uma cartilha de atividades a serem realizadas, e depois o clube voltou a usar os treinos virtuais, implementados na época do isolamento da pandemia do coronavírus. Os resultados foram considerados muito satisfatórios.
– Avaliamos os jogadores em novembro, orientamos e demos três semanas "off". Depois, duas semanas de trabalho com uma cartilha e mais duas semanas de trabalhos virtuais. A gente considerou isto como uma pré-temporada – detalhou Daniel.
– Os atletas estavam monitorados por controle de carga interna, GPS e monitor de frequência cardíaca. Eram treinos para gerarem adaptação. E se eles tivessem perdas aceitáveis, de até 10%, poderiam voltar e já fazer o trabalho específico de futebol.
– Nas avaliações (de reapresentação), a maioria dos atletas atingiu o objetivo, eles tiveram perda pequena e uns até melhoraram, porque os atletas chegaram satisfeitos, bem recuperados mentalmente, com alegria para os trabalhos e a intensidade bem elevada – completou.
Com a sinalização de que os jogadores voltaram dos 45 dias longe do CT em boas condições, Abel Ferreira e sua comissão técnica investiram em uma preparação que incluiu dias com jogos-treinos de manhã e de tarde.
2 de 2 Endrick passa por bateria de exames na Academia de Futebol — Foto: Cesar GrecoEndrick passa por bateria de exames na Academia de Futebol — Foto: Cesar Greco
A avaliação é de que isto fez os jogadores retomarem suas condições técnica e tática, mas gerou um desgaste nas primeiras rodadas do Paulista. A ideia de poupar os titulares contra o Ituano, quarta, na véspera da decisão de sábado passado, serviu para tirar este efeito acumulado da preparação e entregar o time mais fresco para o duelo com o Flamengo.
A avaliação é de que o Palmeiras hoje está em uma boa condição física, mas ainda não a ideal, já que este é apenas o início da temporada. A expectativa é de que o elenco se aproxime do auge mais perto do mata-mata do Estadual.
O "primeiro capítulo" da temporada era a disputa da Supercopa. Depois da conquista, muito comemorada, Abel poupou os titulares no triunfo sobre o Mirassol, quarta, e prepara o retorno deles contra o Santos, neste sábado, pela sexta rodada do Paulistão.
Após atingir o primeiro objetivo, o foco agora muda e vai para a classificação no Estadual. O Palmeiras hoje é o dono da melhor campanha, com 11 pontos em cinco jogos.
– (A Supercopa) Foi um jogo de muita exigência, entre duas das maiores equipes do futebol brasileiro. Os atletas necessitam curtir os momentos, precisam valorizar as vitórias, sentir as derrotas para ressignificar. A equipe comemorou no sábado após o jogo, domingo, e na segunda e terça mostrou fadiga de resíduo do jogo – contou o coordenador científico.
– O Abel e o João (Martins, auxiliar) perceberam que a melhor estratégia era dar descanso aos atletas (contra o Mirassol) e chance aos demais para mostrar seu potencial. Agora vamos ter um nível ótimo de recuperação para sábado e com praticamente todos à disposição, exceto Lomba (que sofreu uma fratura em um dedo da mão) – afirmou.
– O primeiro objetivo do Palmeiras é classificar para a fase sequente do campeonato (Paulista) em primeiro do grupo. Acreditamos que até o fim do Paulista os jogadores vão adquirir uma fase física ótima, para manter o ritmo durante a temporada – encerrou Daniel Gonçalves.
+ Veja mais notícias do Palmeiras
🎧 💥️Ouça o podcast ge Palmeiras🎧
O que você está lendo é [Plano do Palmeiras para chegar "voando" na Supercopa foi traçado ainda em 2022; saiba os detalhes].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments