Algoz do Fla e rival do Real, Al-Hilal (de Zagallo e Rivelino) perdeu para o Santa Cruz há 44 anos; relembre

Se o Al-Hilal pôs água no chope do Flamengo na semifinal do Mundial de Clubes, o Santa Cruz, há 44 anos, num confronto até então inédito, já superou o algoz do Rubro-negro. Tudo aconteceu em uma excursão na Europa e Oriente Médio, em 1979. E terminou em título para os pernambucanos.

+Saiba mais notícias do Santa Cruz

Time do Santa Cruz em excursão pelo Oriente Médio, em 1979 — Foto: Betinho, ex-atacante do Santa Cruz/Arquivo Pessoal 1 de 5 Time do Santa Cruz em excursão pelo Oriente Médio, em 1979 — Foto: Betinho, ex-atacante do Santa Cruz/Arquivo Pessoal

Time do Santa Cruz em excursão pelo Oriente Médio, em 1979 — Foto: Betinho, ex-atacante do Santa Cruz/Arquivo Pessoal

Na ocasião, o clube tricolor passou por países como Catar, Bahrein, Romênia e França - onde, na cidade Luz, em 1º de abril daquele ano, no estádio Saint Quen, empatou com o Paris Saint-Germain, no derradeiro duelo da viagem e que rendeu ao Santa Cruz a honraria "Fita Azul", concedida na época pela CBD (antecessora da CBF) ao clube brasileiro que voltasse invicto de uma excursão fora do País.

+Santa Cruz lança uniforme em homenagem ao título do Fita Azul

Recortes do Diario de Pernambuco sobre o jogo entre Santa Cruz x PSG — Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco 2 de 5 Recortes do Diario de Pernambuco sobre o jogo entre Santa Cruz x PSG — Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco

Recortes do Diario de Pernambuco sobre o jogo entre Santa Cruz x PSG — Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco

O 2 a 2 se somou à campanha geral do time, invicto nos 12 jogos que fez. No total, foram 10 vitórias e dois empates. Registros do 💥 da época descrevem a atuação do Santa Cruz como de "garra e técnica".

Santa Cruz x Paris Saint-Germain, em 1979, jogando a Fita Azul — Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco 3 de 5 Santa Cruz x Paris Saint-Germain, em 1979, jogando a Fita Azul — Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco

Santa Cruz x Paris Saint-Germain, em 1979, jogando a Fita Azul — Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco

O duelo do Santa Cruz contra o Al Hilal foi o último da excursão tricolor no Golfo Pérsico antes de seguir viagem rumo à Europa. Uma partida, diga-se, já selada no primeiro tempo, com Carlos Barbosa, Betinho e Alfredo Santos marcando os gols do 3 a 0 em cima do hoje algoz do Flamengo e que, na época, tinha Rivelino como meio campista.

💥️"Uma autêntica máquina de jogar futebol", definiu a crônica do duelo feita pelo 💥️Diario de Pernambuco. Os elogios, entretanto, não pararam por aí, indo além de um aparente "bairrismo". Partiram também de Mário Jorge Lobo Zagallo, campeão mundial pela Seleção e treinador da equipe saudita.

Zagallo elogia Santa Cruz após o seu time, Al Hilal, perder para o Tricolor — Foto: Arquivo Pessoa/Diario de Pernambuco 4 de 5 Zagallo elogia Santa Cruz após o seu time, Al Hilal, perder para o Tricolor — Foto: Arquivo Pessoa/Diario de Pernambuco

Zagallo elogia Santa Cruz após o seu time, Al Hilal, perder para o Tricolor — Foto: Arquivo Pessoa/Diario de Pernambuco

- Bem, vou opinar. O Santa Cruz, esta noite, se apresentou um time bem melhor do que contra o Nasser. Pedrinho deu mais segurança à defesa e Alfredo voltando a sua posição compôs melhor o setor defensivo. 💥Givanildo centralizou todas as jogadas e era humanamente impossível meu time ultrapassar este obstáculo - conta.

De volta a Recife, o Santa Cruz desembarcou no Aeroporto dos Guararapes dia 2 de abril, às 12h10, sendo recebido pela torcida, que sob festa a aguardava a delegação.

Cerca de 60 soldados da Polícia Militar e 10 viaturas foram acionados, com direito a assinatura de termo de compromisso do então presidente coral, Rodolfo Aguiar, assumindo possíveis danos ao Aeroporto.

Jornal traz o retorno da delegação do Santa Cruz após a conquista do título do Fita Azul — Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco 5 de 5 Jornal traz o retorno da delegação do Santa Cruz após a conquista do título do Fita Azul — Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco

Jornal traz o retorno da delegação do Santa Cruz após a conquista do título do Fita Azul — Foto: Arquivo/Diario de Pernambuco

Uma decisão, diga-se, tomada após o coronel Carlos Vilela de Andrade determinar que o ônibus do clube, assim que o avião pousasse, tivesse que ser colocado na pista a fim de evitar aproximação do público com os jogadores.

01/03, Kuwait: Santa Cruz 5 x 1 Seleção do Kuwait
06/03, Kuwait: Santa Cruz 1 x 1 Seleção do Kuwait
08/03, Bahrein: Santa Cruz 3 x 0 Seleção do Bahrein
11/03, Catar: Santa Cruz 4 x 0 Seleção do Catar
13/03, Catar: Santa Cruz 4 x 1 Seleção do Catar
14/03, EAU: Santa Cruz 2 x 1 Seleção de Dubai
17/03, EAU: Santa Cruz 3 x 0 Seleção de Abu Dhabi
18/03, EAU: Santa Cruz 3 x 0 Al Ain
20/03, EAU: Santa Cruz 6 x 2 Nasser Sport Club
22/03, Árabia Saudita: Santa Cruz 3 x 0 Al-Hilal
30/03, Romênia: Santa Cruz 4 x 2 Seleção da Romênia
01/04, França: Santa Cruz 2 x 2 Paris Saint-Germain

O que você está lendo é [Algoz do Fla e rival do Real, Al-Hilal (de Zagallo e Rivelino) perdeu para o Santa Cruz há 44 anos; relembre].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...