Capixaba 2023: Trapalhada de árbitro e barbeiragem com ambulância na 5ª rodada

A primeira fase do Campeonato Capixaba 2023 caminha para o fim e muita coisa aconteceu nos gramados. Pergunte para qualquer fã do sobre a quinta rodada e a resposta vai envolver a coleção de acontecimentos atípicos no clássico Vitória-ES x Serra. Foi o jogo da rodada, mas também houve outros fatos marcantes.

A quinta rodada começou pela parte debaixo da tabela. Na quinta-feira, o Estrela venceu o Atlético Itapemirim. No dia seguinte, também no Engenheiro Araripe, foi a vez de Desportiva e Vilavelhense protagonizarem o primeiro empate do Estadual. No sábado, o Rio Branco-ES bateu o Nova Venécia e o Real Noroeste deu o troco pelo noroeste do estado ao vencer o Porto Vitória. A rodada terminou com briga na parte de cima: Vitória e Serra empataram no clássico.

No quesito panorama, os resultados embolaram de vez a parte debaixo da tabela, com o Nova Venécia na briga. No topo, apenas o Real Noroeste ganhou uma posição e encostou no líder Vitória-ES.

No carrossel dos técnicos, o Estrela do Norte saiu do padrão e “inovou” ao transformar o diretor de futebol Anderson Grasseli em técnico interino. O membro da diretoria, formado em educação física, justificou o modus operandi do Gigante do Sul com vitória na estreia, que impediu o Estrela de entrar no Z-2.

Anderson Grasseli substitui Vladimir de Jesus no Estrela do Norte — Foto: Henrique Montovanelli/FES 1 de 2 Anderson Grasseli substitui Vladimir de Jesus no Estrela do Norte — Foto: Henrique Montovanelli/FES

Anderson Grasseli substitui Vladimir de Jesus no Estrela do Norte — Foto: Henrique Montovanelli/FES

Se o Estrela não está no Z-2, muito se deve ao goleiro Júlio César. Diante do lanterna, Atlético Itapemirim, o Alvinegro foi pressionado e por pouco não se viu em "maus lençois”. O primeiro tempo terminou sem gols graças a duas defesas do arqueiro do Estrela. Após cobrança de escanteio, Júlio César defendeu cabeçada de Iranildo e apareceu para espalmar o rebote.

Júlio César, do Estrela do Norte, faz duas defesas incríveis — Foto: TV Educativa/Governo do ES

Mesmo sem torcida para esquentar o ambiente, jogadores e comissão técnica dos dois lados colecionaram reclamação contra a arbitragem. Após o apito final, o gerente de futebol Fabiano Rossato foi até o trio de arbitragem questionar o pênalti marcado para o Vila e recebeu o cartão vermelho. No entanto, a punição não consta na súmula, apenas as aspas do dirigente grená: .

Fabiano Rossato critica arbitragem — Foto: Reprodução TVE 2 de 2 Fabiano Rossato critica arbitragem — Foto: Reprodução TVE

Fabiano Rossato critica arbitragem — Foto: Reprodução TVE

Antes do Campeonato Capixaba 2023, todos os gols do volante Waldir Roque no futebol capixaba haviam sido de pênalti. Na atual temporada, além de ser preciso na marca da cal, o jogador do Vila foi chegou a balançar as redes com a bola rolando. No empate em 2 a 2 com a Desportiva, Waldir Roque chegou a quatro gols em cinco jogos, sendo o goleador máximo da Série A do Estadual.

Sem atuar desde julho de 2022, o goleiro Luís Carlos finalmente começou como titular no Nova Venécia. Em sua primeira participação, o reforço de 35 anos defendeu um pênalti na partida que terminou em derrota para o Rio Branco-ES, por 2 a 1. Aos 15 minutos do primeiro tempo, Paulo Ricardo bateu no canto esquerdo e o goleiro mostrou sua experiência.

Defesa de pênalti do goleiro Luis Carlos, do Nova Venécia — Foto: TVE

Do outro lado, o Rio Branco-ES também tinha um estreante. Foi dos pés de Fabrício Perdigão que o Brancão construiu a vitória sobre o Nova Venécia. Aos 38 minutos, em contra-ataque, o meia disparou pela esquerda e chutou para marcar. O time alvinegro voltou a vencer e manteve vivo o sonho de permanecer na elite capixaba.

Enquanto torcedores do Alvianil de Bento Ferreira esperavam na fila para entrar no estádio Salvador Costa, o Serra já balançava as redes. Com menos de dois minutos, o time visitante chegou ao gol em sua primeira finalização. Lateral goleador, Bruno Boca aproveitou o espaço dentro da área, após cobrança de escanteio, para marcar em mais um jogo.

Craque do Vitória-ES, o meia João Paulo assustou os torcedores no Salvador Costa. O jogador foi substituído depois de sofrer uma concussão. No lance, Juninho, do Serra, aparece com o cotovelo alto no momento em que João Paulo disputa a bola com Baianinho. Além do desmaio, o resultado da entrada desproporcional foi lábio rasgado.

João Paulo cai desacordado após choque com Juninho Mello — Foto: TVE

João Paulo recuperou a consciência ainda dentro de campo. Ele passou por exames físicos e neurológicos e já se reapresentou a equipe nesta segunda-feira.

Jogadores de Serra e Vitória-ES socorrem João Paulo — Foto: TVE

Ao ser acionado para o caso de João Paulo, o motorista da ambulância protagonizou uma barbeiragem daquelas. Ao passar apertado pelo portão que dá acesso ao gramado, o automóvel ficou preso junto a grade e perdeu uma das sirenes. Se não fosse o suficiente, a arbitragem não autorizou a entrada da ambulância. Ainda próxima ao portão, o veículo teve que dar ré e retornar por onde entrou.

Ambulância quebra parte do portão do Salvador Costa — Foto: TVE

No clássico entre Serra e Vitória-ES, o árbitro encerrou o jogo, houve confusão, ele voltou atrás na decisão e a partida foi reiniciada. Toda a trama aconteceu seis minutos antes do tempo acrescido, ou seja, o tempo correto para encerramento da sexta rodada. No entanto, o juiz consultou o quarto árbitro e deu prosseguimento.

Os gols mais bonitos da quinta rodada foram premiados com vitória. O primeiro veio logo na abertura da rodada, com Velasque superando o goleiro Lucas Clalp. No lance, o lateral cobrou falta na área, ninguém atacou a bola e ela morreu no fundo do gol.

O segundo gol de destaque da rodada também foi em Cariacica, mas no estádio Kleber Andrade. O volante Fabrício Perdigão invadiu a área e bateu para abrir o placar para o Rio Branco-ES. Já na parte de cima da tabela, contra o Porto Vitória, Anderson Balbino finalizou de fora da área para ajudar o Real Noroeste a se aproximar da liderança.

Veja mais notícias no ge.globo/es e siga o ge ES no Instagram e no Twitter.

O que você está lendo é [Capixaba 2023: Trapalhada de árbitro e barbeiragem com ambulância na 5ª rodada].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...