Atlético de Alagoinhas, Bahia e Vitória: baianos fazem pior início da história na Copa do Nordeste
Passadas três rodadas da primeira fase da Copa do Nordeste, os representantes baianos parecem ainda não terem estreado na competição regional. Somados os jogos de Atlético de Alagoinhas, Bahia e Vitória, são nove partidas disputadas, com dois empates e sete derrotas. Nenhum time do estado venceu até agora no Nordestão.
+Veja a tabela na Copa do Nordeste
+Veja mais notícias do Vitória
+Acompanhe as notícias do Bahia
Copa do Nordeste — Foto: Divulgação / Campinense
Esse é o pior início das equipes baianas na Copa do Nordeste desde 2013, quando o campeonato passou a ser organizado pela CBF. Uma mancha na história do estado que tem os dois maiores campeões regionais.
Bahia e Vitória são os únicos tetracampeões da competição. O Leão foi venceu em 1997, 1999, 2003 e 2010. Já o Esquadrão levantou o caneco em 2001, 2002, 2017, 2023.
Em 2023 a dupla Ba-Vi não faz jus ao histórico vitorioso na competição. O Bahia ocupa a sétima posição do grupo B com apenas um ponto em três partidas disputadas, cinco a menos do que o Ceará, último time dentro G-4. A partida contra o Fortaleza, na última terça-feira, foi a prova da inconstância da equipe na competição. O Bahia jogou mal e foi goleado pelo Leão do Pici, por 3 a 0.
💥️Jogos do Bahia na Copa do Nordeste 2023
Para o técnico Renato Paiva, o time tem capacidade de reverter a situação e se classificar nos próximos cinco jogos, três deles fora de casa (Atlético de Alagoinhas, Sport, Fluminense-PI).
A menor pontuação de um clube classificado para as quartas de finais, desde 2018, foi sete pontos. Na ocasião, o Vitória garantiu a vaga.
- No Nordeste ainda não estamos eliminados. Calma. É jogo a jogo. Só quando estivermos eliminados eu vou assumir. Esse time ainda não morreu. Essa gente sabe reagir - afirmou o treinador, após a derrota para o Fortaleza.
O Bahia foi último representante do estado a ser campeão da Copa do Nordeste, em 2023, contra o Ceará. Além disso, o Tricolor coleciona as melhores campanhas de times baianos nas últimas edições da competição, com quatro finais em seis anos.
💥️Finais que o Bahia disputou desde 2017
2 de 4 Bahia vence o Ceará e conquista a Copa do Nordeste — Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia
Bahia vence o Ceará e conquista a Copa do Nordeste — Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia
O Vitória vive situação parecida no torneio regional, ocupando a penúltima posição do grupo A, com apenas um ponto. Antes da fase de grupos, o Rubro-Negro ainda passou por Cordino e Jacuipense na Pré-Copa do Nordeste.
O Leão se classificou para o mata-mata pela última vez em 2023, ano em que caiu nas semifinais, contra o Ceará. Em 2022, o Vitória sequer passou da fase preliminar, quando perdeu a disputa de pênaltis para o Botafogo-PB.
A Copa do Nordeste também se tornou um divisor de águas para o Rubro-Negro. João Burse, ex-técnico do Vitória, foi demitido depois da derrota para o CSA, pela terceira rodada do Nordestão. Quem assumiu foi Léo Condé, que já soma sua primeira derrota no torneio regional, contra o Sergipe, na última quarta-feira, por 2 a 1, derrota que aprofundou a crise do time.
Para o novo treinador, a queda de produção do time na partida em Aracaju é resultado da sequência pesada de jogos, no Nordestão e no Campeonato Baiano.
- Acho que um dos principais fatores que percebi no Vitória é o desgaste geral do aspecto físico e emocional pela quantidade elevada de jogos no início da temporada. Sem dúvidas é o que está mais atrapalhando o Vitória neste momento. Mas não tem como fugir dela. É uma realidade - disse o treinador, após a derrota no Batistão.
💥️Jogos do Vitória no Nordestão 2023
3 de 4 Léo Condé comanda treino do Vitória — Foto: Pietro Carpi/EC Vitória
Léo Condé comanda treino do Vitória — Foto: Pietro Carpi/EC Vitória
O Atlético de Alagoinhas vive um momento turbulento na temporada. São quatro jogos sem vencer, o que resultou na demissão do treinador Agnaldo Liz; Rodrigo Chagas foi contratado para assumir o posto após um período em que o Carcará esteve sob o comando do interino Zé Carijé.
Na Copa do Nordeste, O Carcará tem a pior campanha da competição em 2023, com três derrotas em três jogos. A equipe também tem a defesa mais vazada, com sete gols sofridos; uma média de mais de dois gols por partida.
Vale lembrar que o Atlético fez a melhor campanha de um time do interior baiano desde 2013, quando a CBF passou a organizar o torneio. Em 2022, o time de Alagoinhas somou onze pontos e se classificou para as quartas de finais na quarta posição do grupo A.
💥️Jogos do Atlético na Copa do Nordeste 2023
4 de 4 Agnaldo Liz foi demitido do Carcará após começo de temporada ruim — Foto: Atlético de Alagoinhas / Divulgação
Agnaldo Liz foi demitido do Carcará após começo de temporada ruim — Foto: Atlético de Alagoinhas / Divulgação
Na oitava rodada, Bahia e Atlético se enfrentam, no Carneirão, na próxima sexta-feira, às 21h (de Brasília). Já o Vitória encara o ABC, no Barradão, no próximo sábado, às 16h30 (de Brasília).
O que você está lendo é [Atlético de Alagoinhas, Bahia e Vitória: baianos fazem pior início da história na Copa do Nordeste].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments