Análise: Palmeiras encontra opção que pode fazer ataque engrenar, mas perde força após substituições

O empate por 2 a 2 com o Corinthians foi disputado em uma condição atípica, o gramado pesado pela forte chuva que caiu na Neo Química Arena, mas deu ao Palmeiras uma opção que pode ajudar a fazer o ataque engrenar.

Abel Ferreira tem escalado Rony pela direita, Dudu na esquerda e Endrick centralizado. Só que o camisa 10 funciona melhor como centroavante, o camisa 7 atuou ano passado na direita, e o garoto ainda não balançou as redes em 2023.

💥️Mais notícias do 💥️Palmeiras💥️:
+ Abel faz alerta após empate com o Corinthians
+ Veja as notas dos jogadores do Verdão no Dérbi

Rony e Endrick comemoram gol do Palmeiras contra o Corinthians — Foto: Cesar Greco 1 de 4 Rony e Endrick comemoram gol do Palmeiras contra o Corinthians — Foto: Cesar Greco

Rony e Endrick comemoram gol do Palmeiras contra o Corinthians — Foto: Cesar Greco

Após o gol marcado no início do jogo pelo Corinthians, Abel mudou o posicionamento dos três: Dudu voltou para o lado direito, Endrick jogou como um segundo atacante pela esquerda, e Rony voltou a ser o centroavante. Piquerez, antes fazendo a saída de três na defesa, subiu ao ataque, e Marcos Rocha ficou mais atrás, até construindo por dentro.

Esta reorganização fez crescer o desempenho especialmente de Endrick e Rony. A movimentação do camisa 10 dentro da área rendeu o gol de empate, nas costas de Gil.

No segundo tempo, ele venceu novamente a disputa com a marcação corintiana para virar o placar, após cobrança de escanteio. As duas assistências foram de Raphael Veiga.

É válido testar mais vezes o ataque com o posicionamento usado no Dérbi. Rony funciona melhor como centroavante (mesmo sendo ponta a carreira toda), e Endrick tem capacidade para fazer esta função de um atacante que faz a diagonal para a área.

Abel, inclusive, já disse que gosta de jogar com dois centroavantes.

Gol de Rony em Corinthians x Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli 2 de 4 Gol de Rony em Corinthians x Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

Gol de Rony em Corinthians x Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

O camisa 16 deu trabalho para Fagner jogando assim, e a partir de sua saída o Verdão começou a perder força no clássico. Breno Lopes entrou no seu lugar aos 22 minutos do segundo tempo e não manteve o ritmo.

Jailson substituiu Gabriel Menino (que não fez um bom jogo) e Atuesta entrou no lugar de Raphael Veiga. Já perto dos acréscimos, Giovani e Vanderlan ainda foram colocados nas vagas de Dudu e Piquerez, respectivamente.

A partir das mudanças de Abel Ferreira, o Palmeiras começou a ser mais incomodado pelo Corinthians, especialmente com Renato Augusto e Róger Guedes.

Weverton faz grande defesa em Corinthians x Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli 3 de 4 Weverton faz grande defesa em Corinthians x Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

Weverton faz grande defesa em Corinthians x Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

Weverton teve grande atuação, com cinco defesas, sendo duas difíceis, em um clássico no qual o Verdão teve mais posse de bola (57%), mas um número próximo de finalizações (18, contra 15 do Corinthians).

A falta de reforços em 2023 frequentemente volta à pauta entre torcedores e não foi diferente após a constatação da queda do Verdão a partir das trocas. Abel Ferreira contemporizou:

– Seja qual for o jogador que entra, nesta intensidade vai ser sempre muito difícil, para se adaptar à velocidade da grama. Aqui é uma das gramas que mais gosto de jogar. Não é fácil entrar no jogo, com uma atmosfera forte.

Zé Rafael e Renato Augusto em Corinthians x Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli 4 de 4 Zé Rafael e Renato Augusto em Corinthians x Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

Zé Rafael e Renato Augusto em Corinthians x Palmeiras — Foto: Marcos Ribolli

O contexto com a forte chuva que deixou o campo difícil para jogar especialmente nos primeiros minutos não pode ser deixado de lado ao se analisar o clássico, mas é fato que o Palmeiras perde bastante quando troca jogadores como Endrick, Dudu e Raphael Veiga.

Se o Dérbi que manteve o Verdão com a melhor campanha da primeira fase do Paulista pode ter dado a Abel Ferreira uma opção para potencializar seu ataque, reforçou um debate sobre deficiências de um elenco que, ainda assim, não perdeu neste ano, já conquistou a Supercopa e é o que mais somou pontos no Estadual, pelo qual volta a jogar na quarta-feira, às 21h35, contra o Bragantino, no Allianz.

+ Veja mais notícias do Palmeiras

🎧 💥️Ouça o podcast ge Palmeiras🎧

💥️+ Assista a tudo do 💥️Palmeiras💥️ na Globo, sportv e ge

O que você está lendo é [Análise: Palmeiras encontra opção que pode fazer ataque engrenar, mas perde força após substituições].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...