Após vice, técnico das Gurias Coloradas projeta estreia no Brasileiro e vê Inter protagonista

Vice-campeãs em 2022, as Gurias Coloradas estreiam no Brasileirão Feminino neste sábado, às 11h, contra o Athletico, no Sesc Campestre, em Porto Alegre. O técnico Maurício Salgado vê o nível da competição aumentar ano após ano e acredita que o Inter segue em condições de ser um dos protagonistas na temporada.

O time passou por uma reformulação com nove contratações e 12 saídas. Em dois jogos pela Supercopa, a equipe superou o Furacão por 5 a 1 e perdeu na decisão para o Corinthians por 2 a 1. As paraguais Fany Gauto e Fabíola Sandoval e a uruguaia Belém Aquino são algumas das atrações.

💥️Veja também
+ Grêmio e Inter somam maior número de estrangeiras nos times

No clube desde 2023, Maurício Salgado completará 120 jogos pelas Gurias na estreia diante do Athletico. O treinador soma três títulos gaúchos, além de ter classificado o Inter à fase de mata-matas em todas participações no Brasileiro. Recentemente, renovou contrato até dezembro de 2024.

Em entrevista ao 💥️ge, o comandante comentou a respeito das mudanças no elenco, a expectativa por se manter entre as protagonistas da competição e apontou as favoritas ao título.

Mauricio Salgado técnico Gurias Coloradas — Foto: Juliana Zanatta 1 de 1 Mauricio Salgado técnico Gurias Coloradas — Foto: Juliana Zanatta

Mauricio Salgado técnico Gurias Coloradas — Foto: Juliana Zanatta

💥️ge: Qual a expectativa do Inter para o Brasileirão Feminino?
Maurício Salgado:
Ela é bem alta né? São dois pontos importantes: o primeiro é quanto subiu o sarrafo do campeonato e quanto subiu a expectativa do próprio Inter. O Inter é uma equipe que nos dois anos consecutivos conseguiu estar entre as quatro melhores do cenário brasileiro. Então, aumenta muito a responsabilidade de continuarmos nessa pegada de sermos uma das equipes protagonistas do campeonato. Neste aspecto, a expectativa é alta e a gente sabe da dificuldade. Ano a ano, o campeonato fica mais difícil. Ele se iguala mais, se nivela mais, mas a gente está bem confiante para fazer uma boa estreia no campeonato.

💥️Recentemente, pela Supercopa, o Inter goleou o Athletico por 5 a 1. Como usar o jogo anterior para conquistar mais uma vitória e também como evitar que as rivais surpreendam o Inter?
Tem prós e contras. A gente tem que focar nos prós e usar isso como ponto positivo. Não podemos cair na armadilha que será um jogo igual ao passado, até porque é outra conotação de campeonato, assim como nós éramos uma equipe que estava no início de temporada. O Athletico foi um time que subiu de divisão, então é um time que está em aprendizado e neste aspecto levamos uma certa vantagem nesse jogos decisivos. Agora, é uma outra característica do campeonato, um pouco mais longo. Com certeza, o Athletico tirou lições daquele jogo. A gente está muito confiante. Depois daquele jogo, tivemos um processo de evolução. A gente treinou bastante. A equipe está se entrosando. Tivemos muitas mudanças e sabemos das dificuldades.

💥️Como foi o processo de reformulação de um ano para o outro, mudança do time-base e a prospecção de novas atletas até a montagem do elenco?
Começa a acontecer, no bom sentido, uma "punição" por bons trabalhos, o Inter passa a ser vitrine, muitos times olham para cá quando precisam reforçar suas equipes. É um processo natural e cada vez mais vamos enfrentar isso, mas buscar alternativas para minimizar isso. Temos contado com a unidade de usar muito a base, elas ganham bagagem jogando por uma questão de característica do Inter, de filosofia de trabalho. O primeiro ponto é esse. O segundo é valorizar muito as minhas jogadoras que ficaram, porque uma espinha dorsal foi mantida. São jogadoras que já estão acostumadas com a dinâmica de trabalho, com o que representa jogar pelo Inter. A ideia é que o Inter vá aos poucos se encaixando, vá evoluindo já para começar o campeonato muito competitivo.

💥️Nessa mesma linha, como foi a procura e a contratação das jogadoras estrangeiras, a Aquino, Sandoval e Gauto, que têm chamado atenção positivamente neste início de ano?
Há💥bastante tempo que monitoramos. Já tive oportunidade de trabalhar com jogadoras em equipes estrangeiras. Tem adaptação, mas tínhamos identificado que, pelo perfil do nosso jogo, elas se encaixam muito bem. Na medida que o futebol feminino tem crescido, também é importante que a gente olhe no mercado externo, assim como o mercado externo olha para nossas jogadoras. Temos olhado para os nossos vizinhos aqui e identificados essas jogadoras. A Bélen (Aquino), a Fany (Gauto) e a Fabíola (Sandoval) vêm nesse contexto, se adaptaram rapidamente no processo de entrosamento e estamos satisfeitos com elas.

💥️Quais são as favoritas ao título? Alguma equipe pode surpreender? E qual o objetivo do Inter?
Cada ano é mais difícil, temos equipes diferentes. A tendência é que cada vez mais o grau entre a melhor e o que for ficar mais para baixo não seja tão distante. Obviamente pela estrutura, mais tempo (de trabalho) e poder de investimento, algumas equipes ficam entre as favoritas. O Corinthians é inegável, tem feito um crescimento, se mantém no topo, tem um orçamento, melhora a estrutura, é uma equipe mais pronta nesse sentido. O Palmeiras, que foi campeão paulista e da Libertadores e tem um elenco qualificado também, tem um alto grau de investimento. O Santos, uma equipe com grande histórico, o Real Brasília, assim como o Inter, tem feito grandes campanhas. O Cruzeiro pode surpreender. Existem os favoritos de praxe, mas é um campeonato muito aberto e colocamos o Inter nessa briga em busca do título.

💥️🎧 Ouça o podcast ge Inter 🎧

💥️+ Assista: tudo sobre o Inter no ge e na TV

O que você está lendo é [Após vice, técnico das Gurias Coloradas projeta estreia no Brasileiro e vê Inter protagonista].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...