Favoritismos do Paulistão #11: veja chances de vitória na rodada

Dos cinco jogos fora de casa, o Corinthians só fez gol em um, mas foi no clássico contra o São Paulo, quando colocou muito mais energia em campo e fez dois gols logo no primeiro tempo. No clássico em casa, contra o Palmeiras, foi ao ataque, com 15 finalizações. Na partida contra o São Paulo, em todo o jogo fez apenas quatro finalizações. Dos 12 gols que o Santos sofreu no estadual, oito foram marcados no primeiro tempo.

💥️+ Veja a classificação do Campeonato Paulista

💥️+ Rankings mostram times com mais jogos sem levar gol e ataques sem marcar na temporada💥

Para cada cinco finalizações que o Corinthians faz quando mandante, consegue três como visitante (por jogo, médias 14 x 8,4 finalizações), mas tem sido normal ouvir comissão técnica e jogadores corintianos lembrarem o peso emocional dos resultados ruins em clássicos no ano passado.

Até aqui, o Corinthians parece exaurir seus adversários: dos dez jogos, só em dois concluiu mais do que o adversário, que finaliza mais, não consegue chegar ao gol e vai perdendo as forças. O Corinthians só levou um gol após os 30 minutos do segundo tempo. Do lado santista, no Paulistão a equipe só finalizou mais do que o adversário em três das dez partidas.

 — Foto: Info esporte 1 de 9 — Foto: Info esporte

— Foto: Info esporte

Ituano, Ferroviária e Portuguesa começam a rodada com as menores probabilidades de permanecerem na Série A1 do Paulistão em 2024. Dois disputarão a Série A2 no ano que vem. O Espião Estatístico apresenta quais são as chances de cada um ficar na A1 no ano que vem.

O Espião Estatístico apresenta as chances de vitória de cada equipe na rodada do Paulistão. Ao final do texto, apresentamos a metodologia. Como parâmetros, os dados de ataque e defesa dos clubes participantes vão sendo atualizados com dados posicionais dos jogadores em campo ao longo da competição. Ou seja, o modelo vai calibrando seus parâmetros de acordo com o que as equipes produzem nos jogos disputados.

 — Foto: Espião Estatístico 2 de 9 — Foto: Espião Estatístico

— Foto: Espião Estatístico

 — Foto: Espião Estatístico 3 de 9 — Foto: Espião Estatístico

— Foto: Espião Estatístico

 — Foto: Espião Estatístico 4 de 9 — Foto: Espião Estatístico

— Foto: Espião Estatístico

 — Foto: Espião Estatístico 5 de 9 — Foto: Espião Estatístico

— Foto: Espião Estatístico

 — Foto: Espião Estatístico 6 de 9 — Foto: Espião Estatístico

— Foto: Espião Estatístico

 — Foto: Espião Estatístico 7 de 9 — Foto: Espião Estatístico

— Foto: Espião Estatístico

 — Foto: Espião Estatístico 8 de 9 — Foto: Espião Estatístico

— Foto: Espião Estatístico

 — Foto: Espião Estatístico 9 de 9 — Foto: Espião Estatístico

— Foto: Espião Estatístico

O modelo empregado nas análises segue uma distribuição estatística chamada Poisson Bivariada, que calcula as probabilidades de eventos (no caso, os gols de cada equipe) acontecerem dentro de um certo intervalo de tempo (o jogo), combinado com o método de Monte Carlo, que basicamente se baseia em simulações massivas para gerar resultados. O estudo foi desenvolvido a partir de dados de diversas fontes, como CBF, Globo e Footstats.

Vale ressaltar que campeonatos de pontos corridos, como o Brasileirão, são mais fáceis de prever porque a influência do acaso tende a ser diluída entre as 38 rodadas, diferente de apenas 12 rodadas da primeira fase do Paulistão. Para os primeiros jogos do ano, a tarefa é mais difícil, já que o acaso tem peso maior e não sabemos exatamente como virão os times após mudanças de elenco (e para alguns treinadores) e sem ritmo de jogo.

*A equipe do Espião Estatístico é formada por: Guilherme Maniaudet, Guilherme Marçal, João Guerra, Leandro Silva, Roberto Maleson, Valmir Storti e Vitória Lemos

O que você está lendo é [Favoritismos do Paulistão #11: veja chances de vitória na rodada].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...