Copa do Brasil: relembre classificações, goleadas e zebras dos clubes piauienses neste século

A 1ª fase da Copa do Brasil inicia nesta terça-feira para os representantes do estado. O Fluminense-PI é o primeiro piauiense a entrar em campo pela competição nacional, contra a Ponte Preta; o Parnahyba estreia na quarta. Neste século, classificações históricas, goleadas e zebras marcaram as campanhas dos clubes piauienses no maior torneio do país.

Neste período, nove clubes representaram o estado na Copa do Brasil, foram elas: Flamengo-PI, River-PI, Barras, Picos, Parnahyba, Piauí, Altos, 4 de Julho e Fluminense-PI. Relembre a trajetória dos clubes locais.

Taça da Copa do Brasil — Foto: Lucas Figueiredo/CBF 1 de 7 Taça da Copa do Brasil — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Taça da Copa do Brasil — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Nesse ano, o Flamengo-PI fez a melhor campanha de um time piauiense na competição até então, chegando até as oitavas de final do torneio Na época, as oitavas eram a terceira fase da competição (hoje são a quarta), avanço que só foi igualado 20 anos depois pelo 4 de Julho. Daquele time histórico, dois jogadores estarão na competição em 2023, mas em papeis diferentes. Eduardo dos Santos e Tarso Campelo são técnico e auxiliar do Fluminense-PI, respectivamente.

O River-PI caiu na primeira fase.

Tarso Campelo e Eduardo jogadores do Flamengo-PI — Foto: Arquivo pessoal 2 de 7 Tarso Campelo e Eduardo jogadores do Flamengo-PI — Foto: Arquivo pessoal

Tarso Campelo e Eduardo jogadores do Flamengo-PI — Foto: Arquivo pessoal

Mais uma vez o Flamengo-PI avançou de fase, mas desta vez ficou logo na segunda, eliminado pelo São Paulo.

Mais um ano com River-PI e Flamengo-PI na competição, e mais uma vez o Rubro-Negro avançou de fase novamente e o Galo caiu na primeira.

O Parnahyba, um dos representantes do estado em 2023, fez sua estreia na Copa do Brasil em 2006, mas não avançou de fase.

Em 2008, depois de quatro anos com os dois piauiense eliminados na primeira fase, o estado quebrou o jejum, e desta vez com o Galo. O River-PI chegou a vencer o jogo de ida contra o Botafogo, mas foi eliminado no jogo de volta.

Em 2013 o Flamengo-PI foi eliminado na primeira fase pelo Santos, que contava com um jovem jogador que 10 anos atrás já era uma estrela e convivia com polêmicas: Neymar. Na época, o treinador Rubro-Negro, Josué Teixeira, criticou a postura do santista e ecoou frase que Renée Simões havia dito anos antes ("estamos criando um monstro") e comentou: "O monstro está criando forma".

Neymar em jogo contra o Flamengo-PI em 2013 — Foto: Ag. Estado 3 de 7 Neymar em jogo contra o Flamengo-PI em 2013 — Foto: Ag. Estado

Neymar em jogo contra o Flamengo-PI em 2013 — Foto: Ag. Estado

Nessa temporada, o Galo voltou a avançar de fase e eliminou o Goiás na primeira fase da competição. Depois de vencer em casa, o time piauiense foi derrotado pelo mesmo placar no jogo de volta, mas conquistou a classificação nos pênaltis em pleno Serra Dourada. O Parnahyba foi eliminado na primeira fase pela Portuguesa.

Goiás x River-PI, Copa do Brasil — Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás Esporte Clube 4 de 7 Goiás x River-PI, Copa do Brasil — Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás Esporte Clube

Goiás x River-PI, Copa do Brasil — Foto: Rosiron Rodrigues/Goiás Esporte Clube

O Altos, hoje na Série C do Brasileiro, surgia como uma nova força no futebol piauiense e na primeira participação na Copa do Brasil avançou de fase na competição, caindo para o Criciúma nos pênaltis na 2ª fase. Outro representante do estado, o Galo não repetiu 2016 e caiu na primeira fase.

Altos x CRB, Copa do Brasil — Foto: Renan Morais 5 de 7 Altos x CRB, Copa do Brasil — Foto: Renan Morais

Altos x CRB, Copa do Brasil — Foto: Renan Morais

O Alviverde voltou a avançar em sua segunda participação, eliminando o Atlético-GO na primeira fase da competição, no estádio Felipão, em Altos. Na segunda fase, eliminação para o Bragantino. Esta foi também a última participação do Parnahyba , que caiu na estreia ao empatar com o Coritiba.

Parnahyba x Coritiba, Copa do Brasil — Foto: Arthur Ribeiro/GloboEsporte.com 6 de 7 Parnahyba x Coritiba, Copa do Brasil — Foto: Arthur Ribeiro/GloboEsporte.com

Parnahyba x Coritiba, Copa do Brasil — Foto: Arthur Ribeiro/GloboEsporte.com

Nessa temporada, o River-PI eliminou o Bahia com um gol de falta nos acréscimos, no estádio Albertão. Na segunda fase, porém, também em casa, veio a eliminação para o América-RN nos pênaltis. O Altos foi eliminado na estreia pelo Vasco.

Em 2023, o Colorado de Piripiri repetiu o feito do Flamengo-PI em 2001 e chegou até a terceira fase da competição depois de eliminar Confiança e Cuiabá. A equipe chegou a vencer o São Paulo, no estádio Albertão, mas na volta, foi goleada no Morumbi, na capital paulista. O Picos também avançou de fase, mas caiu para o Boavista.

São Paulo 9 x 1 4 de Julho — Foto: Marcos Ribolli 7 de 7 São Paulo 9 x 1 4 de Julho — Foto: Marcos Ribolli

São Paulo 9 x 1 4 de Julho — Foto: Marcos Ribolli

Na temporada passada, os clubes piauienses fizeram história. Na sua primeira participação, o Flu-PI avançou de fase e caiu, nos pênaltis, para o Santos. O Alviverde chegou até a terceira fase, mas foi eliminado para o Flamengo, em jogo no Albertão que teve um dos maiores públicos do ano no país.

Neste século, o River-PI foi a equipe que mais vezes representou o estado na competição. 💥️Veja o ranking de participação.

Neste ano, Fluminense-PI e Parnahyba vão disputar a competição.

💥️28/02 – Fluminense-PI x Ponte Preta – às 21h30, no estádio Lindolfo Monteiro, em Teresina💥️01/03 – Parnahyba x Botafogo-SP – às 20h, no estádio Pedro Alelaf, no litoral

O que você está lendo é [Copa do Brasil: relembre classificações, goleadas e zebras dos clubes piauienses neste século].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...