MP da Bahia vai acompanhar torcedores em 2023 para decidir sobre torcida mista nos Ba-Vi’s

Ainda não é desta vez que torcedores de Bahia e Vitória poderão assistir juntos a um clássico em Salvador. O jogo marcado para o próximo domingo, válido pela Copa do Nordeste, terá torcida única na Arena Fonte Nova.

+ Veja mais notícias sobre o Bahia
+ Veja mais notícias sobre o Vitória

Ba-Vi deste domingo terá apenas a torcida do Bahia na Arena Fonte Nova — Foto: Gabrielle Gomes / ge 1 de 2 Ba-Vi deste domingo terá apenas a torcida do Bahia na Arena Fonte Nova — Foto: Gabrielle Gomes / ge

Ba-Vi deste domingo terá apenas a torcida do Bahia na Arena Fonte Nova — Foto: Gabrielle Gomes / ge

Na tarde desta quarta-feira, o ge entrou em contato com o Ministério Público da Bahia, que informou que vai acompanhar a atuação das torcidas durante o ano de 2023 para, depois, se manifestar sobre o assunto. Em nota, a entidade afirma que, quando for liberado, o retorno da torcida mista será feito aos poucos.

- O Ministério Público estadual instaurou um procedimento e vai acompanhar toda a atuação das torcidas, tanto organizadas, como os torcedores individuais, até o final deste ano de 2023, para, posteriormente, se posicionar sobre o retorno ou não da torcida mista. Caso seja decidido pelo retorno, ele se dará de forma gradativa – diz nota enviada ao ge.

O próximo clássico Ba-Vi está marcado para as 16h deste domingo (horário de Brasília), pela 6ª rodada do Nordestão. O jogo será realizado na Arena Fonte Nova, e os ingressos já estão à venda.

O Bahia vive situação complicada no torneio regional: é o lanterna do Grupo B, com quatro pontos - três a menos que o Sergipe, que abre o G-4, e vem de uma goleada de 6 a 0 sofrida diante do Sport.

O Vitória também não tem vida fácil: foi eliminado na primeira fase do Baiano pelo quinto ano seguido, não vence há cinco jogos e amarga a vice-lanterna do Grupo A, com dois pontos - o Sampaio, 4º colocado, tem sete. Nesta quarta, foi derrotado pelo Nova Iguaçu e se despediu da Copa do Brasil na primeira fase do torneio.

A medida da torcida única nos clássicos foi adotada pela primeira vez em 2017, quando a Confederação Brasileira Futebol (CBF) acatou recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA).

A decisão foi tomada por causa de uma confusão no clássico que havia sido disputado no dia 9 de abril. Depois daquela partida, realizada na Arena Fonte Nova, torcedores brigaram num posto de gasolina próximo ao estádio; um tricolor foi morto e outro, baleado.

As duas torcidas só voltaram a se encontrar em 2018, depois de seis clássicos de torcida única. Em fevereiro, a expectativa era grande antes do chamado 'Ba-Vi da Paz'; mas o que se viu foi uma confusão generalizada em campo e o encerramento precoce da partida.

No clássico de 2018, briga aconteceu após gol de Vina — Foto: Reprodução 2 de 2 No clássico de 2018, briga aconteceu após gol de Vina — Foto: Reprodução

No clássico de 2018, briga aconteceu após gol de Vina — Foto: Reprodução

+ Especial Ba-Vi da Vergonha | Parte 1: a briga
+ Especial Ba-Vi da Vergonha | Parte 2: o polêmico segundo cartão
+ Especial Ba-Vi da Vergonha | Parte 3: os três julgamentos e os culpados

A partir daquele epidósio, a torcida única retornou aos estádios nos clássicos de Salvador. Desde então, 12 Ba-Vi's foram disputados: 10 com torcida única e dois sem a presença de torcedores por causa da pandemia.

O que você está lendo é [MP da Bahia vai acompanhar torcedores em 2023 para decidir sobre torcida mista nos Ba-Vi’s].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...