Análise: classificação traz confiança, mas Santa Cruz ainda tem muito a entregar (e precisa)

Mais do que um bom dinheiro embolsado, a classificação à segunda fase da Copa do Brasil resgata o que de mais importante o Santa Cruz precisava tomar para si: confiança.

"Ambiente positivo é ambiente de vitória", já diria o técnico Ranielle Ribeiro.

Contra o Democrata-GV, o clube pernambucano não chegou a vencer no placar, mas superou as adversidades frente a uma equipe cascuda dentro de casa e buscou até o fim o resultado que lhe interessava. Neste caso, apenas um empate, vindo heroicamente, nos acréscimos, com gol de Pipico.

Santa Cruz x Democrata-GV, pela primeira fase na Copa do Brasil — Foto: Warley Soares 1 de 1 Santa Cruz x Democrata-GV, pela primeira fase na Copa do Brasil — Foto: Warley Soares

Santa Cruz x Democrata-GV, pela primeira fase na Copa do Brasil — Foto: Warley Soares

Mas...Embora batalhar dentro de campo - em alguns momentos - baste para alcançar um objetivo, é necessário mais do que isso pensando no longo prazo. Na sequência de outros campeonatos, como a Copa do Nordeste e o Pernambucano - no domingo, no Arruda, os corais já pegam o Sampaio Corrêa, pelo Regional.

+Santa Cruz volta de Minas com classificação, bolada e... cachorro na bagagem

Comentarista do 💥️Globo Esporte Pernambuco, Danny Morais destaca:

- O clube precisava muito do valor dessa classificação para ter um ano mais tranquilo, para conseguir investir um pouco mais e foi uma vitória difícil - reforça.

Entretanto, as lacunas do time seguem evidentes. O Santa Cruz literalmente passou "no teste" na Copa do Brasil, mas ainda tem muito a entregar.

Ranielle Ribeiro precisa achar uma escalação ideal para o time - diferente de previsível, mas que se molde melhor aos contextos de jogo e adversários diversos -, ganhar peças mais qualificadas...E o principal, que aí cabe diretamente ao treinador, extrair melhor do grupo hoje disponível.

Não será sempre, claro, que o combo desempenho + resultado virá, mas o norte tem que ser este: buscar a justa medida. Porque mais do que combativo, fazer um clube organizado dentro de campo é receita mais fácil para encontrar as vitórias.

+Classificações em Copas pagam mais de 10 folhas do Santa Cruz
+Rivais na Copa do Brasil, Santa Cruz e América-MG "tomam" café juntos em aeroporto

Em Governador Valadares, por exemplo, o Santa Cruz gostou de ficar com a bola, como assim é do seu feitio, mas só verdadeiramente agrediu o gol do Democrata na cabeçada de Pipico, no fim da partida, e que resultou na classificação.

De resto, pouco fez para assustar o adversário - salvo exceção da falta cobrada por Felipe Gedoz e bloqueada pelos mineiros, e o chute no meio do gol de Gabriel Cardoso, todos no segundo tempo.

Nada que apague o avanço de fase na Copa do Brasil, objetivo sem dúvidas mais importante, mas as dificuldades têm se mostrado claras. E uma classificação, ainda que quase milionária, não pode anular a evolução necessária que o Santa Cruz precisa apresentar.

- Desempenho não foi bom, tem muitas coisas a melhorar, mas a classificação, passar para a próxima fase, tudo isso que falei aqui são mais importantes hoje do que apenas o desempenho. Mas precisa sim evoluir, precisa melhorar, precisa dar alguns passos à frente para conseguir chegar mais longe na Copa do Brasil e em outras competições - alerta Danny Morais.

O que você está lendo é [Análise: classificação traz confiança, mas Santa Cruz ainda tem muito a entregar (e precisa)].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...