Análise: Grêmio repete estratégia, avança com tranquilidade e consolida ideia para o Gre-Nal

O Grêmio chega para o primeiro clássico do ano com uma ideia recente, mas bem consolidada, acompanhada de bom desempenho e com a aprovação do treinador. Nos dois jogos mais recentes, o último a vitória por 2 a 0 sobre o Campinense na Copa do Brasil, Renato observou um time com características diferentes e encaminhou a formação para o Gre-Nal.

Desta vez, o treinador teve os dois principais expoentes dos estilos à disposição: Vina e Ferreira. O camisa 10 voltou a entrar em campo no segundo tempo depois de quase um mês, já que não atuava desde o dia 4 de fevereiro. Mas a dinâmica que o meia-atacante tem dado ao time vem agradando o comandante.

💥️Leia também
+ Renato aprova atuação, mas queria definir placar antes
+ Ferreira volta com gol após quase um mês e vira opção
+ Veja quem foi bem e quem foi mal na vitória gremista

As características são diferentes e, consequentemente, a equipe joga diferente dependendo de quem for escolhido. Renato falou que tem o plano A e B sem indicar quem está na frente na preferência.

Com Vina, o Grêmio adotou outra dinâmica de jogo. Do meio para frente, os jogadores passaram a se movimentar mais e constantemente trocavam de posições. O camisa 11 invertia o lado com Bitello e também caía pelo meio, deixando Cristaldo mais próximo de Suárez.

Além disso, os dois volantes também se alternavam. Contra o Campinense, Villasanti substituiu Carballo, mas o funcionamento do time se manteve. É dos pés do paraguaio que se origina o primeiro gol em passe vertical para Cristaldo, que tabelou com Suárez e marcou. Nem Villa e nem Pepê ficaram limitados à função de primeiro volante.

- A gente jogou pela segunda vez com essa formação. Me agradou. Importante sempre ter o plano B. Qual o A e B? É você ter jogadores à disposição para mudar o panorama do jogo. Isso que estou enfatizando e dando oportunidades. Porque nem sempre o plano A vai dar certo - afirmou Renato.

Na segunda etapa, Ferreira entrou no lugar de Vina e, por conta de suas características, a maneira do time se movimentar mudou. O atacante joga cravado na ponta esquerda, explorando sua capacidade de drible para “quebrar linhas”, como o próprio treinador gosta de falar.

O camisa 10 não deixa de flutuar e pisar na área, mas diferente de Vina, faz isso sempre partindo do lado esquerdo de ataque. Foi assim que fez o gol. Aproveitou o lançamento de Villasanti, dominou dentro da grande área, passou pelos zagueiros adversários e bateu colocado para fechar o placar.

Mesmo que Vina não tenha feito uma atuação de grande destaque diante do Campinense, o primeiro tempo foi o de maior produção ofensiva. Faltou capricho para balançar a rede mais vezes, mas as chances foram criadas.

Grêmio na vitória em cima do Campinense, pela Copa do Brasil — Foto: Lucas Uebel/Grêmio 1 de 2 Grêmio na vitória em cima do Campinense, pela Copa do Brasil — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Grêmio na vitória em cima do Campinense, pela Copa do Brasil — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Por isso, o Grêmio parece estar encaminhado para o primeiro Gre-Nal do ano. Renato deixou claro na entrevista coletiva que não tem dúvidas. Na defesa, Adriel é o novo titular e tem a chance de Fábio voltar a ficar à disposição. O jogador já tem treinado com bola e será acompanhado de perto até domingo.

Mais na frente, Carballo foi preservado da viagem a Brasília com fadiga muscular. Ao que tudo indica, não preocupa para o fim de semana. Se estiver bem recuperado, deve retomar a vaga naturalmente.

E na frente, Vina de fato vem cumprindo a função que Renato pede, principalmente pela movimentação que proporciona do meio para frente. Além disso, tem boa chegada na área. A certeza é que o técnico vai levar a campo o que tiver de melhor.

Vina é o expoente de novo estilo do Grêmio dos últimos jogos — Foto: Lucas Uebel/Grêmio 2 de 2 Vina é o expoente de novo estilo do Grêmio dos últimos jogos — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Vina é o expoente de novo estilo do Grêmio dos últimos jogos — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

O Grêmio retornou de Brasília durante a madrugada e chegou na capital gaúcha por volta das 5h20 desta quinta-feira. Nesta tarde, o grupo se reapresenta para iniciar a preparação para o clássico.

O Tricolor recebe o Inter no próximo domingo, dia 5, na Arena. O confronto é válido pela 10ª rodada da primeira fase do Campeonato Gaúcho. A bola rola a partir das 20h.

🎧 Ouça o podcast ge Grêmio 🎧

💥️+ Assista: tudo sobre o Grêmio no ge e na TV

O que você está lendo é [Análise: Grêmio repete estratégia, avança com tranquilidade e consolida ideia para o Gre-Nal].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.

Wonderful comments

    Login You can publish only after logging in...