Celebrado no Cruzeiro por Ronaldo, D’Alessandro chega para ser elo e negocia desde 2022; bastidores
O Cruzeiro aumentará a lista de ex-jogadores na gestão de seu futebol com a chegada de Andrés D'Alessandro, prevista para a próxima quinta. O 💥️ge apurou momentos das tratativas de gestão de Ronaldo Fenômeno e ex-jogador de 41 anos, que culminaram no acerto com o argentino.
💥️+ Notícias do Cruzeiro💥️
💥️+ Questionado, Ronaldo vê Cruzeiro dentro da normalidade e crava: "Não vamos para a 2ª Divisão"
💥️+ Volante Richard chega ao Cruzeiro para fazer exames e assinar contrato
Desde o ano passado, houve identificação na gestão de Ronaldo Fenômeno que era preciso trazer um experiente do futebol, de preferência um ex-jogador com perfil de liderança, para que pudesse trabalhar junto da comissão de Paulo Pezzolano e da SAF de Ronaldo. Alguns nomes foram estudados pela gestão.
💥️+ Contratações do Cruzeiro para 2023; veja quem chega, quem fica e quem vai embora
A aproximação com D'Alessandro começou na reta final de 2022, já com o título da Série B do Brasileiro e com o acesso à elite nacional. Os trabalhos de montagem de elenco e staff começaram, e o ex-jogador foi procurado.
1 de 2 Andrés D'Alessandro no Independência durante clássico e com credencial — Foto: Arquivo pessoalAndrés D'Alessandro no Independência durante clássico e com credencial — Foto: Arquivo pessoal
A vinda de D'Alessandro a Belo Horizonte, em fevereiro, aproximou o craque argentino a dirigentes do Cruzeiro que estavam na capital mineira, na ocasião. O ex-jogador já tinha alguma relação com Ronaldo e os braços-direito Elias e Paulo André. O Fenômeno celebrou a contratação em última live:
- Seja muito bem-vindo. Ele que tem uma história incrível no futebol brasileiro, vai se juntar já na quinta feira ao clube, para ser nosso coordenador de futebol e garantir que nossos inegociáveis sejam realizados. É uma ótima contratação para a gente, tem uma história fantástica no futebol, jovem e com muita vontade, e então tenho certeza q vai dar muito resultado para a gente à longo prazo também - disse Ronaldo, que recebeu agradecimento de D'Ale nas redes sociais.
💥️+ Relembre o que são os "princípios inegociáveis" do Cruzeiro
No mercado, era esperado que o ex-jogador assumisse um papel de gestão, mas inicialmente a expectativa era que ocorresse no Internacional ou no River Plate. O jogador é bastante identificado com os dois clubes.
Os contatos foram mantidos. D'Alessandro, já na reta final das negociações, passou a ter mais contrato com Pedro Martins e membros do scout cruzeirense. Foi Martins quem conduziu as negociações finais para o acerto com o
D'Alessandro é aguardado em Belo Horizonte na próxima semana. Aos 41 anos, exercerá cargo de coordenador de futebol, com vínculo inicial por uma temporada. A função principal é ser o maior elo entre diretoria, comissão técnica e elenco. Algo parecido com o que Tinga fez com sucesso no Cruzeiro, entre 2015 e 2017, após conquistar dois Brasileiros pelo clube como jogador.
2 de 2 Entrevista coletiva de despedida de D'Alessandro — Foto: Eduardo DecontoEntrevista coletiva de despedida de D'Alessandro — Foto: Eduardo Deconto
Será o primeiro cargo de D'Alessandro diretamente ligado ao dia a dia do futebol profissional, após pendurar as chuteiras. Nascido na Argentina, D'Alessandro tem nacionalidade brasileira e se divide em compromissos nos dois países. Agora, passará a ficar mais no Brasil, logicamente.
O jogador tem conhecimento profundo do futebol do país, o que também foi fator importante na escolha da diretoria do Cruzeiro. Também espera-se no time mineiro que o argentino seja importante ponte no mercado sul-americano, como na Argentina e no Uruguai, países em que atuou.
Como jogador, D'Alessandro tem três passagens pelo Internacional, pelo qual se aposentou, ele disputou 529 partidas, com 12 títulos, 97 gols e 113 assistências. O argentino, que surgiu como grande promessa na base do River Plate no início do Século XXI, ainda defendeu o Wolfsburg, da Alemanha, o Real Zaragoza, da Espanha, o Portsmouth, da Inglaterra, o San Lorenzo, da Argentina, e o Nacional, do Uruguai. Em 2010, vestindo a camisa do Inter, ganhou o prêmio de Rei da América, após conquistar a Libertadores.
Assista: tudo sobre o Cruzeiro no ge, na Globo e no Sportv
O que você está lendo é [Celebrado no Cruzeiro por Ronaldo, D’Alessandro chega para ser elo e negocia desde 2022; bastidores].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments