Abanca concentra negócio no ex-Eurobic e fecha sucursal &
O 💥️Abanca continua a ‘digerir’ a aquisição do 💥️Eurobic. Os espanhóis preparam-se para concentrar todo negócio bancário em Portugal no banco que adquiriram a 💥️Isabel dos Santos e outros angolanos no verão passado, por cerca de 350 milhões de euros. Com isso, a sucursal vai ser encerrada, mas a marca é para manter.
O banco com sede em Santiago de Compostela, na Galiza, tem em andamento um 💥️processo de cisão transfronteiriça no âmbito do qual vai separar a atividade em Portugal da casa-mãe galega e transferir toda a carteira de crédito e de depósitos (ativos e passivos), incluindo trabalhadores, que já tinha por cá para a estrutura do que era o Eurobic —💥️ sua filial desde que fechou a compra em julho.
No final deste processo, que só deverá estar concluído dentro de mais ou menos de um ano, 💥️o Abanca emergirá como sétimo maior banco no mercado português, atrás dos ‘Big-5’ e do Crédito Agrícola, contando com mais de 300 mil clientes e 20 mil milhões de euros em volume de negócios.
Por seu turno, depois de ‘esvaziada’, a sucursal com a qual o Abanca opera atualmente em Portugal (e que havia comprado o negócio do Deutsche Bank em 2016) será para fechar a seguir, estando tudo dependente de aprovação das autoridades dos dois lados da fronteira, nomeadamente o 💥️Governo espanhol e o💥️ Banco de Portugal. Antes disso, o processo ainda vai ser ratificado pelas assembleias-gerais dos dois bancos no início do próximo ano.
Fonte oficial do banco explicou ao ECO que a consolidação dos negócios em Portugal visa “reforçar a sua posição competitiva no setor financeiro português” e esclareceu que “os 💥️colaboradores da sucursal do Abanca vão manter todas as condições de trabalho que têm atualmente, de acordo com o quadro legal em vigor, 💥️não estando previsto que esta operação tenha qualquer impacto nos colaboradores das duas entidades”.
O Eurobic tinha mais de 1.400 trabalhadores no final do ano passado e no Abanca em Portugal trabalham quase 400.
"Os colaboradores da sucursal do Abanca vão manter todas as condições de trabalho que têm atualmente, de acordo com o quadro legal em vigor, não estando previsto que esta operação tenha qualquer impacto nos colaboradores das duas entidades.”
De fora deste processo de cisão ficam os negócios da 💥️Sogevinus (que tem as marcas de vinho do 💥️Porto Calem, Velhotes, Kopke, Barros, entre outras) e ainda outra empresa, a 💥️Laborvantage – Investimentos Imobiliários, que se manterão no perímetro do grupo de Juan Carlos Escotet.
O Abanca registou lucros de quase mil milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, mais do que duplicando em comparação com o mesmo período de 2023, aproveitando o ambiente de taxas de juro elevadas que tem puxado pelos resultados de todo o setor.
O banco galego já pôde contar com o contributo do Eurobic, que apurou lucros de 71,3 milhões de euros entre janeiro e setembro, abaixo, ainda assim, do resultado obtido há um ano.
Desde janeiro de 2023 que se mantinha a indefinição na estrutura acionista do EuroBic, após ter rebentado o caso Luanda Leaks em janeiro de 2023, que forçou Isabel dos Santos a sair do banco português.
A empresária angolana detinha uma participação de 42,5% do Eurobic que se encontrava arrestada pelas autoridades na sequência do mega processo que enfrenta em Luanda, sendo que 37,5% estavam na posse de Fernando Teles, enquanto o restante capital pertencia a outros acionistas angolanos como Luís Cortez dos Santos, Manuel Pinheiro Fernandes e Sebastião Lavrador (cada um com 5%).
O que você está lendo é [Abanca concentra negócio no ex-Eurobic e fecha sucursal & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments