5 promessas de Trump que estão a animar as criptomoedas &
O regresso de Donald Trump à Casa Branca levou o valor da bitcoin a níveis nunca antes vistos, com a criptomoeda a superar, na semana passada, a fasquia dos 100 mil dólares. 💥️O futuro Presidente dos EUA prometeu na campanha uma Administração mais amiga dos criptoativos e apresentou medidas concretas que agradaram à comunidade.
Em reação ao feito histórico da bitcoin nos 100 mil dólares, Donald Trump, que tomará posse a 20 de janeiro, tomou para si os louros dessa conquista, congratulando todos os detentores de bitcoin numa mensagem publicada numa rede social. O que torna tudo isto ainda mais surpreendente, visto que 💥️Trump, no anterior mandato como Presidente, e até recentemente, era um crítico sonante de tudo o que tinha a ver com o mundo cripto.
💥️“Eu não sou um fã de bitcoin e de outras criptomoedas, que não são dinheiro e cujo valor é altamente volátil e baseado no ar. Os criptoativos não regulados podem facilitar comportamentos ilegais, incluindo tráfico de droga e outras atividades ilegais”, escreveu Donald Trump, em julho de 2023, no antigo Twitter.
Como se a mensagem não fosse clara o suficiente, é possível encontrar Donald Trump a criticar os criptoativos muito mais recentemente. Em agosto de 2023, em direto na ✅Fox Business, o então ex-Presidente dos EUA carregou nas críticas, 💥️assumindo que não era um “grande fã” das criptomoedas, que disse serem “um desastre à espera de acontecer”.
“A moeda deste mundo deve ser o dólar.💥️ E eu não acho que devamos ter todas as bitcoins do mundo [a circularem] por aí. Eu acho que deveríamos regulá-las muito, muito bem”, disse Donald Trump, atualmente reconvertido num dos principais entusiastas de criptomoedas, e também num dos seus apoiantes mais consequentes.
Três anos depois, Donald Trump tem opiniões bem diferentes sobre as criptomoedas, num dos sinais mais evidentes de que este segundo mandato poderá ser muito distinto do primeiro. 💥️“A bitcoin não é apenas uma maravilha da tecnologia”, disse Trump este verão, durante a campanha eleitoral, num discurso proferido numa conferência de entusiastas da moeda virtual. 💥️“É um milagre da cooperação e da conquista humana”, salientou.
Este discurso de quase uma hora, na The Bitcoin Conference 2024 em Nashville, Tennessee, foi, em retrospetiva, um importante momento da campanha do futuro Presidente, no qual Trump traçou as linhas gerais da sua agenda para os criptoativos ao longo dos próximos quatro anos,💥️ com o objetivo de fazer dos EUA a “capital cripto do planeta e a superpotência mundial de bitcoin”.
💥️O ECO recuperou algumas das promessas feitas pelo futuro Chefe de Estado durante a campanha eleitoral e que impulsionaram o preço da bitcoin nesta reta final do ano, acumulando ganhos superiores a 40% desde 5 de novembro, dia das eleições.
Despedir Gary Gensler da SEC
Em Nashville, Trump arrancou fortes aplausos da plateia de cripto-entusiastas ao prometer que, se fosse reeleito, iria demitir o presidente da Securities and Exchange Commission (SEC) logo no primeiro dia, o regulador dos mercados financeiros. Gary Gensler foi nomeado pelo ainda Presidente Joe Biden em 2023 e tem tido mão pesada com as empresas de criptoativos.
Não foi preciso esperar até ao regresso de Trump. Semanas depois das eleições presidenciais, a SEC anunciou que 💥️Gensler irá abandonar voluntariamente o cargo a 20 de janeiro, dia da tomada de posse. Num comunicado, o ainda líder da SEC enalteceu o trabalho feito para “proteger os investidores nos mercados cripto” e as ações tomadas contra “intermediários cripto por fraude, lavagem de dinheiro, violações de registo e outras condutas impróprias”.
Com Gensler fora do caminho,💥️ restou a Trump anunciar a escolha do sucessor, que recaiu sobre Paul Atkins, um veterano dos mercados financeiros e também um adepto das criptomoedas. O anúncio na passada quarta-feira, num ✅post na plataforma Truth Social, serviu de catalisador para levar a bitcoin até aos 103.900 dólares, um novo máximo histórico.
Construir uma reserva estratégica de bitcoin
💥️“Nunca vendam as vossas bitcoins”, disse Trump na conferência de Nashville, numa alusão à máxima repetida vezes sem conta pelos entusiastas dos criptoativos. Por isso, o futuro Presidente dos EUA pretende que a maior economia do mundo siga o mesmo ideal.
“Se eu for eleito, será política da minha administração, dos Estados Unidos da América, 💥️manter 100% de todas as bitcoins que o governo dos EUA atualmente detém ou adquira no futuro. Manteremos 100%”, disse Trump. “Isto servirá, com efeito, como o núcleo da reserva estratégica nacional de bitcoin”, apontou.
Como reconheceu o próprio candidato, os EUA detêm criptomoedas, que são arrestadas em processos judiciais, incluindo algumas centenas de milhares de bitcoins. 💥️E os investidores sabem que, se o governo norte-americano tiver de ir ao mercado adquirir moedas virtuais, os preços deverão subir.
A propósito, em julho deste ano, deu entrada no Senado uma proposta de lei de um senador republicano para 💥️obrigar o Departamento do Tesouro a comprar um milhão de bitcoins ao longo de um período de cinco anos, que teriam de ser mantidas pelo período de 20 anos.
Minerar todas as bitcoins nos EUA
Donald Trump tem dado sinais de que irá promover a mineração de bitcoins em território norte-americano, tendo inclusivamente reunido com vários gestores desta indústria em Mar-a-Lago.
“O ódio de Biden pela bitcoin só ajuda a China, a Rússia e a esquerda radical comunista. 💥️Nós queremos que todas as restantes bitcoins sejam feitas nos EUA. Isso irá ajudar-nos a ser energeticamente dominantes!”, anunciou Trump em junho deste ano.
A mineração de bitcoin diz respeito a uma parte crucial do funcionamento da criptomoeda. É através deste processo que as transações são processadas e inscritas numa espécie de livro de registos digital, chamado ✅blockchain, e que implica, na prática, 💥️manter e suportar muitos computadores em funcionamento, com elevados consumos energéticos.
É também através deste processo que são criadas novas bitcoins, mas não eternamente: quando foi criada, o sistema foi desenhado para que existissem apenas 21 milhões de bitcoins em circulação. 💥️Atualmente já foi minerada mais de 94% de toda a oferta possível.
“Se as cripto vão definir o futuro, 💥️eu quero que sejam mineradas, cunhadas e criadas nos EUA. Vamos criar tanta eletricidade que vocês vão dizer ‘Por favor, por favor, Presidente, nós não queremos mais eletricidade. Já não podemos com ela!”, brincou Trump este verão na conferência de Nashville, referindo-se diretamente à produção de energia nuclear, mas também através da queima de combustíveis fósseis.
Criar um Conselho Consultivo Presidencial
A futura Administração Trump terá um Conselho Consultivo Presidencial de Cripto:💥️ “A sua função será desenhar orientações regulatórias transparentes em benefício de toda a indústria e terá de o fazer em 100 dias. Iremos ter regulação, mas a partir de agora as regras serão escritas por pessoas que amam a indústria, não que a odeiem”, anunciou o Presidente em Nashville.
Na sequência deste anúncio de campanha, 💥️várias empresas de criptomoedas já se começaram a posicionar para integrar este organismo, aproximando-se do poder. No final de novembro, a ✅Reuters divulgou o nome de algumas delas: Ripple, Kraken e Circle.
Mais recentemente, na semana passada, no rescaldo da bitcoin ter atingido os 100 mil dólares, o Presidente eleito anunciou que irá designar David Sacks, um investidor de capital de risco com ligações a Silicon Valley, 💥️para ser “czar” da inteligência artificial e das criptomoedas, duas áreas que, para Trump, serão “críticas para o futuro da competitividade da América”.
Sacks, antigo diretor de operações do Paypal,💥️ foi também um importante doador para a campanha republicana.
Matar o projeto do dólar digital
Nos últimos anos, a Reserva Federal tem vindo a avaliar a possibilidade de criar uma moeda digital de banco central (CBDC), uma espécie de dólar digital, tal como tem sido estudado pelo Banco Central Europeu no caso do euro digital. 💥️Com Trump no poder, esse projeto da Fed americana tem os dias contados.
💥️“A criação de uma moeda digital de banco central acabou. Esqueçam. Nunca haverá uma CBDC enquanto eu for Presidente dos Estados Unidos. E eu defenderei sempre o direito à auto-custódia”, disse Trump na conferência no estado do Tennessee.
Os bancos centrais têm estado a avaliar essa possibilidade para concorrer com as criptomoedas, mas também com outras geografias que já implementaram moedas virtuais “oficiais”, como a China. Durante anos, Trump foi contra a bitcoin por fazer concorrência ao dólar.💥️ Agora, é contra o dólar digital, por concorrer com a bitcoin.
O que você está lendo é [5 promessas de Trump que estão a animar as criptomoedas & ].Se você quiser saber mais detalhes, leia outros artigos deste site.
Wonderful comments